Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Fernanda Menezes
Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem
Foto: Divulgação

Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem

Quando pensamos em festa junina na escola, é comum que a primeira imagem seja a de bandeirolas coloridas, músicas típicas, danças e comidas tradicionais. Limitar esse momento apenas à comemoração é deixar de reconhecer um dos projetos pedagógicos mais ricos do calendário escolar brasileiro.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

antonio imbassahy

Projeto Lembranças do Futuro de Salvador é iniciado com Antonio Imbassahy
Foto: Divulgação/CMS

O primeiro orador do Projeto “Lembranças do Futuro de Salvador”, o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) , ressaltou na tarde desta quarta-feira (23), no Plenário Cosme Farias, que a iniciativa revela a vanguarda da primeira capital do Brasil. Ele e o presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), autor da iniciativa, foram protagonistas da primeira edição do projeto.

 

Através dessa ação, os ex-prefeitos vivos da capital da Bahia são homenageados. E o projeto também acolhe propostas dos ex-chefes do Executivo Municipal de Salvador para serem apresentadas ao atual prefeito da cidade, Bruno Reis, e para o governador Jerônimo Rodrigues.

 

Imbassahy também frisou que esse projeto revela o amor e paixão de Carlos Muniz pela cidade. E lembrou ações exitosas da sua gestão. Como, por exemplo, o título de capital mais limpa do Brasil, concedido durante quatro anos pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Inovação Social. 

 

“Quero também recordar que construímos 450 contenções de encostas; iniciamos as obras do metrô e implantamos diversas vias, como a Avenida Luís Eduardo Magalhães; e beneficiamos cerca de um milhão de pessoas com saneamento básico com o projeto Bahia Azul, dentre outras diversas realizações para a população da nossa cidade”, pontuou.

 

Imbassahy também frisou que um dos desafios da cidade na atualidade é a mobilidade urbana. E frisou a necessidade de expansão do metrô e de outros modais. "Mas precisamos levar em conta nas propostas de mobilidade urbana  a transição de matrizes energéticas que o mundo está passando", avaliou.

 

Já Carlos Muniz afirmou que o ineditismo da iniciativa é “beber na fonte da sabedoria da experiência dos ex-prefeitos vivos da cidade. E com este valioso conteúdo, entregaremos ao governador Jerônimo Rodrigues e ao prefeito Bruno Reis a Carta Para Salvador”.

 

Nas próximas edições do projeto, a Câmara deve receber os ex-prefeitos Mário Kertész, Virgildásio Sena, Jorge Hage, Manoel Castro, Lídice da Mata, João Henrique e ACM Neto. A participação de João Henrique ocorrerá no próximo dia 30, às 15h00, no Plenário Cosme de Farias.

 

Além de suas realizações na cidade; os ex-prefeitos expõem quais projetos gostariam de ter feito enquanto gestores, mas não tiveram a oportunidade de realizar.

 

A Mesa do evento também foi composta pelos vereadores Paulo Magalhães (União), Téo Senna (PSDB) e Márcia Imbassahy, esposa de Antonio Imbassahy.

Projeto Lembranças do Futuro de Salvador irá homenagear o ex-prefeito Antonio Imbassahy
Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara Municipal de Salvador realiza, na próxima quarta-feira (23), uma sessão solene que marcará o lançamento do projeto “Lembranças do Futuro de Salvador: Passado e Presente em Prol de Uma Nova Cidade”. A primeira edição homenageará o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB), correligionário do presidente da Casa, o vereador Carlos Muniz (PSDB).

 

No evento, previsto para se iniciar às 15h, Imbassahy deve falar sobre os seus oito anos de mandato à frente da prefeitura, entre 1997 e 2004; avaliar o que ele gostaria de ter feito enquanto prefeito, mas acabou não tendo a oportunidade de realizar; e revelar o que pensa sobre Salvador hoje e o que faria caso fosse o atual gestor municipal.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Nas próximas edições do projeto, a Câmara deve receber outros ex-prefeitos, como Mário Kertész, Virgildásio Sena, Jorge Hage, Manoel Castro, Lídice da Mata, João Henrique e ACM Neto.

 

Após os eventos, a Câmara pretende elaborar a Carta Para Salvador, com iniciativas e projetos para uma cidade mais democrática e igualitária, usando como base as discussões realizadas com os ex-prefeitos. O documento será entregue ao prefeito Bruno Reis (União Brasil) e à vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), em evento no qual o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) também serão convidados. 

Imbassahy revela que escondeu livro dos governadores para ser o sucessor de ACM em 1994
Foto: Bahia Notícias

O ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB), revelou que escondeu o livro dos governadores baiano em 1994, quando era presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e atuava como governador interino. Em entrevista ao Metropod na última segunda-feira (3), Imbassahy contou que escondeu o livro sob orientação do jurista Saulo Ramos (1929-2013), após ser questionado sobre as assinaturas que ele teria efetuado durante sua gestão interina e se esses atos foram devidamente publicados no Diário Oficial do Estado.

 

"Eu falei: 'tem um livro lá, da história da Bahia, o livro de posse, está no palácio'. Ele então disse: 'suma com ele, pegue esse livro e leve para casa'. As coisas foram acontecendo, virei governador e um belo dia, eu chamo o secretário da Casa Civil e ele perguntou sobre o livro, para dar uma olhada. O livro até hoje, ninguém sabe. Há várias versões", contou Imbassahy. 

 

Como presente da AL-BA, Imbassahy atuava como governador interino durante as viagens internacionais do então chefe do executivo, Antônio Carlos Magalhães, e do vice, Paulo Souto, ambos do PFL.

 

Na época, o ex-prefeito era cotado para ser o sucessor de ACM no governo da Bahia, após Raimundo Brito não se desincompatibilizar do cargo de secretário no prazo determinado pela lei. Assim, sem o livro de posse, não havia registro de que Imbassahy assumiu o governo e ele poderia ser candidato à sucessão de ACM em 1994.

 

"Esse livro é tipo assim uma alma penada, que circulou pela política por algum tempo e o certo é que ninguém sabe onde anda, que destino teve", disse Imbassahy.

Iniciando na política, Neto de Luís Eduardo Magalhães participa de almoço com Temer e Imbassahy
Foto: Reprodução/Instagram

Neto do ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, Luiz Eduardo Magalhães Guinle participou de um almoço com o ex-presidente Michel Temer (PSDB), o ex-prefeito de Salvador e ex-ministro, Antonio Imbassahy, além do ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o ministro do TCU Augusto Nardes.

 

O encontro marcou o encerramento do Conexidades, evento sediado em Jundiaí. O evento debateu a importância da aplicação da governança no setor público. 

 

Pelas redes sociais, Luiz Eduardo, que nunca disputou uma eleição, disse que teve a chance de compartilhar histórias do avô com o ex-presidente Temer, que sucedeu Luís Eduardo Magalhães na presidência da Câmara dos Deputados no ano de 1997.

 

“Grande almoço na casa do amigo e prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. Compartilhamos boas histórias do meu avô Luís Eduardo”, disse.

Projeto Prisma entrevista Antônio Imbassahy, ex-prefeito de Salvador

Ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB) é o entrevistado do Projeto Prisma nesta segunda-feira (5). O programa é exibido no YouTube do Bahia Notícias a partir das 16h.

 

Imbassahy foi prefeito da capital baiana entre os anos de 1997 e 2004. Além disso, o político atuou como governador da Bahia em 1994, foi deputado estadual, ministro da secretaria de Governo do Brasil durante a gestão de Michel Temer e deputado federal por dois mandatos consecutivos e atuou como governador.

 

Acompanhe a entrevista abaixo:

 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Jaques Wagner

Jaques Wagner
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

"A pergunta que cabe é a seguinte: por que você pediria para reservar um apartamento num prédio em construção se fosse para corrupção? Por que eu não ia pegar um apartamento novo pronto?”


Disse o senador Jaques Wagner (PT) ao classificar como “nebulosa” a situação envolvendo a suposta doação de um apartamento em Salvador que é investigada pela Polícia Federal (PF). O parlamentar, alvo da Operação Compliance Zero, afirmou que a negociação envolvendo o imóvel em construção tinha como objetivo presentear a filha e negou qualquer relação com corrupção.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas