Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

amaralina

Fotos perdidas: conheça a história do jornalista baiano que tocou e registrou a taça do penta em Salvador
Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

A imagem atravessou o tempo de forma silenciosa. Em uma época em que não haviam celulares com câmera ou redes sociais, o jornalista e fotógrafo Raimundo Mascarenhas guardou durante 24 anos em seu acervo pessoal uma fotografia que, segundo ele, nunca viu reproduzida em outro lugar: o registro ao lado da Taça do Penta, conquistada pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, durante sua histórica passagem por Salvador.

 

Logo após a conquista do pentacampeonato mundial, a CBF iniciou uma peregrinação do troféu pelo país. O primeiro destino foi a capital baiana, onde a taça foi exibida nos dias 16 e 17 de julho de 2002, no Centro do Exército de Amaralina.

 


Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

 

Natural de Conceição do Coité, Raimundo revelou em entrevista ao Bahia Notícias que foi uma das poucas pessoas autorizadas a romper o isolamento e se aproximar do troféu original que Cafu havia erguido semanas antes em Yokohama, no Japão. Mais do que isso: ele conseguiu tocar na taça, em um momento que, para ele, permanece intacto em sua memória quase 24 anos depois.

 

Na ocasião, Raimundo viajou para Salvador acompanhado do também jornalista Valdemir de Assis. Ao chegarem ao quartel de Amaralina, depararam-se com uma multidão que se espremia para ver o símbolo máximo do futebol mundial.

 

“Fomos e ficamos no aguardo da chegada. Do lado de fora tinha uma multidão e um comboio que fazia lembrar a chegada do Papa”, relembrou Raimundo.

 

Segundo os relatos, a estrutura montada para receber o troféu impressionava. A taça chegou escoltada por dois carros-fortes e sob forte aparato de segurança do Exército. Ao som do Olodum, o troféu foi conduzido para a área de exposição e colocado sobre um pedestal. O público geral só podia observar e tentar fotografar a uma distância aproximada de cinco metros, separados por um rígido cordão de isolamento vigiado por policiais militares.

 


Raimundo segurando seus históricos registros | Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

 

Foi nesse cenário de segurança máxima que Raimundo, que na época trabalhava como repórter da Rádio Sisal, encontrou uma brecha profissional. Ao avistar um dirigente da CBF próximo à taça, ele estendeu o gravador e pediu uma entrevista.

 

O pedido foi aceito. Para facilitar a captação do áudio, o dirigente autorizou a passagem do repórter pelo cordão de segurança. Em instantes, o jornalista saiu da área comum e ficou a meros 30 centímetros da taça.

 

“Eu levantei o gravador e perguntei se ele podia me conceder uma entrevista. Ele autorizou os policiais a me liberarem. Passei o cordão de isolamento e fiquei alinhado ao dirigente. Estava pertinho da taça”, relatou.

 

Antes de cruzar a barreira, Raimundo havia deixado sua câmera fotográfica com um colega de profissão, pedindo que registrasse o momento. Ao fim da entrevista, veio a ousadia: perguntou se poderia tirar uma foto ao lado do troféu. A autorização veio acompanhada de uma condição clara.

 

“Ele disse: ‘Pode fazer a foto. Você pode até tocar na taça, só não pode levantar’. Eu fui obediente. Para mim, aquilo já estava de bom tamanho”, contou sorrindo.

 

O resultado foi um registro que o jornalista mantinha guardado a sete chaves. Para ele, o valor da foto só aumentou com o tempo, já que ele afirma nunca ter visto nenhuma outra imagem de torcedores ou arquivos públicos daquela exposição em Salvador circulando na internet.

 

O mistério por trás da falta de registros se explica pela tecnologia da época. Em 2002, a fotografia digital ainda dava os seus primeiros passos e as populares câmeras de filme dependiam de condições perfeitas de iluminação.

 

“Quem tentou fotografar do lado de fora do isolamento enfrentou problemas de luz e foco. A cinco metros de distância, com flash amador fraco, não dava qualidade. Ou clareava a pessoa e escurecia a taça, ou clareava a taça e estourava a imagem da pessoa”, explicou o fotógrafo.

 


Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

 

Mesmo ciente da raridade do clique, Raimundo nunca comercializou o material. O registro virou um tesouro estritamente pessoal.

 

Além do troféu, um outro evento, que aconteceu na mesma ocasião e local, contou com a participação do atacante baiano Edílson "Capetinha", integrante do elenco campeão de 2002. Ao lado do pavilhão de exposição, Edílson fez a entrega de materiais históricos de atletas da Seleção — entre os itens, uma chuteira usada por Ronaldo Fenômeno, destinada ao então juiz da Infância e da Juventude, hoje desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Salomão Resedá.

 

Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

 

Por regra e tradição da Fifa, o contato direto com a taça original da Copa do Mundo — modelo adotado em 1974 após o Brasil conquistar em definitivo a Taça Jules Rimet — é restrito a chefes de Estado e jogadores campeões do mundo. Por isso, a lembrança de Raimundo ganha sua relevância. 

 

A passagem da taça por Salvador também se insere em uma tradição que transformou o troféu da Copa do Mundo em objeto de peregrinação. Desde 2006, a Fifa organiza, em parceria com a Coca-Cola, o Trophy Tour, ação oficial que leva o troféu original a diferentes países antes de cada Mundial. A iniciativa já percorreu dezenas de nações e, para a Copa de 2022, visitou pela primeira vez todos os países classificados para o torneio.

 


Foto: Acervo Pessoal / Raimundo Mascarenhas / Bahia Notícias

Acidente envolvendo uma motocicleta deixa ao menos dois feridos em Amaralina 
Foto: Leitor BN

Um acidente envolvendo uma motocicleta deixou ao menos uma vítima na Rua Visconde de Itaboraí, no bairro de Amaralina, na manhã desta segunda-feira (18), em Salvador. Imagens enviadas por leitores ao Bahia Notícias mostram duas motocicletas no acostamento e um grupo de testemunhas socorrendo ambos os condutores. 

 

O acidente ocorreu em frente ao Batalhão do Corpo de Bombeiros na região. Ainda segundo as imagens, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar foram acionadas para atuar no local. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. 

 

O Bahia Notícias entrou em contato com a Transalvador mas não obteve retorno, até o momento. 

Quatro suspeitos de facção são presos após confronto com a PM no Nordeste de Amaralina
Foto: Reprodução

Quatro suspeitos de integrar uma facção criminosa foram presos pela Polícia Militar da Bahia nesta quinta-feira (5), durante uma ação no Nordeste de Amaralina, em Salvador.

 

Segundo a corporação, equipes realizavam patrulhamento de rotina na região quando avistaram cerca de dez homens armados. Ao tentarem realizar o cerco, os suspeitos teriam atirado contra as viaturas, dando início a um confronto.

 

Durante a troca de tiros, quatro suspeitos acabaram feridos. Com o grupo, os policiais apreenderam armas, munições, carregadores e porções de drogas. Os detidos foram socorridos e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE).

 

Os demais integrantes do grupo conseguiram fugir. Após a ocorrência, o policiamento foi reforçado em todo o complexo do Nordeste de Amaralina.

 

A PM informou ainda que denúncias sobre possíveis comparsas podem ser feitas, com garantia de anonimato, por meio do telefone 181, do serviço Disque Denúncia. Informações repassadas são mantidas sob sigilo.

Número de mortos em confrontos com a polícia no Nordeste de Amaralina chega a 11
Foto: Divulgação / PMBA

Mais três pessoas morreram em confronto com a polícia na região do Nordeste de Amaralina. De acordo com a Polícia Civil, os baleados trocaram tiros com agentes de segurança nesta quinta-feira (5). A escalada de violência acontece depois do assassinato de um cabo da polícia militar na região, na última terça-feira (3). Neste momento, a circulação de ônibus na localidade está suspensa.

 

A Delegacia de Homicídios Múltiplos de Salvador registrou a morte de dois homens ainda sem identificação formal por intervenção de agente de segurança pública no bairro Nordeste de Amaralina. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que os indivíduos foram flagrados armados e praticando a venda de entorpecentes.

 

Segundo relato dos policiais, eles faziam rondas pela região quando foram recebidos a tiros por um grupo de homens armados. Os dois baleados foram encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram. Foram apreendidas uma pistola, munição, drogas e uma granada.

 

Um terceiro homem também foi morto no Vale das Pedrinhas, localidade que compõe o complexo do Nordeste e onde o cabo da PM foi baleado. Douglas Cerqueira Pimentel, de 31 anos, chegou a ser socorrido para o HGE. Na delegacia foram apresentadas uma arma de fogo, porções de maconha, crack e cocaína, uma balança e munições. 

 

O policiamento foi intensificado na região após a morte de Glauber Rosa, baleado com um tiro na cabeça. Na quarta-feira (4), 8 suspeitos foram mortos em confronto.

Comandante-geral da PM lamenta morte de policial em Salvador e garante localizar responsáveis: “Vamos alcançar cada um”
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias

O comandante-geral da PM, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, lamentou a morte do policial militar Glauber Rosa Santos, de 42 anos, no Vale das Pedrinhas, em Salvador. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (3), Magalhães informou que o PM se deslocava para atender uma ocorrência de paredão no bairro, mas foi recebido com tiros.

 

Segundo o comandante, após o incidente, o policiamento da região foi reforçado. Na coletiva, Coronel Magalhães também classificou o caso como um “atentado contra o Estado”.

 

“Lastimosamente perdemos um companheiro policial militar em serviço, trabalhando efetivamente e no atender uma ocorrência de chamada de paredão, foi recepcionado com tiros, foi alvejado, foi feito o socorro devido, mas infelizmente não conseguiu sobreviver. Imediatamente reforçamos o policiamento com todas as unidades especializadas. Vamos alcançar cada um desses elementos que atentaram contra o Estado, não atentou contra o policial militar, é o Estado ali uniformizado, presente, a força do Estado que sofreu esse impacto”, disse Magalhães.

 

O comandante também garantiu que as forças de segurança irão localizar os envolvidos e já iniciou as operações na região para encontrar os criminosos. Segundo ele, oito suspeitos foram alcançados na madrugada desta terça.

 

“A gente vai tentar buscar cada um deles, pode ter certeza. Estamos com as operações de reforço aéreo, reforço por terra, estamos operando desde a madrugada. Alcançamos oito deles, já temos notícias de alguns outros em alcance, vamos alcançar cada um, porque não foi o policial que foi atentado, que foi assassinado, foi o Estado que sofreu esse atentado. Vamos dar uma resposta à altura, tenho certeza disso”, disse Magalhães.

Suspeitos de tráfico são presos no Nordeste de Amaralina
Foto: Divulgação / PMBA

Dois suspeitos foram presos e diversos pontos de tráfico foram desarticulados nas localidades do Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, além da apreensão de entorpecentes e diversos materiais utilizados pelo tráfico. A ação, realizada na tarde de segunda-feira (19) por policiais militares do 30º BPM, em conjunto com o Esquadrão de Motociclistas Águia, foi parte da Operação Vigilantia, deflagrada no Nordeste de Amaralina.

 

Foram capturados dois homens que integravam grupos armados na localidade. O primeiro suspeito foi detido na Rua Vietnã do Norte após um confronto; ele tentava fugir com comparsas que dispararam contra os policiais, mas foi alcançado portando dezenas de pedras de crack.

 

O segundo indivíduo foi preso na Rua do Japão, localizado após uma incursão em uma residência utilizada como abrigo por criminosos que também atentaram contra as guarnições.

 

Além das prisões, a operação desarticulou a estrutura logística utilizada na região. Foram apreendidos centenas de pinos de cocaína, pedras de crack, balanças de precisão e materiais para o refino e acondicionamento de entorpecentes. Um ponto relevante da ação foi a localização de três câmeras de monitoramento instaladas ilegalmente na Rua Ypiranga, que eram utilizadas para vigiar a movimentação das viaturas e facilitar a fuga de suspeitos.

 

Todo o material apreendido e os dois custodiados foram apresentados na Central de Flagrantes para o devido registro das ocorrências. O Comando do 30º BPM reafirmou que a Operação Vigilantia continuará sendo realizada no Nordeste de Amaralina.

Suspeitos roubam chave de ônibus e deixam veículo atravessado na Manoel Dias, em Amaralina
Foto: Reprodução

Alguns suspeitos roubaram a chave de um ônibus da empresa Integra e fugiram na manhã desta segunda-feira (data a confirmar). A ação terminou no bairro de Amaralina, na Avenida Manoel Dias da Silva, em Salvador.

 

Segundo informações do Alô Juca, equipes das polícias Civil e Militar foram acionadas, mas até o momento ninguém foi preso. A motivação do ato ainda é desconhecida e será investigada pela Polícia Civil.

 

Uma chave reserva foi enviada ao local, permitindo a retirada do veículo da pista. O policiamento permanece reforçado na região do Nordeste de Amaralina.

 


Foto: Reprodução / Youtube

Arma de fogo é apreendida e carro roubado é recuperado pela PM na Orla de Salvador
Foto: PM / BA

Policiais militares do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos (BPFRV) / Batalhão Apolo apreenderam uma arma e recuperaram um veículo com restrição de roubo, na tarde de quarta-feira (27), na Rua Marques de Monte Santo, no bairro de Amaralina, em Salvador. A via está localizada na orla do bairro, próximo ao bairro do Rio Vermelho. 

 

Segundo a PM, agentes da corporação realizavam rondas na região, quando foram acionados por um denúncia, de que um automóvel estaria com indivíduos armados cometendo roubos nas Avenidas Vasco da Gama e Anita Garibaldi. 

 

Ao realizar as buscas, a guarnição se deparou com o veículo. Ao tentar abordar o carro, os suspeitos atiraram contra os policiais, sendo necessário o revide. Um dos indivíduos foi encontrado alvejado, sendo socorrido para uma unidade de saúde da região, onde recebeu atendimento médico, e o outro tentou fugir, sendo alcançado.

 

Após a identificação veicular, foi constatado que o carro possuía restrição de roubo. Foram encontrados uma pistola calibre 380, duas placas veiculares com restrição de roubo e dois lacres de segurança.

 

A ocorrência foi registrada na DRFRV.

Justiça determina transferência de vítimas de suposto assédio sexual cometido por delegado da Polícia Civil
Foto: Reprodução / TV Bahia

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) deferiu o pedido de mandado de segurança das vítimas de suposto assédio sexual cometido pelo ex-delegado da 28ª Delegacia Territorial do Nordeste de Amaralina, Antonio Carlos Magalhães. Em decisão da desembargadora Regina Helena Santos e Silva publicada nesta terça-feira (22), a Justiça também concedeu o benefício de gratuidade judiciária para as vítimas que solicitaram.

 

Sobre o mandado de segurança, o TJ-BA autorizou as policiais civis a mudarem de delegacia até o final do julgamento contra o ex-delegado. Algumas vítimas chegaram a solicitar o remanejamento para outros municípios, como: Santo Antônio de Jesus; Cruz das Almas; Paulo Afonso; e Camaçari. 

 

“Indubitavelmente, após a situação relatada pelas servidoras impetrantes o ambiente profissional em que são lotadas (28ª Delegacia Territorial do Nordeste de Amaralina, nesta Capital) proporciona constrangimentos e desconforto para elas, pois o retorno à rotina de agressão sofrida na 28ª Delegaria e à convivência com aquele meio aumentará os sintomas que vêm apresentando, a exemplo dos transtornos de ansiedade, do sono, pesadelos que vêm experimentando, sendo incontestes os riscos iminentes à saúde física, emocional, psicológica das demandantes”, escreveu a desembargadora, Regina Helena Santos e Silva.

 

Na questão da gratuidade judiciária, a magistrada afirmou que concedeu o benefício após as vítimas apresentarem os contracheques que comprovassem que não teriam condições de pagar as despesas envolvidas no processo.

 

Ao Bahia Notícias, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que faria a remoção das policiais da 28ª Delegacia de qualquer forma. A corporação ressaltou que aguardava o fim das licenças para realizar as transferências. A PC também informou que o remanejamentos ocorreram entre os dias 12,16,18 e 22 deste mês, antes do mandado de segurança expedido pela Justiça.

 

“Ressaltamos que as remoções das servidoras não foi decorrente de qualquer Mandado de Segurança, e sim pelo compromisso da Polícia Civil em cuidar do bem-estar dos seus servidores, sendo que o processo de remoção ocorreu entre os dias 12, 16, 18 e o último nesta terça-feira, conforme finalização da licença médica das quatro servidoras”, afirmou a PC.

 

“As servidoras continuam recebendo acompanhamento psicológico pelo Departamento de Gestão de Pessoas, Saúde e Valorização Profissional (DPSV), enquanto que o Delegado acusado segue sendo investigado pela Corregedoria, além de ter sido exonerado do cargo de titular da unidade”, completou.

 

O CASO

Depois do recebimento de denúncias de assédio sexual, o delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, o ACM, foi exonerado da função.

 

Quatro investigadoras teriam sido vítimas do crime. Segundo as alegações das servidoras, o delegado fazia piadas ousadas, toques corporais e convites para passeios de lancha.

 

O delegado era titular da 28ª Delegacia de Polícia Territorial/Nordeste e foi retirado do posto após decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 28 de setembro, que também revelou que ACM recebeu o benefício da licença-prêmio. A licença vai até o dia 22 de dezembro deste ano, de acordo com informações do Site Aratu On.

 

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) se pronunciou, em nota, sobre a situação. “O que podemos dizer é que as investigações estão em curso.” 

 

Esta não é a primeira vez que ACM é acusado desse mesmo crime. Há 17 anos, o delegado foi réu em um processo de estupro contra uma adolescente. Na ocasião, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) apurou que a autoridade, quando era titular da 5ª DT Periperi, violentou e manteve em cárcere privado, em um hotel, uma jovem de 17 anos, que foi até a delegacia que ACM atuava prestar queixa conta dois homens que a estupraram.

 

No caso, o delegado ACM não encaminhou a questão para a Delegacia de Repressão de Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), o que seria o procedimento correto. Ao assumir as investigações, ele teria hospedado a adolescente em um hotel, onde manteve relações sexuais frequentes com a jovem, ao invés de mandá-la ao Conselho Tutelar.

Polícia Militar recupera celular roubado em Amaralina
Foto: Divulgação

Um homem suspeito de roubo foi preso em flagrante por policiais militares da 41ª CIPM, na Av. Octávio Mangabeira, em Amaralina, na tarde de segunda-feira (14).

 

Os oficiais faziam rondas no bairro quando foram acionados por uma mulher que denunciou que seu celular havia sido roubado por um homem nas imediações. A guarnição realizou buscas e localizou o suspeito.

 

O material apreendido e o homem foram encaminhados à central de Flagrantes para registro da ocorrência. “O acionamento imediato de uma guarnição da PM foi imprescindível para a captura do autor do roubo”, relatou o major Alcântara. "Seguimos atuantes e atentos, sempre à disposição da sociedade baiana", destacou o oficial.

Laboratório Central de Salvador registra mais de 54 mil atendimentos em três meses de funcionamento
Foto: Jefferson Peixoto / PMS

O Laboratório Central de Salvador (Lacs), localizado em Amaralina, completou três meses de funcionamento nesta terça-feira (3). Neste período, 54.985 pacientes foram atendidos e 1.016.871 exames laboratoriais foram realizados, o que corresponde a quase 40% do total de exames realizados pela antiga sede do equipamento em 2024, que ficava na Avenida Vasco da Gama, no prédio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvis).

 

Os números contabilizados desde o funcionamento da nova estrutura devem ser ampliados, pois novos exames estão sendo gradativamente implantados para atender às demandas da população soteropolitana. 

 

O Lacs é especializado nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia. Além disso, a estrutura conta com um sistema de gerenciamento de dados laboratoriais, que faz interface com os equipamentos de análise e emissão de laudos dos exames que, posteriormente, são liberados por assinatura digital e podem ser acessados de forma online.

 

A unidade viabiliza, ainda, a implantação de novas técnicas laboratoriais, a exemplo da biologia molecular - atualmente em fase de aquisição de equipamentos e insumos -, a ampliação da lista de exames realizados no laboratório de microbiologia e implantação de novos exames, a exemplo do teste de tolerância à lactose. 

 

“O Lacs também possibilita a ampliação da rede laboratorial do município, com o aumento do número de postos de coleta, já que teremos condições de atender a uma demanda maior. Portanto, essa nova sede representa o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da equipe da Rede Laboratorial para atender cada vez melhor às necessidades da população de maneira mais efetiva, com maior qualidade na prestação dos serviços”, explica Olivete Borba, coordenadora da Rede Laboratorial da SMS. 

 

Segundo a gestora, o Lacs possui ações em conjunto com diversas áreas, como na Atenção Primária, com apoio ao diagnóstico e monitoramento de doenças diversas, e Vigilância Epidemiológica, através da vigilância laboratorial de surtos e epidemias de agravos diversos que possam acometer a população soteropolitana, a exemplo da Covid-19 e outros vírus respiratórios, arboviroses, monkeypox.

 

Além disso, o laboratório trabalha no enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis, com o diagnóstico através da testagem rápida em eventos populares, como o Carnaval, a Parada LGBT+, entre outras ações. “Com essa nova estrutura, este trabalho tem sido realizado de maneira mais adequada e ampliada, de forma a atender às necessidades dos cidadãos soteropolitanos", completa Olivete.

 

ESTRUTURA 

Nomeado em homenagem ao médico e cientista baiano Elsimar Coutinho (1930-2020), o Laboratório Central de Salvador tem subsolo com sala de coleta, esterilização, almoxarifado; térreo com estrutura para bioquímica, uroanálise, imunologia, hematologia e microbiologia; e primeiro andar com eletroforese, parasitologia, coordenação, apoio técnico e operacional.

Sargento do Exército morre após ser esfaqueado por companheira durante briga em Salvador
Foto: Reprodução/TV Bahia

 

Um sargento do Exército veio a óbito após ser esfaqueado por sua companheira durante uma briga no apartamento em que o casal morava, no bairro de Amaralina, em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu no sábado (15) e a suspeita foi presa em flagrante.

 

De acordo com informações do portal G1, a vítima foi identificada como Jonatas Emanuel Restanis, de 46 anos. Ele morreu dentro do apartamento do casal, localizado na rua Visconde de Itaborahy.

 

A mulher também foi ferida por golpes de arma branca e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está sob custódia. Até o momento desta reportagem não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

 

Segundo moradores do prédio, a mulher chegou a mandar mensagens no grupo do condomínio pedindo socorro logo após a briga. No local, ela foi encontrada ensanguentada e o sargento morto.

 

A Polícia Militar foi acionada para a ocorrência e isolou o local até a chegada de equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que realizou perícia e remoção do corpo de Jonatas. O homicídio será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico).

Guarda Civil impede roubos de fios no bairro de Amaralina, em Salvador
Foto: Divulgação GCM

Uma equipe da Área S2 da Guarda Civil Municipal de Salvador flagrou, na madrugada desta terça-feira (28), um carro em atitude suspeita no bairro de Amaralina. Ao verificar a situação, flagrou seis homens roubando cabos de energia.

 

Os suspeitos, ao presenciarem a aproximação da viatura, embarcaram no veículo empreenderam fuga e conseguiram se desvencilhar da equipe ao adentrar em umas das ruas no bairro do Nordeste de Amaralina. Ao retornar no local da ocorrência a equipe se deparou com cinco suspeitos em três motocicletas, que também evadiram do local.

 

“Estamos atentos e realizando patrulhamento preventivo ao longo da madrugada, horário em que cresce a incidência de furtos e roubos de cabos de energia, com intuito da retirada do cobre. Porém a colaboração da população segue sendo fundamental, através das denúncias”, frisou o Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, ao informar o contato do canal de denúncias, através do aplicativo WhatsApp (7199623-4955 ou pelo telefone 156).

Árvore cai e bloqueia via em Amaralina

Árvore cai e bloqueia via em Amaralina
Foto: Reprodução / TV Bahia

Uma árvore de grande porte caiu no bairro de Amaralina, em Salvador, neste sábado (6) e deixou a rua do Balneário parcialmente bloqueada. A árvore, que é uma figueira, caiu durante a madrugada e atingiu quatro carros estacionados na rua.  

 

Segundo informações da TV Bahia, não houve feridos no acidente. Os moradores da localidade esperam a retirada da árvore. 

VÍDEO: Homem morre após cair de coqueiro na orla de Salvador
Foto: Reprodução Redes Sociais

Um homem morreu após despencar de coqueiro na orla do bairro de Amaralina, em Salvador. O acidente aconteceu na tarde de segunda-feira (17) e a morte foi confirmada pela família ao G1 na manhã desta terça (18).

 

A vítima foi identificada pelo prenome Márcio, era vendedor de cocos e havia subido na copa da árvore para recolher as frutas. Segundo familiares, ele tinha o hábito de escalar coqueiros, mas teria se desequilibrado e caiu.

 

O coqueiro onde o acidente aconteceu possui a altura de um prédio de quatro pavimentos que fica mesma calçada - um térreo e outros três andares – cerca de 12 metros.

 

Pessoas que passavam pelo local prestaram socorro a Márcio. O grupo acionou o Corpo de Bombeiros, que atendeu a vítima no local e a levou para um hospital, mas ela não resistiu.

 

O corpo do vendedor está no Instituto Médico Legal (IML), onde passará por necropsia. A previsão da família é de que ele seja sepultado na tarde desta terça, mas o local ainda não foi definido.

 

Morre baterista baiano Dom Lula Nascimento; ele foi um dos fundadores da Jam no MAM
Foto: Divulgação
Com mais de 60 anos de carreira, o baterista baiano Dom Lula Nascimento faleceu nesta sexta-feira (24), por complicações renais e cardíacas. Ele, que é considerado um dos instrumentistas mais importantes de sua geração, fez grandes parcerias no Brasil e no Exterior, a exemplo de Miles Davis, John McClaughlin, John Scofield, Luiz Melodia - em que recebeu o título de “O Baquete de Ouro” pelo disco Pérola Negra, Nara Leão, Hermeto Pascoal, Elza Soares, Márcio Montarroyos e Cauby Peixoto. Segundo informações do Correio, Dom Lula foi um dos fundadores da Jam no MAM e também foi um dos pioneiros na fusão das batidas do candomblé com o jazz. Nascido no bairro do Nordeste de Amaralina, ele recebeu uma homenagem, em 2015, com a inauguração do Centro Sociocultural Dom Lula Nascimento, que trabalha com crianças e jovens. O sepultamento ocorreu às 16h, no cemitério do Campo Santo, na Federação.
Projeto de bibliotecas móveis, BiblioSesc, passará por mais 10 bairros em maio
Foto: Divulgação
As BiblioSesc, projeto de bibliotecas móveis do Sesc passará por mais 10 bairros de Salvador e Lauro de Freitas neste mês de maio. A fim de estimular a leitura entre a população, as duas unidades do projeto oferecem empréstimo de livros e consulta de jornais e revistas. Com um cadastro gratuito e informatizado, o público interessado ganha acesso livre às estantes, podendo levar os livros que quiser para casa enquanto o BiblioSesc estiver no seu bairro. O roteiro começa já nesta quarta-feira (4) nos bairros de Castelo Branco e Boa Vista de São Caetano. A última parada será no dia 31 em São Cristóvão e Vida Nova. Confira a programação completa:
 
- ROTEIRO BIBLIOSESC 1:
Castelo Branco (Igreja Lírio dos Vales) – 4, 12 e 23/05
Dom Avelar (Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira) – 5, 16 e 24/05
Mussurunga (Colégio Estadual Pinto de Aguiar) – 9, 17 e 25/05
Paripe (Escola Estadual Sete de Setembro) – 2, 10, 18 e 30/05
São Cristóvão (Residencial Bosque das Bromélias – Bairro Novo) – 3, 11, 19 e 31/05
 
- ROTEIRO BIBLIOSESC 2:
Boa Vista de São Caetano (Sociedade Beneficente e Recreativa) – 4, 12 e 23/05
Joanes do Lobato (Colégio Estadual Dr. Ailton Pinto de Andrade) - 5, 16 e 24/05
Nordeste de Amaralina (Escola Polivalente de Amaralina) - 9, 17 e 25/05
Ribeira (Colégio Municipal Alfredo Amorim) - 2, 10, 18 e 30/05
Vida Nova (Escola Municipal de Vida Nova) - 3, 11, 19 e 31/05

Commons recebe show de Kalu nesta sexta

Commons recebe show de Kalu nesta sexta
Foto: Divulgação
O cantor e compositor Kalu se apresenta, nesta sexta-feira (21), às 22h, no Commons Studio Bar. Marcado pela fusão de ritmos brasileiros e afro-caribenhos, o repertório será formado por canções de seu primeiro disco, "Amaralina", e diversas composições inéditas, além de releituras de Gilbero Gil, Gordurinha, Caetano Veloso, Novos Baianos e Confraria da Bazófia. Kalu estará acompanhado por Jorge Dubman (bateria), Fabrício Mota (baixo), Átila Santtana (guitarra), Alexandre Loro Espinheira (percussão e sample) e Anda Szilagyi (teclado). Os ingressos custam R$ 10 até meia noite e R$ 15 após o horário.
 
Serviço
O QUÊ: Show de Kalu
QUANDO: Sexta-feira (21), às 22h
ONDE: Commons Studio Bar
QUANTO: R$ 10 (até meia noite) e R$ 15 (depois de meia noite)

Kalu lança primeiro disco no Pelourinho

Kalu lança primeiro disco no Pelourinho
O cantor e compositor Kalu lança no dia 12 de abril seu primeiro disco, “Amaralina”, no Pelourinho. A apresentação acontece no Largo Tereza Batista e conta com as participações dos cantores Pedro Pondé, Manuela Rodrigues, Fael Primeiro e Renata Bastos, todos ligados à trajetória artística de Kalu. Além das músicas do disco, o show apresenta releituras de compositores e cantores baianos, como Gordurinha, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Batatinha.
 
Em “Amaralina”, o músico reúne influências diversas, colocando lado a lado ritmos como ijexá, rock, samba e reggae. O disco foi produzido por Andre T, que tem no currículo trabalhos com Lucas Santtana, Carlinhos Brown, Pitty e Cascadura, entre outros. O álbum é composto por dez músicas que, desde que foram disponibilizadas na fanpage do artista, já somam quase mil downloads. O evento com um espaço para a venda do CD, que terá o preço promocional de RS 10,00.
 
Serviço
O QUÊ: Lançamento do disco “Amaralina”, do cantor e compositor Kalu
QUANDO: Dia 12 de abril, sexta-feira, às 20h
ONDE: Largo Tereza Batista, Pelourinho
QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Kalu apresenta ‘Amaralina’ no Teatro Vila Velha
O cantor e compositor baiano Kalu apresenta, nesta quinta-feira (6), as canções do disco inédito “Amaralina”, que será lançado no próximo ano. O repertório inclui ainda releituras de Gilberto Gil, Gordurinha e Caetano Veloso. No show, que faz parte do projeto “Vila da Música”, do Teatro Vila Velha, Kalu será acompanhado pelos músicos  Átila Santtana (guitarra e vocais), Fabrício Mota (baixo), Jorge Dubman (bateria), Rangel Menezes (teclados) e Wilton Batata (percussão).
 
Serviço
O QUÊ: Show Amaralina de Kalu
QUANDO: Quinta-feira (6), às 20h
ONDE: Sala Principal do Teatro Vila Velha
QUANTO: R$ 30 e R$ 15 (Lista Amiga: ow.ly/fM1m6)
Diretor de videoclipes Max Gaggino comenta produção audiovisual baiana
Foto: Reprodução/ Facebook
A produção de videoclipes baiana está em uma boa fase. Nos últimos meses, diversas bandas, dos mais diferentes estilos, divulgaram clipes na web, alguns com direito à festa de lançamento. Os dois clipes mais recentes são dirigidos pelo italiano Max Gaggino: “Eu Vim da Lá” de Mr. Armeng e “Transcedência”, de Afro Jhow. Na noite desta quarta-feira, o clipe “Transcendência” foi lançado no Sankofa African Bar. Em sua conta pessoal no Facebook, o diretor de videoclipes italiano falou sobre a felicidade em ver a produção audiovisual baiana crescer.  “Me dei conta que minha missão de mudar a cultura do audiovisual baiano através da musica está se tornando realidade. O que antes era um sonho, hoje está se concretizando aos pouquinhos. Esta terra transpira cultura, só precisamos investir. Precisamos de mais diretores, editores e produtores. Assumamos que hoje Salvador está se tornando referencia pelo mercado dos videoclipes musicais, isso é um fato”, afirmou.
 
Em entrevista ao Bahia Notícias, o diretor explicou o processo de criação do clipe do rapper Mr.Armeng, nascido no Nordeste de Amaralina e que faz uma homenagem ao seu bairro com sons e imagens. Segundo Gaggino, o clipe introduz o filme documental “Menino Joel”, que conta a história do menino Joel, morador do Nordeste de Amaralina, e que foi morto vítima de uma bala perdida, provavelmente oriunda da Polícia Militar. O convite foi feito ao rapper pelo próprio diretor, que já conhecia o trabalho do músico e já havia dirigido o clipe “A Noite é Nossa”. O clipe “Eu Vim de Lá” chama a atenção desde o início, quando os sons cotidianos da favela se juntam às batidas do rap. Gaggino conta que a ideia dos “sons do gueto” durante o sono. Acordei às 4h da madrugada, escrevi no papel, e voltei a dormir. Mr. Armeng me ajudou com a composição das batidas. “Cada gesto do início representa um instrumento percussivo”. Toda a gravação foi feita entre os bairros do Nordeste e do Vale das Pedrinhas. Confira:
 

                                  

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas