Artigos
Com 2º FENABA, Bahia se consolida como referência no artesanato
Multimídia
Vereadora diz que há endividamento crescente nas contas de Salvador
Entrevistas
Tássio Brito projeta eleições 2026, reforça unidade do PT e defende Rui Costa no Senado
Equipe
Hugo Araújo
Apaixonado por esportes desde que se entende por gente, os encara como lazer, cultura, socialização e outras coisas essenciais. Formado na Universidade Jorge Amado em 2016, faz jornalismo por apreciar a boa prática da profissão e trabalhar com o que gosta.
Últimas Notícias de Hugo Araújo
Titular do Vitória nos três jogos sob o comando de Jair Ventura, o espanhol Aitor Cantalapiedra vive um bom momento com a camisa rubro-negra. Contratado na janela de transferências do meio do ano, o meia já soma dois gols e duas assistências em oito partidas pelo Leão.
Revelado pelo Barcelona, Aitor, de 29 anos, também defendeu o Panathinaikos, da Grécia, onde disputou o acalorado clássico contra o Olympiacos. Agora, ele se prepara para viver a emoção do primeiro Ba-Vi da carreira, marcado para a próxima quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Tive a sorte de jogar um dos maiores clássicos da Europa, que foi Panathinaikos x Olympiacos, um jogo muito quente. Jogamos em casa e sabemos que temos uma arma que é a nossa torcida. Temos que estar unidos e concentrados em todos os minutos”, lembrou o espanhol.
Ciente da importância do confronto, Aitor prevê um duelo equilibrado e decidido nos detalhes.
“O Ba-Vi vai ser muito intenso. Temos que estar concentrados 100%, pois essas partidas se definem em pequenos detalhes”, completou.
Na 17ª colocação da Série A, com 22 pontos, o Vitória busca aproveitar o apoio da torcida no Barradão para conquistar um resultado crucial na luta contra o rebaixamento. O Bahia, por sua vez, ocupa o 6º lugar, com 45 pontos.
Em preparação para o clássico Ba-Vi, marcado para a próxima quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, o Vitória pode realizar um treino aberto para a torcida na véspera da partida. A solicitação foi feita pela Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI), e o clube avalia a possibilidade.
Em publicação nas redes sociais, o presidente da TUI, Gabriel Oliveira, revelou o pedido e informou que o grupo também organiza um “corredor rubro-negro” para recepcionar o ônibus do elenco na chegada ao estádio.
Após dois dias de folga depois da derrota para o Vasco, no Rio de Janeiro, o elenco rubro-negro se reapresentou na última quarta-feira (8), no CT Manoel Pontes Tanajura.
Na tabela do Brasileirão, o Vitória ocupa a 17ª colocação, com 22 pontos, abrindo a zona de rebaixamento. Já o Bahia é o 6º colocado, com 43 pontos. O clássico Ba-Vi é válido pela 28ª rodada da Série A.
Após dois dias de folga, o elenco do Vitória se reapresentou na tarde da última quarta-feira (8), no CT Manoel Pontes Tanajura, iniciando a preparação para o clássico contra o Bahia, marcado para o dia 16 de outubro, uma quinta-feira, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os jogadores se apresentaram às 14h30 e iniciaram os trabalhos com um pré-treino na academia, às 15h10. Em seguida, o grupo foi ao campo Bebeto Gama, no miniestádio do CT, onde participou de um aquecimento com exercícios de mobilidade dinâmica. Na sequência, o técnico Jair Ventura comandou atividades em duas partes: um rondo, voltado para posse de bola e tomada de decisão, e o chamado “treino alemão”, que enfatiza intensidade e transições rápidas.
A programação do Rubro-Negro segue nesta quinta-feira (9), novamente com apresentação no período da tarde. O elenco volta ao campo às 16h para mais uma sessão de treinos no Bebeto Gama. As manhãs de quarta e quinta foram reservadas para descanso.
Baralhas e Rúben Ismael em treino do Vitória | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
RETORNOS
Para a partida, o Vitória poderá contar com os retornos do lateral-esquerdo Ramon e o centroavante Renzo López. Por outro lado, os desfalques ficam por conta do zagueiro Lucas Halter e do centroavante Carlinhos, ambos suspensos.
Na 17ª colocação da Série A, abrindo a zona de rebaixamento, o Vitória soma 22 pontos, três a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. Já o Bahia é o 5° colocado, com 43 pontos.
A tardia derrota para o Vasco, no último domingo (5), pela 27ª rodada da Série A, reacendeu uma das maiores frustrações do torcedor rubro-negro: a dificuldade do Vitória em segurar resultados nos minutos finais.
Com o gol sofrido aos 52 minutos do segundo tempo, que decretou o placar de 4 a 3 em São Januário, o Leão chegou ao sétimo jogo no Brasileirão em que é vazado após os 40 minutos da etapa final. A conta é pesada: 11 pontos desperdiçados em lances derradeiros.
Se tivesse segurado esses resultados, o Vitória teria 36 pontos, mesma pontuação do RB Bragantino, hoje 9º colocado. Atualmente, o Rubro-Negro soma 25 pontos e ocupa a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento.
Pontos perdidos pelo Vitória após os 40 minutos do 2º tempo:
Flamengo 2x1 Vitória – 2ª rodada
Gol da virada do Flamengo aos 42'.
Atlético-MG 2x2 Vitória – 3ª rodada
Gol de empate aos 49'.
Internacional 1x0 Vitória – 13ª rodada
Gol da vitória do Inter aos 47'.
Vitória 2x2 Sport – 16ª rodada
Gol de empate aos 54'.
Vitória 2x2 Palmeiras – 18ª rodada
Gol de empate aos 41'.
Vitória 2x2 Juventude – 20ª rodada
Gol de empate aos 55'.
Vasco 4x3 Vitória – 27ª rodada
Gol da vitória do Vasco aos 52'.
Aitor chegou a marcar em São Januário, mas o Vitória deixou escapar o empate aos 52' do 2° tempo | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
PRÓXIMOS JOGOS
Sem margem para erro, o Vitória entra em sua reta final de campeonato com 10 jogos restantes para evitar o retorno à Série B. Além do Leão, completam o Z4 Fortaleza (18º, 24 pontos), Juventude (19º, 23) e Sport (20º, 16).
Durante a pausa da Data Fifa, o time rubro-negro observa de longe o confronto entre Juventude e Palmeiras, no sábado (11). Em caso de vitória dos gaúchos, o Vitória cairá para a 18ª colocação.
O próximo compromisso do Leão será o clássico Ba-Vi, contra o Bahia, na quinta-feira (16), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada. Na sequência, o Vitória encara o Santos, na Vila Belmiro, na segunda-feira (20), às 21h30.
Após a derrota por 4 a 3 para o Vasco, no último domingo (5), o Vitória só volta a campo daqui a nove dias, quando enfrenta o rival Bahia no Barradão, às 21h30, pela 28ª do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem jogar, o Rubro-Negro estará de olho em um confronto importante durante a Data Fifa, que pode impactar diretamente sua atual posição na Série A.
Trata-se do duelo atrasado entre Palmeiras e Juventude, que se enfrentam neste sábado (11), no Allianz Parque, em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão. Com 23 pontos em 26 jogos, o time gaúcho (19° lugar) pode ultrapassar o Vitória, 17° com 25 pontos.
Além do Juventude, o Fortaleza, outro rival do Vitória na luta contra a queda, também tem um jogo a menos. O Leão do Pici é o 18° lugar com 24 pontos em 26 partidas. A partida que falta para o Fortaleza é contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, ainda sem data definida.
Fora do Z4, o Santos aparece com 28 pontos em 26 jogos. O jogo que falta para o Peixe é contra o Palmeiras, também sem data definida.
Após a derrota para o Vasco, no último domingo (5), o elenco do Vitória ganhou dois dias de folga e irá se reapresentar nesta quarta-feira (8), já visando o clássico contra o Bahia, marcado para o próximo dia 16, uma quinta-feira, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada da Série A.
Divulgada pela Assessoria de Comunicação rubro-negra, a primeira parte da programação para o clássico conta com treinos na quinta e sexta, às 14h, e sábado e domingo, às 8h.
Com a chegada da Data Fifa, a 28ª rodada da Série A volta apenas no dia 15. Durante o período, acontecerão jogos atrasados da competição como Atlético-MG x Sport e Mirassol x Fluminense, nesta quarta-feira (8), e Palmeiras x Juventude, no sábado (11).
Após 27 jogos, o Leão soma 22 pontos, abrindo a zona de rebaixamento, com 25 pontos, três a menos que Santos, primeiro time fora do Z4. Fortaleza, com 24, Juventude, com 23, e Sport, com 16, completam a zona de rebaixamento.
Após alcançar 81% e cair para 66% com a vitória sobre o Ceará, o risco de rebaixamento do Vitória agora é de 77,6%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A atualização das probabilidades ocorreu após o fim da 27ª rodada, que teve a derrota do Leão por 4 a 3 para o Vasco, no último domingo (5), em São Januário.
Faltando 11 jogos para o fim do Brasileirão, o Rubro-Negro tem o terceiro maior risco de queda, à frente do Sport (97,3%) e do Juventude (81,3%). Apesar de estar acima do Fortaleza na tabela, as chances do Leão do Pici, com 71,5%, são menores que as do Vitória, pois o time cearense tem um jogo a menos.
A atual zona de rebaixamento da Série A começa com o Vitória, 17° colocado, com 25 pontos, seguido por Fortaleza, com 24, Juventude, com 23, e Sport, com 16. Santos, com 28, Atlético-MG, com 29, Internacional com 32, Grêmio, Corinthians e Vasco, com 33, e Ceará, com 34, são os primeiros fora da zona da degola.
Dos atuais times fora do Z4, as maiores chances de rebaixamento são do Santos (30,1%), Atlético-MG (13,7%), Grêmio (7,2%), Internacional (7%), Corinthians (5,7%), Vasco (5%) e Ceará (2,3%).
PONTUAÇÃO SALVADORA
O levantamento da universidade também aponta qual deve ser a pontuação mínima para escapar da Série B e as maiores pontuações mínimas vão de 42 a 44 pontos.
Um time que atingir 42 pontos possui 29% de chance de cair. Com 43 pontos, o risco vai para apenas 13%, e com 44 pontos, o risco praticamente desaparece, ficando em apenas 4,4%.
Com 25 pontos somados, o Vitória precisa de seis vitórias (ou cinco vitórias e três empates) nos 11 jogos restantes para alcançar 43 pontos, por exemplo. Das últimas 11 partidas do Leão na Série A, seis são em casa e cinco são fora.
Fazendo contas para evitar a queda para a Série B, o Vitória volta a campo no clássico contra o Bahia, marcada para o próximo dia 16, uma quinta-feira, às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Próximos jogos do Vitória na Série A:
Bahia (casa);
Santos (fora);
Cruzeiro (fora);
Internacional (casa);
Botafogo (casa);
RB Bragantino (fora);
Mirassol (casa);
Palmeiras (fora);
São Paulo (casa).
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a súmula da partida entre Vasco e Vitória, disputada no último domingo (5), em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, com detalhes sobre as expulsões de Lucas Halter e Carlinhos, que geraram forte indignação do Rubro-Negro após a derrota por 4 a 3.
O árbitro Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho, do Pará, relatou que o zagueiro Lucas Halter recebeu o segundo cartão amarelo aos 25 minutos do segundo tempo, “por empurrar seu adversário de forma acintosa com a bola fora de jogo”. O primeiro cartão havia sido mostrado seis minutos antes, por reclamação após a marcação de um pênalti a favor do Vasco.
A outra expulsão do Vitória na partida envolveu o centroavante Carlinhos, no banco de reservas. Segundo a súmula, o jogador se dirigiu à equipe de arbitragem de forma agressiva, com o dedo em riste próximo ao rosto do árbitro, e proferiu as seguintes palavras: “Você é um vagabundo, nunca mais vai apitar, seu vagabundo".
O árbitro paraense relatou ainda ter se sentido ameaçado pelo comportamento do atleta. Por se tratar de cartão vermelho direto com ofensa à arbitragem, Carlinhos está suspenso automaticamente da próxima rodada e será julgado pelo STJD, podendo receber pena entre duas e seis partidas, conforme a interpretação do tribunal.
Com as expulsões, Halter e Carlinhos serão desfalques no clássico Ba-Vi, marcado para o dia 16 de outubro, no Barradão, às 21h30, pela 28ª rodada da Série A. Em compensação, o técnico Jair Ventura contará com os retornos do lateral-esquerdo Ramon e do centroavante Renzo López, que voltam após cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo diante do Ceará.
Embalado após vencer o Ceará e encerrar uma sequência de três derrotas seguidas, o Vitória enfrenta o Vasco, neste domingo (5), às 16h, em São Januário, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Abrindo a zona de rebaixamento da Série A, na 17ª colocação, o Vitória soma 25 pontos, três a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. Juventude, com 23, Fortaleza, com 21, e Sport, com 15, completam a zona de rebaixamento.
Para a partida em solo carioca, o técnico Jair Ventura não poderá contar com o lateral-esquerdo Ramon e o centroavante Renzo López, suspensos com o terceiro cartão amarelo. Por lesão, o Rubro-Negro segue com os desfalques do lateral-esquerdo Jamerson e o atacante Fabri.
Esta será a última partida do Vitória antes do clássico Ba-Vi, marcado para o próximo dia 16, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após enfrentar o Vasco, o Leão ficará 10 dias sem jogos devido à pausa do Brasileirão por conta da Data Fifa.
VASCO
Na 12ª colocação da Série A, com 30 pontos, cinco a mais que o Vitória, o Vasco vem de derrota por 3 a 0 diante do Palmeiras, na última quarta-feira (1), no Allianz Parque.
Para encarar o Leão, a tendência é que o técnico Fernando Diniz ainda possa contar com o zagueiro Carlos Cuesta, desfalque contra o Palmeiras por uma lesão muscular no adutor da coxa. Por outro lado, o atacante Matheus França treinou sem restrições e tem mais chances de retorno.
Outro retorno é o volante Barros, que cumpriu suspensão contra o Palmeiras. Caso Cuesta não tenha condições de jogo, a tendência é que Hugo Moura seja recuado para a zaga, e Barros volte ao meio-campo.
FICHA TÉCNICA
Vasco x Vitória
Campeonato Brasileiro - 27ª rodada
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Data: 5/10/2025
Horário: 16h
Árbitro: Fernando Antônio Mendes de Salles (PA)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcio Gleidson Correia Dias (PA)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Transmissão: Globo e Premiere
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura (Cuesta), Robert Renan e Puma Rodríguez; Barros, Tchê Tchê e Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Vitória: Lucas Arcanjo; Lucas Halter, Camutanga e Zé Marcos; Cáceres, Baralhas, Ronald e Maykon Jesus; Erick, Aitor e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
Embalado após vencer o Ceará e reagir no Campeonato Brasileiro, o elenco do Vitória contou com o apoio do torcedor rubro-negro no embarque da equipe para o Rio de Janeiro, onde encara o Vasco, neste domingo (5), às 16h, em São Januário, pela 27ª rodada da Série A.
A mobilização, tradicionalmente conhecida como "AeroNego", aconteceu por volta das 17h no Aeroporto Internacional de Salvador, neste sábado (4), e contou com a bateria da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis, que animou os rubro-negros.
Na 17ª colocação da Série A, abrindo a zona de rebaixamento com 25 pontos, o Vitória tem três pontos a menos que o Santos, primeiro time fora do Z4. Já o Vasco é o 11° lugar, com 30 pontos.
Após encarar o time carioca, o Leão enfrenta o Bahia, no clássico Ba-Vi marcado para próximo dia 16, às 21h30, no Barradão.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Luiz Inácio Lula da Silva
"O problema que eu tenho é que eu não gostaria que o Rui deixasse o governo. Mas eu também não tenho o direito de exigir sacrifício do ministro que tem oportunidade de se eleger. Então, quem quiser ser candidato será liberado para ser candidato".
Disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao afirmar que não gostaria que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deixasse o governo federal, mas ressaltou que não pretende impedir que integrantes de sua equipe concorram nas eleições de 2026.