VÍDEO: Líder do PL diz que Câmara vai pautar anistia e foro na próxima semana
Por Redação
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta quarta-feira (6) que a Casa deve pautar, na próxima semana, dois temas defendidos pela oposição: a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e a revisão das regras do foro privilegiado.
A declaração foi dada após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e outros líderes partidários. Segundo Sóstenes, houve um compromisso firmado durante o encontro.
“Presidente Hugo Motta pediu aos líderes aqui representados, construímos compromisso que na próxima semana abriremos trabalhos nessa Casa pautando mudança do foro privilegiado para tirar a chantagem que muitos deputados e senadores vêm sofrendo por parte de alguns ministros do STF”, afirmou.
O parlamentar também criticou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a retomada das prerrogativas do Legislativo. “Objetivo nosso é comunicar como foi construído o acordo de forma transparente pra todo o Brasil. Momento do país é gravíssimo, temos o poder Legislativo de cócoras para o Judiciário. Toda essa ocupação feita pelos guerreiros parlamentares tem o objetivo principal a volta das prerrogativas constitucionais do Congresso, e é isso que foi fruto do acordo”, disse.
A fala ocorre em meio às manifestações da oposição à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sessão plenária desta quarta-feira foi marcada por protestos. Parlamentares oposicionistas chegaram a ocupar a Mesa Diretora da Câmara, sendo posteriormente contidos após negociação conduzida por Hugo Motta.