Novo superintendente de Inteligência da SSP-BA é nomeado por Rui Costa
por Bruno Luiz / Ailma Teixeira

Em mais uma rodada de mudanças nos cargos da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o governador Rui Costa (PT) nomeou o delegado Ivo Carvalho Tourinho para o cargo de superintendente de Inteligência da pasta. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado deste sábado (9).
Antes, Tourinho ocupava o cargo de coordenador de polícia interestadual, mas agora ele vai ocupar a vaga que estava sendo acumulada pelo subsecretário da SSP-BA, Hélio Jorge Oliveira Paixão. Paixão assumiu a tarefa com a exoneração de Rogério Magno de Almeida Medeiros, citado nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, deflagradas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em 14 de dezembro contra um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
As investigações indicam que Magno teria atuado, junto ao agora ex-secretário da SSP-BA, Maurício Barbosa, para vazar informações sigilosas sobre operações policiais que tinham autoridades envolvidas na Faroeste como alvos (saiba mais aqui). Barbosa teve seu afastamento das funções determinado pela Justiça pelo período de um ano (saiba mais aqui), portanto, foi exonerado da pasta. Já Magno não foi alvo de nenhuma medida.
MAIS EXONERAÇÕES
Para o lugar antes ocupado por Ivo Tourinho na Coordenação de Polícia Interestadual foi designada Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho, também delegada de Polícia Civil. O governador também exonerou o delegado Oscar Vieira de Araújo Neto, da coordenação Executiva da Superintendência de Inteligência, e nomeou no lugar o tenente-coronel PM Fernando José Teixeira de Souza Farias. Antes disso, Farias era coordenador técnico do Comando de Operações de Inteligência da Polícia Militar, mas foi exonerado nesta mesma edição do diário.
A publicação traz ainda uma série de mudanças em outras secretarias, como Saúde (Sesab), Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Desenvolvimento Rural (SDR), Desenvolvimento Econômico (SDE), Educação (SEC) e Fazenda (Sefaz).
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Saída da Ford e o desemprego na Bahia
Logo no início da semana uma notícia preocupante foi manchete no país inteiro: a Ford anunciou o encerramento de sua produção no Brasil. A medida atinge em cheio a economia baiana, já que há duas décadas o município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, abriga uma das fábricas da empresa americana no país. Com isso, milhares de profissionais perderão seus postos de trabalho. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) avalia que a saída do setor automotivo do estado pode reduzir a riqueza gerada em torno de R$ 5 bilhões por ano. Mais avaliações e desdobramentos são abordados no episódio de nº 60 do podcast Terceiro Turno, apresentado pelos jornalistas Jade Coelho, Ailma Teixeira e Bruno Luiz.
DESENVOLVIMENTO SALVANDO VIDAS
Ver maisFernando Duarte

Boicote ao Enem: Um sonho impossível
No próximo domingo (17) milhões de estudantes brasileiros enfrentam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aquele frio na barriga sobre o futuro, em 2021, terá outro sabor. O que estará em jogo não é apenas a entrada numa universidade, sonho para muitos. É o risco de ser contaminado pelo coronavírus, após muitos estarem sem aulas desde março do ano passado. A edição de 2020 da prova é, sombra de dúvidas, a mais assustadora de todas.
Buscar
Enquete
Artigos
Gestão Municipal: todos falaram em mudança, mas quantos têm coragem pra mudar?
Quando todos os gestores estão abrindo os trabalhos da terceira década do século XXI, a palavra da moda é mudança. Mas, infelizmente, este tem sido um termo cosmético e de enganação em nossa sociedade. Principalmente, na Gestão Pública.