Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará

Por Redação

Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará
Foto: Divulgação

A Ministra da Cultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes, receberá o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da unidade no dia 24 de abril de 2026, e a cerimônia da homenagem está marcada para o dia 3 de julho na capital cearense, Fortaleza.

 

A honraria reconhece a trajetória artística, cultural e ministerial da baiana, que é considerada um dos principais nomes da música e da cultura do país, além de seu trabalho de valorização da cultura afro-brasileira. Com a aprovação do título, a UFC destacou a relevância de sua atuação em diferentes áreas, dando ênfase à sua carreira artística de quase 40 anos.

 

A trajetória de Margareth Menezes se iniciou nos palcos dos teatros baianos na década de 1980, consolidando-se mundialmente com o lançamento de 17 obras, além de indicações ao Grammy. A artista é a principal idealizadora do "Afropop Brasileiro", movimento que funde ritmos ancestrais afro-brasileiros com sonoridades contemporâneas. A proposta de concessão do título foi relatada pelo conselheiro Ivânio Lopes, que classificou a homenagem como um "marco histórico".

 

Além disso, a UFC destacou a atuação de Margareth na política. "À frente do Ministério da Cultura desde 2023, ela conduziu marcos decisivos como a 4ª Conferência Nacional de Cultura e a sanção da Lei nº 14.835/2024, que instituiu o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Além disso, Margareth promoveu a integração inédita entre as políticas de cultura e educação através do Comitê Técnico Interministerial, resultando em ações como o programa 'Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral'", destacou a universidade federal por meio de nota.

 

As ações da artista no ministério tiveram impactos diretos na UFC, que hoje integra a rede de universidades parceiras do Ministério da Cultura.