Margareth Menezes recebe título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará
Por Redação
A Ministra da Cultura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes, receberá o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da unidade no dia 24 de abril de 2026, e a cerimônia da homenagem está marcada para o dia 3 de julho na capital cearense, Fortaleza.
A honraria reconhece a trajetória artística, cultural e ministerial da baiana, que é considerada um dos principais nomes da música e da cultura do país, além de seu trabalho de valorização da cultura afro-brasileira. Com a aprovação do título, a UFC destacou a relevância de sua atuação em diferentes áreas, dando ênfase à sua carreira artística de quase 40 anos.
A trajetória de Margareth Menezes se iniciou nos palcos dos teatros baianos na década de 1980, consolidando-se mundialmente com o lançamento de 17 obras, além de indicações ao Grammy. A artista é a principal idealizadora do "Afropop Brasileiro", movimento que funde ritmos ancestrais afro-brasileiros com sonoridades contemporâneas. A proposta de concessão do título foi relatada pelo conselheiro Ivânio Lopes, que classificou a homenagem como um "marco histórico".
Além disso, a UFC destacou a atuação de Margareth na política. "À frente do Ministério da Cultura desde 2023, ela conduziu marcos decisivos como a 4ª Conferência Nacional de Cultura e a sanção da Lei nº 14.835/2024, que instituiu o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Além disso, Margareth promoveu a integração inédita entre as políticas de cultura e educação através do Comitê Técnico Interministerial, resultando em ações como o programa 'Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral'", destacou a universidade federal por meio de nota.
As ações da artista no ministério tiveram impactos diretos na UFC, que hoje integra a rede de universidades parceiras do Ministério da Cultura.
