Salgueiro anuncia enredo sobre Xica da Silva e é alvo de intolerância religiosa nas redes sociais
Por Redação
A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro anunciou para o Carnaval de 2027 o enredo “Laroyê Xica da Silva: a história por trás da história”, inspirado no livro homônimo de Leonardo Antan. A proposta, no entanto, gerou manifestações de intolerância religiosa nas redes sociais.
O enredo associa a personagem histórica Xica da Silva a uma pomba-gira, entidade das religiões de matriz africana, o que motivou comentários ofensivos em publicações da escola. Em resposta a uma das mensagens, a agremiação afirmou: “Meu terreiro é a casa da mandinga. Se não está feliz é só ir embora”.
O escritor Leonardo Antan destacou, em publicação, a importância da obra e disse ser “uma grande honra” contribuir para contar a história da personagem sob essa perspectiva.
A escolha do tema também recebeu manifestações de apoio de artistas como Taís Araújo e Viviane Araújo, que celebraram o anúncio nas redes sociais.
O Salgueiro já havia levado à avenida em 1963 o enredo “Xica da Silva”, considerado um dos desfiles mais marcantes de sua história. Em 2027, a escola voltará ao tema, revisitando a trajetória de Francisca da Silva Oliveira, conhecida como Xica da Silva ou “Imperatriz do Tijuco”.
