Xanddy Harmonia celebra 60 anos das Muquiranas e relembra evolução no comportamento do bloco
Por Laiane Apresentação / Ronne Oliveira
O cantor Xanddy Harmonia marcou o seu retorno ao bloco 'As Muquiranas' neste sábado (14) após 10 anos sem puxar os foliões, coincidindo com as celebrações de 60 anos. Em entrevista à equipe do Bahia Notícias no Campo Grande, o artista ressaltou a intensidade da história com o bloco e comentou as mudanças na conduta dos foliões nos últimos anos.
"Todo mundo sabe da intensidade da história que eu tenho com as Muquiranas. Os 60 anos eram o momento certo [para voltar]", afirmou Xanddy. O cantor estava há uma década sem desfilar oficialmente com o grupo, que é um dos mais tradicionais do circuito Campo Grande (Osmar).
Foto: Kleber Lobo / Agência Fred Pontes
Um dos pontos centrais da entrevista foi a análise do comportamento dos foliões após a implementação de normas mais rígidas de segurança, como a remoção das pistolas de água (as "arminhas"). Para Xanddy, o trabalho de conscientização tem gerado resultados práticos na convivência com o público, sobretudo, feminino.
“Essa transformação que tem acontecido, de conscientização após a remoção das armas, tem sido importante. Eles estão muito mais sociáveis e entendendo que se trata de uma brincadeira, [compreendendo] os limites que precisam ser obedecidos”, pontua o artista.
Foto: Kleber Lobo / Agência Fred Pontes
O cantor reforçou que as mudanças na postura do bloco trouxeram mais tranquilidade para a sua participação no Carnaval 2026. “Isso me deixa mais tranquilo para voltar e fazer parte dessa brincadeira, porque eu me sinto um 'muquirana”, concluiu.
O desfile deste sábado é considerado um dos marcos desta edição da folia, unindo a nostalgia da trajetória de Xanddy com o aniversário de diamante do bloco de travestidos.
