“Torcida” comparece e Xanddy Harmonia arrasta multidão na 3ª edição da Melhor Segunda na Barra
Por Eduarda Pinto
O cantor Xanddy Harmonia mobilizou uma multidão de fãs nesta segunda-feira (9), no Morro do Gato, no bairro de Ondina, para a realização da terceira edição da Melhor Segunda Feira do Mundo no pré-Carnaval de Salvador, que já teve início no final de semana com o Furdunço e o Fuzuê.
..jpg)
Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
A festa, que já era conhecida como os ensaios de verão de Xanddy e da antiga banda Harmonia do Samba, rapidamente se tornou uma tradição soteropolitana na segunda-feira anterior à folia momesca. Em 2026, ano em que o Carnaval de Salvador atende pelo tema de “110 anos do Samba: O Samba Nasceu Aqui”, a apresentação de Xanddy foi marcada inicialmente pelo tributo a Riachão, ícone do samba soteropolitano, falecido em 2020.

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
LEIA MAIS:
- Isaac Edington destaca “maior Furdunço da história” e reforça capacidade de Salvador para grandes eventos
- Fãs mantêm tradição na Melhor Segunda-Feira do Mundo: “Com Xanddy, eu sempre venho”
A primeira música, o clássico “Linda Morena”, foi dedicada à família do sambista centenário e o figurino escolhido para a noite também homenageava um dos trajes mais marcantes de Riachão. Em seguida, os primeiros momentos da “pipoca” de Xanddy foram marcados pelos clássicos do pagode baiano: "Tira a Mão do Bolso", "Peneira" e "Comando".
.1.jpg)
Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Chegando ao Morro do Cristo, que marca a chegada do trio à Barra, o trio teve problemas técnicos envolvendo um gerador, mas nem isso foi capaz de desanimar a “Torcida”, como é chamada a base de fãs de Xanddy. Em formato acústico, após a queda de energia no trio, os foliões fizeram coro e deram ritmo à apresentação do artista até o seguimento do show.

Carla Perez durante a Melhor Segunda Feira do Mundo. Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
No percurso, Xanddy ainda promoveu quatro participações durante o show. A primeira foi a do vocalista da banda Chicafé, Dinão; Em seguida, se apresentaram ao lado de Xanddy os artistas Migga (filho de Carlinhos Brown), Pierrinho (filho de Pierre Onassis) e Raysson Lima (filho de Tonho Matéria), integrantes do quarteto Filhos do Brasil, antes conhecidos como Filhos da Bahia, que ainda inclui João Lucas (Filho de Saulo Fernandes); o cantor e compositor Diggo, que atualmente divulga seu projeto de samba Pagodiggo, com o hit “Hipnotiza”, também subiu ao trio durante o percurso e, por fim, o intérprete baiano, Zau, o Pássaro finalizou as participações da noite já próximo ao final do circuito.

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
O trio sem cordas que deu partida do Morro do Gato às 19h40 chegou ao Farol da Barra às 22h30. O show de Xanddy Harmonia ainda prosseguiu por mais tempo em frente ao monumento mais famoso de Salvador, estendendo a festa para os sambistas e pagodeiros baianos até as 23h. A Melhor Segunda é o terceiro dia de pré-Carnaval na capital, que ainda conta com o Pipoco de Léo Santana, nesta terça-feira (10), e as Fanfarras no Habeas Copos, na quarta-feira (11).

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
A agenda de Xanddy no Carnaval oficial começa na abertura da festa, no circuito Osmar (Campo Grande), na quinta-feira (12).
