Reinauguração do Teatro Castro Alves é prevista para final do 1º semestre de 2026 com retorno do Domingo no TCA
Por Bianca Andrade
O Domingo no TCA, um dos projetos mais marcantes do Teatro Castro Alves retornará a programação do espaço com a reinauguração da Sala Principal, prevista para acontecer até o final do primeiro semestre de 2026.
Em visita ao espaço nesta terça (27), em uma comitiva que contou com a presença da ministra da Cultura Margareth Menezes, o secretário de cultura Bruno Monteiro falou sobre os planos para a reinauguração do espaço, que contará com uma programação vasta e especial.
“Uma das premissas dessa obra do TCA é acessibilidade e a democratização do acesso ao Teatro Castro Alves. Isso algo que nos motivou desde o primeiro momento. E sim, voltaremos com o Projeto Domingo no TCA, porque nós não queremos só um teatro pensando em grandes espetáculos para poucas pessoas na sala principal. Nós queremos realmente um espaço cada vez mais aberto aos fazeres culturais e à população como um todo, que deve sentir esse teatro, sentir esse equipamento cultural como parte dela. Porque a cultura é isso, a cultura está em nós e nós queremos o Teatro Castro Alves como o grande templo da cultura baiana, como um dos mais importantes equipamentos culturais do Brasil. Nós queremos que ele seja cada vez mais sentido pelo público baiano, pelos artistas baianos e brasileiros.”
Foto: Luiza Barbosa/ Bahia Notícias
De acordo com o gestor da pasta, o governador Jerônimo Rodrigues fez uma exigência para reservar uma data da semana de reinauguração para atender aos trabalhadores da obra do teatro.
Nós estamos pensando em alguns dias de programação, o governador já assumiu o compromisso, de uma sessão específica para os trabalhadores da obra. Então nós vamos preparar uma grande programação para o final desse primeiro semestre quando vamos marcar esse momento importante. [O TCA] volta diferente, ele volta ampliado, modernizado, mais seguro. Isso vai ser muito importante porque vai desencadear também numa série de outros equipamentos que vão também se requalificar para estar à altura do TCA”, afirmou.
Para a ministra Margareth Menezes, a entrega do novo TCA é um momento de celebração para o governo e para a população.
“O Teatro Castro Alves merece todo esse grau de importância. O TCA é uma obra de arte do estado da Bahia, nós temos, cada um de nós, que nos tornar um zelador desse patrimônio. Estou muito feliz como artista, como cidadã e como ministra também, de estar presente nessa ação. Esse teatro guarda a história da música popular brasileira”, pontuou.
Foto: Luiza Barbosa/ Bahia Notícias
Com aporte de R$ 260 milhões, a requalificação do TCA conta com obras na Sala Principal e no Foyer, além de intervenções para modernizar o Jardim Suspenso, ampliar as estruturas do Centro Técnico e melhorar as dependências dos corpos artísticos residentes, que são a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Balé Teatro Castro Alves (BTCA).
“[O TCA] é um teatro que vai crescer do ponto de vista de mais espaço, teremos um centro técnico, um novo espaço de experimentação artística, além de melhorar as condições de toda a fabricação de cenários, de figurinos, que não servem só ao teatro, mas servem à cadeia cultural do estado da Bahia como um todo. Nós estamos crescendo”, reforça o secretário Bruno Monteiro.
