TV Bahia cancela contrato com Ibope e gera rumores sobre concorrência com Alô Juca
Por Redação
A TV Bahia, afiliada da rede globo no estado, cancelou o contrato de medição de audiência em tempo real com a Kantar Ibope Media. Segundo informações divulgadas por Gabriel de Oliveira, conhecido como Rick Souza, a decisão foi aprovada pela emissora nacional e as medições foram interrompidas a partir desta sexta-feira (16).
A informação é que nem mesmo os executivos da Globo no Rio têm acesso aos índices da capital baiana. Outras afiliadas da emissora, como Campinas e Porto Alegre também teriam finalizado contratos, sob justificativa de desempenho abaixo das expectativas.
No caso da Bahia, a motivação do cancelamento não foi oficializada, mas rumores apontam para um possível acirramento da concorrência com o SBT e a TV Aratu, especialmente com o programa Alô Juca, programa que disputa a liderança de audiência no horário de meio-dia.
Ao portal Audi-Ba, fontes ligadas à emissora acreditam que a decisão não teve relação direta com o programa policial. Uma das fontes teria alegado que “em 2025, o Alô Juca fechou em segundo lugar tanto no horário de confronto com o BA Meio Dia quanto no horário completo, mas já enfrenta dificuldades no início de 2026. Se a TV Bahia fosse cortar o Ibope por estar perdendo, teria feito isso em 2017, quando enfrentava Bocão e o #BalançoGeralBA com mais de 20 pontos de audiência".
