'O Agente Secreto' entra para lista de pré-indicados no BAFTA, o Oscar britânico; Wagner Moura fica de fora
Por Redação
O longa 'O Agente Secreto' está na corrida por mais um prêmio. Indicado ao Globo de Ouro, que acontece neste final de semana nos Estados Unidos, a produção brasileira de Kleber Mendonça Filho está na pré-seleção de indicados ao BAFTA 2026, considerado o Oscar britânico, em duas categorias.
Em lista divulgada nesta sexta (9) pela Academia Britânica de Cinema, o longa aparece nas categorias de melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original. Desta vez, Wagner Moura ficou de fora da pré-indicação na categoria de Melhor Ator.
Em Melhor Filme de Língua não inglesa, dez filmes avançam para a próxima fase. São eles: "O Agente Secreto", "Foi apenas um acidente", "La Grazia", "Garota Canhota", "A Única Saída", "Nouvelle Vague", "Família de Aluguel", "Valor Sentimental", "Sir?t" e "A Voz de Hind Rajab".
Já na categoria de Melhor Roteiro Original, Kleber disputa contra "Blue Moon", "Casa de Dinamite", "Juro", "Isso Está Ligado?", "Foi apenas um acidente", "Marty Supreme", "Valor Sentimental", "Pecadores" e "A Hora do Mal".
O Brasil ainda marca presença na premiação em na categoria melhor documentário, tendo sido indicado com "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa. Os concorrentes são: "2000 Meters to Andriivka", "Becoming Led Zeppelin", "Cover-Up", "The Librarians", "Mr Nobody Against Putin", "Oceano com David Attenborough", "One to One: John & Yoko", "A Vizinha Perfeita" e "Riefenstahl".
Os indicados ao prêmio serão revelados no dia 27 de janeiro. A premiação acontecerá em 22 de fevereiro, em Londres, no Reino Unido.
