'O Agente Secreto' leva prêmio no Critics Choice Awards e Wagner Moura alfineta anúncio ao vivo; assista
Por Redação
O longa 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, deu o pontapé inicial nas premiações de 2026 e saiu do Critics Choice Awards com um troféu na mão na categoria Melhor Filme Internacional.
A revelação do prêmio, no entanto, foi motivo de crítica nas redes sociais e um nítido desconforto por parte do diretor Kleber Mendonça.
A produção, que disputava o prêmio com 'Foi Apenas um Acidente', 'A Garota Canhota', 'No other choice', 'Sirat' e 'Belén', foi anunciada como vencedora enquanto Kleber dava entrevista no tapete vermelho.
O diretor não escondeu a surpresa com o anúncio, que foi feito ainda antes da cerimônia começar a ser televisionada.
"Celebremos O Agente Secreto levando o Critics Choice de Melhor Filme Internacional, mas condenemos a PALHAÇADA de entregarem o prêmio a @kmendoncafilho no tapete vermelho por uma repórter do E!). E nem reclamar ele pode, pois tudo agora é pré-Oscar", comentou um internauta. "Bizarro anunciarem antes da cerimônia. Que coisa anticlimática", comentou outro.
O momento também foi alfinetado por Wagner Moura durante a premiação. O artista, que subiu ao palco para anunciar a categoria principal da noite e alfinetou a organização do evento pelo tratamento dado à categoria de Melhor Filme Internacional.
"Ou, para nós do Brasil, esse é o Melhor Filme Internacional. Aqui estão os nomeados", disse antes exibir os filmes que concorriam na categoria.
O Critics Choice, promovido pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos, é considerado um termômetro para o Oscar, premiação em que o longa brasileiro está cotado para concorrer na categoria de Filme Internacional.
