Spotify afirma que grupo de hackers invadiram e copiaram 99% de seu catálogo
Por Redação
A plataforma de música Spotify afirmou, nesta segunda-feira (22), que um grupo de hackers ativistas alegam ter “copiado” arquivos de músicas e metadados do catálogo do streaming. As contas dos hackers teriam sido desativadas pela plataforma.
Segundo o grupo Anna’s Archives, foram copiados cerca de 86 milhões de músicas do Spotify e metadados de 256 milhões de músicas para a criação de um “arquivo de conservação” aberto para músicas.
O grupo alegou ainda que os arquivos de música representavam mais de 99,6% das reproduções da plataforma, enquanto os metadados representavam 99,9% de todas as músicas.
Conforme comunicado do Spotify enviado à AFP, as contas envolvidas na ação foram identificadas e desativadas. Novas medidas de segurança teriam sido implementadas pela plataforma após a invasão para monitoramento de atividades suspeitas.
O grupo utilizou na invasão um método conhecido como scraping, que utiliza bots e scripts para obter dados de websites em larga escala. O grupo responsável pelo ataque é conhecido por defender a preservação de “conhecimento e cultura humana”.
