Briga familiar trava criação de instituto para preservar acervo de Dorival Caymmi, diz colunista
Por Redação
Uma briga entre os herdeiros do compositor Dorival Caymmi estaria travando a criação do Instituto Casa Caymmi, um espaço de preservação do acervo do baiano. O artista morreu em 2008, aos 94 anos, vítima de insuficiência renal.
Segundo a coluna Lauro Jardim, do jornal O Globo, o projeto foi concebido há 20 anos pelo neto do compositor, Gabriel Caymmi, em um trabalho de conclusão de curso, e seguiria os mesmos moldes da Casa Jorge Amado.
No entanto, questões sobre a gestão do espaço, do local, e de impasses políticos entre os herdeiros teria impossibilitado o andamento do projeto. Inicialmente, o local possuia dois locais como alternativa: Salvador e Rio de Janeiro. As prefeituras das duas capitais teriam demonstrado interesse no projeto.
Apesar disso, um dos últimos contatos sobre o assunto, na Bahia, teria ocorrido há sete anos e que teria, conforme a letrista Ana Terra, sido vetada por resistência de Danilo e Nana Caymmi, por divergência política e impasses sobre a gestão do espaço.
Ainda conforme o colunista, Danilo Caymmi afirmou que o local ideal para o instituto seria na Bahia, porém a “vinculação direta ao governo complica, porque, se muda o governo, muda tudo”.