Gilberto Gil e Cateano Veloso farão homenagem a pianista Tenório Jr., morto pela ditadura argentina na década de 70
Por Redação
O cantor, compositor e multi-instrumentista Gilberto Gil será o responsável por coordenar um evento em homenagem ao pianista Tenório Jr., que desapareceu em Buenos Aires na véspera de um golpe militar na Argentina.
De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, do jornal 'O Globo', o evento em homenagem ao músico acontecerá no dia 1º de outubro, no Rio de Janeiro, e contará com outros grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Marcos Valle, Joyce Moreno e mais.
Tenório, que era um dos músicos mais requisitados do país, tocando com Milton Nascimento, Nana Caymmi e Gal Costa, desapareceu em 1976, enquanto acompanhava a banda de Vinícius de Moraes e Toquinho, e teve o corpo encontrado quase 50 anos depois, sendo identificado pela Equipe Argentina de Antropologia Forense.
Para Aloizio Mercante, presidente do Espaço Cultural do BNDES, a homenagem ao músico é justa e importante para a cultura brasileira.
"O banco é a casa do desenvolvimento e também da democracia. Por isso, a justa homenagem a Tenório Jr., cuja vida e obra foram brutalmente interrompidas pela violência de uma ditadura, reafirma nosso compromisso com a memória, a cultura e a verdade histórica", afirmou.
O evento contará ainda com a participação das lideranças das “Mães da Praça de Maio”, da Argentina, e da “Marcha do Silêncio”, do Uruguai, um representante da família de Eunice e Rubens Paiva e familiares de Tenório Jr.