Escultura em homenagem a Preta Gil é instalada em ponto turístico do Rio de Janeiro
Por Redação
A cantora Preta Gil foi homenageada com uma escultura na Praia de Copacabana. A obra, assinada pelo artista Francisco Pará, foi instalada na última segunda-feira (15), e fica ao lado da peça em homenagem a Gilberto Gil, no quiosque Areia MPB.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o monumento é fruto de uma mobilização dos fãs, que pediram para que Preta também fosse lembrada no espaço.
Esta é a segunda escultura em homenagem a artista, que faleceu em julho deste ano em decorrência de complicações causadas pelo câncer de intestino.
A artista foi homenageada no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju com um busto feito pela RVF América.
Fora das esculturas, Preta está marcada na história do Rio de Janeiro com o batismo do circuito de desfile dos mega blocos na folia carioca, que a partir de agora se chama 'Circuito de Blocos de Carnaval de Rua 'Preta Gil'.
Segundo Eduardo Paes (PSD), entre os diversos atributos para a homenagem a artista, está a participação de Preta na consolidação dos mega blocos.
Em Salvador, uma proposta foi protocolada pela vereadora Aladilce Souza, do PCdoB, sugerindo a mudança de uma avenida de Salvador para homenagear a cantora. O projeto ainda não avançou na Câmara Municipal.