Gilberto Gil e Chico Buarque notificam ex-vocalista da banda Pixies por plágio de 'Cálice'
Por Redação
A cantora Paz Lanchantin, de 51 anos, ex-baixista e vocalista da banda norte-americana Pixies, foi notificada por Gilberto Gil, 83 anos, e Chico Buarque, 81 anos, através da Sony Publishing, por suposto plágio à canção 'Cálice', lançada pela dupla em 1979.
A semelhança entre a faixa lançada por Lanchantin, 'Hang Tough', no dia 18 de agosto, com um dos maiores sucessos de Chico e Gil, foi percebida pelos internautas no YouTube.
Pouco tempo depois, a semelhança também foi notada pela equipe dos músicos, que acionou a Sony Publising, representante da gestão do catálogo musical dos artistas, para a notificação por plágio da melodia da canção.
A interpolação acontece quando uma gravação é recriada nota por nota e reflete a composição subjacente. Isto é, quando uma música se assemelha a outra, mas não é exatamente igual, sendo ela uma inspiração. No entanto, é necessário a autorização e o crédito a faixa original, caso contrário, se configura como plágio.
Diferente de 'Cálice', lançada em meio a ditadura e que traz em sua letra uma metáfora ao período de violência e censura, em 'Hang Tough', Paz canta sobre uma desilusão amorosa.
Até o momento, a artista argentina não se pronunciou sobre a polêmica envolvendo a canção.