Festival de Verão 2026 ganha novo endereço e será realizado no WET Salvador
Por Bianca Andrade / Laiane Apresentação
O Festival de Verão Salvador tem um novo endereço. Após o retorno para o Parque de Exposições em 2023 depois de um período na Fonte Nova, o evento realizado pela Salvador Produções em parceria com a Bahia Eventos, da Rede Bahia, passa a ser realizado no WET Salvador.
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (19), pela organização da festa em um evento para imprensa e criadores de conteúdo no Pala7 Rooftop, no Centro de Salvador. Além da presença de Léo Santana na grade.
“Isso [a mudança] é natural. A gente, como qualquer segmento, vai buscando o melhor e buscar o melhor para atender a necessidade do nosso público. O público consumidor já é cada vez mais exigente, como qualquer situação… Algo que você queira consumir, você quer o melhor e não vai passar por diferente’, explicou Marcelo Brito, empresário da Salvador Produções.
Segundo Marcelo, entre as novidades que englobam a mudança de local está a retirada dos banheiros químicos e a inclusão de uma área verde no local. “É muito difícil transformar isso no Parque de Exposições, então na Arena Festival do WET a gente consegue trazer um elemento um pouco mais perto, tem uma mata toda por trás, tem um estacionamento também na porta, está a 800 metros do metrô. Já é um local completamente consagrado em Salvador”, defendeu.
Ao longo das 24 edições da festa, o FV já passou por grandes reformulações. Entre as mudanças nos últimos anos estão: a saída do Parque de Exposições para a Arena Fonte Nova; a redução dos espaços dentro da própria festa com o fim dos grandes palcos alternativos; a redução de dias de festa de 5 para 2; e o fim do investimento em grandes atrações internacionais.
Outra grande novidade foi a chegada de Zé Ricardo como diretor artístico do evento. Com ele, o FV passou a ter um estilo conhecido do público que acompanha os grandes festivais no Sudeste, e passou a levar para o palco misturas como Baiana System e Olodum, Ivete Sangalo com Luedji Luna, Luísa Sonza e Alcione, Criolo e Ney Matogrosso e etc.
Sobre a grade, Brito explicou ser difícil agradar a todos, mas garantiu uma variedade de gêneros. “Tem artistas muito desejados, extremamente desejados, que o Brasil todo reconhece a sua importância da música popular brasileira. Vai ter o samba, vai ter o pagode baiano, vai ter o trap, vai ter todos esses elementos, vai ter forró, vai ter projetos incríveis dentro do Festival. Eu acho que alguns feats, assim, que poucas vezes já aconteceram”, antecipou Marcelo.
Zé Ricardo segue na função em 2026. No evento desta terça-feira ainda será revelado a grade completa de atrações do FV.