Filme “Madeleine à Paris” será exibido em cidades do interior da Bahia
Por Redação
O filme baiano “Madeleine à Paris”, de Liliane Mutti, será exibido em cinco cidades da Bahia como parte de ações de internacionalização e interiorização do cinema baiano entre o Brasil e Paris, que completam 200 anos de relações bilaterais. Os municípios são: Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari, Nazaré e Vera Cruz.
O filme "Madeleine à Paris" retrata a trajetória do artista baiano Roberto Chaves, criador da "Lavagem da Madeleine", maior representação da cultura baiana e afro-brasileira em terras francesas. Revela, ainda, os bastidores dos 23 anos da Lavagem. Santo Amaro recebeu a primeira sessão do filme, dia 1º de agosto, dentro da programação oficial do Sabejé, tradição que simboliza a visita do orixá Omolu à cidade. A próxima parada será em Cachoeira, dia 16 de agosto, na Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h.
Essa coprodução internacional, que reúne arquivos de 23 anos do desfile afro-brasileiro em Paris, conta com o selo do Instituto Francês e Instituto Guimarães Rosa para circulação no Brasil e na França, através do projeto Trois Regards.
Ainda nas comemorações das duas décadas desde a primeira edição do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, a circulação do filme ocorrerá também em Paris, no dia 12 de setembro.
O longa-metragem tem sido selecionado em importantes festivais internacionais, notadamente a Mostra SP e o Festival do Cinema Brasileiro de Bordeaux e Paris, onde teve sala lotada no prestigiado cinema L’Arlequin, e no Festival Inffinito de Nova Iorque. O filme foi exibido no mês de setembro de 2024 na Embaixada Brasileira da França, com a presença da embaixadora do Brasil na UNESCO e ficou em cartaz em sete cidades brasileiras nos meses de fevereiro e março de 2025.
SINOPSE
Durante o dia, Robertinho é o orixá do desfile afro-brasileiro "Lavagem da Madeleine". À noite, ele encarna o Arlequim do Cabaré Paraíso Latino na capital francesa. Esse brasileiro queer, nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, filho de santo no Candomblé, há mais de 20 anos reúne cerca de 60 mil pessoas para lavar as escadarias da igreja da Madeleine de Paris. Transitando entre o sagrado e o profano, entre o masculino e o feminino, esses dois mundos estão prestes a se cruzarem.
A circulação do filme Madeleine à Paris é realizada em parceria com a Distribuidora Bretz Filmes e a produtora associada Obá Cacauê Produções.
PROGRAMAÇÃO
Aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços
Santo Amaro – 01/08 | Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê (OK)
Cachoeira – 16/08 |Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h
Camaçari – 26/08 |Teatro Alberto Martins, às 15h
Nazaré das Farinhas – 22/08 | Cine Teatro Rio Branco, às 15h
Vera Cruz – 27/08 | Complexo Cultural