Prefeitura batiza circuito de mega blocos no Carnaval do Rio de Janeiro com nome de Preta Gil
Por Bianca Andrade
A cantora Preta Gil, que morreu no domingo (20), em decorrência do câncer, será homenageada no Carnaval do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou um decreto no Diário Oficial do Rio nesta terça-feira (22), anunciando que o trajeto estabelecido pela Prefeitura para o desfile dos mega blocos na folia carioca irá 'Circuito de Blocos de Carnaval de Rua 'Preta Gil'.
De acordo com o gestor municipal, entre os diversos atributos para a homenagem a artista, está a participação de Preta na consolidação dos mega blocos.
"Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural", afirmou.
A partir de 2026, os grandes blocos que desfilarem no Rio farão o circuito entre a Rua Primeiro de Março, entre a ruas do Rosário e do Ouvidor; seguir pela Avenida Presidente Antônio Carlos até o ponto da dispersão, na altura da Araújo Porto Alegre, já com o novo nome.
A ideia da homenagem partiu do jornalista Rafael Godinho, amigo da artista, que exaltou a potência de Preta ao levar para o Rio a cultura dos grandes blocos em uma estética similar ao Carnaval de Salvador.
Na capital baiana, há um projeto para que a artista seja homenageada com o nome de uma rua.
A proposta da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), protocolada na Câmara Municipal de Salvador um dia após o falecimento da artista, sugere a mudança de uma avenida de Salvador para homenagear a artista.
“Mulher preta, artista, símbolo de luta contra preconceitos (racismo, gordofobia e homofobia), defensora dos direitos LGBTQ+, e ativista que deixou marca indelével na cultura e no coração de nosso povo”, argumentou a vereadora.
De acordo com a TV Bahia, uma das avenidas que está sendo cogitada para a mudança em homenagem à Preta é a Avenida Centenário, na Barra.