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Para caber no story: Estudos indicam que músicas ficaram mais curtas nas últimas décadas, com tempo médio de 2 minutos

Por Bianca Andrade

Para caber no story: Estudos indicam que músicas ficaram mais curtas nas últimas décadas, com tempo médio de 2 minutos
Foto: Canva

"Duas sanfonadas e acabou o forró...". A frase, que tem a música como objeto - mas é utilizada por internautas para falar sobre a brevidade das coisas, mais especificamente sobre relações sexuais -, aplica-se também ao objeto original da oração: a canção.

 

Você piscou e a música acabou. Não, não é uma impressão. As músicas realmente ficaram mais curtas nos últimos anos, e estudos, como o da Universidade da Califórnia mostram que a tendência é que as canções continuem a ter o tempo reduzido, similar ao de um jingle em uma campanha publicitária, por exemplo.

 

Mas esqueça 'Cheiro de Amor', interpretada por Maria Bethânia, pensada por Duda Mendonça como jingle do Motel Le Royale, de Salvador. As músicas tendem a ser mais curtas do que os 2:22 minutos da canção de Bethânia, com uma minutagem que não chega, por vezes, nem aos 60 segundos.

 

 

Ao Bahia Notícias, Marcelinho Oliveira, produtor musical, arranjador, diretor musical e compositor da Banda EVA, pontuou que a mudança na duração da música tem ligação com a adaptação ao mercado atual no sentido do consumo.

 

“Acho que mudou drasticamente nos últimos anos. Eu tenho 23 anos de carreira, o comportamento mudou muito, e eu acho que a forma que se escuta a música também. Antigamente as pessoas paravam para ouvir um disco e escutavam o disco durante um mês inteiro, escutavam a música em CD players. Hoje em dia as pessoas escutam 3, 4, 5 álbuns em um dia ou uma playlist com dezenas de músicas em um dia, isso já é uma mudança de comportamento. E com relação às plataformas de streaming, como TikTok, Instagram, principalmente, se dá porque as pessoas não têm tempo para poder escutar uma introdução, as pessoas têm que resolver isso de uma forma extremamente rápida.”

 

Marcelinho Oliveira (Foto: Instagram)

 

Para o cantor Gustavo Mioto, em entrevista ao site no início do ano, é uma prova do imediatismo da geração. “Hoje, temos músicas mais curtas, e antes eram mais longas. A nova geração não tem paciência para nada. Se não foi consertado na raiz, é impossível reverter. Precisamos descobrir maneiras novas de prender a atenção em três minutos, com textos mais curtos e profundos”.

 

O artista acredita que este seja um caminho sem volta. Dados do relatório Chartmetric 2024 Year in Music Report, divulgados no início deste ano, mostraram que a duração média das faixas executadas no Spotify caiu para aproximadamente 3 minutos, uma redução de 15 segundos em relação ao ano anterior e 30 segundos a menos que em 2019.

 

Já os estudiosos norte-americanos da Universidade da Califórnia, que analisaram 160 mil faixas disponíveis no Spotify, constataram que a duração média das músicas diminuiu um minuto e três segundos entre as décadas de 1990 e 2020.

 

Foto: Chartmetric

 

Músicas longas chegaram a ser um problema para grandes artistas, como a banda Queen, por exemplo, que foi aconselhada a não colocar 'Bohemian Rhapsody' como single por ter 5:52, algo incomum para as rádios. O plot twist? A canção é um dos maiores sucessos da banda britânica.

 

Em 2024, isso não é mais um problema. A música mais curta registrada no Spotify foi a faixa 'clip 1' da banda A-Reece, com 00:32. No Brasil, das cinco músicas mais ouvidas no TOP Brasil do Spotify no mês de julho, apenas uma consegue chegar a 3 minutos:

 

  • FAMOSINHA - Dj Caio Vieira, MC Keno K, Mc Rodrigo do CN (2:12)
  • P do Pecado - Grupo Menos É Mais, Simone Mendes (3:10)
  • Tubarões - Diego & Victor Hugo (2:42)
  • Artista Genérico - Veigh, Supernova Ent (2:30)
  • Eu Vou na Sua Casa - Felipe Amorin, Vitão, BIN, Malibu (2:57)

 

 

Entre os motivos elencados por especialistas estão a forma como os serviços de streaming contam a reprodução da canção. Em algumas plataformas, a execução de uma música é contada após cerca de 30 segundos. Desta forma, uma música curta tem mais chances de ser ouvidas várias vezes, tornando ela um hit “orgânico”, mesmo ela tendo sido pensada com a finalidade de ser viral.
 

Para Marcelinho, esta é uma questão geracional: “Tem gente que não curte muito essa rapidez, mas é uma galera que também não adere a esse comportamento, são pessoas mais velhas, que escutam música com mais tempo, param para poder escutar. Às vezes eu quero escutar uma música pop, eu acabo me deparando com essa realidade e às vezes eu quero escutar uma música mais MPB, mais antiga, que tem uma introdução bacana, que tem um solo bacana também e tal. Isso vai muito desse poder de escolha que a gente tem de uma forma geral”.

 

Ao Bahia Notícias, o cantor e compositor Diggo fez uma análise do mercado. Responsável por sucessos como 'Dengo' (2:34), 'Abaixa Que É Tiro' (2:37), e 'Xuxu' (2:52), o artista acredita que a redução na duração da música tem a ver com o consumo do público.

 

"Eu acho que isso vai piorar. Porque com o avanço da tecnologia, como tudo é muito rápido, para você mudar uma música hoje é frações de segundos, então, se realmente essa música não for... a música não começar logo, ou se a música não for rápida, ele vai passar a música. Se ele não gostar, ele vai passar logo, é tudo muito prático", afirma.

 

Para o artista, o "tempo de vida" da canção, com o advento das redes sociais, também se tornou mais curto; dessa forma, os cantores e produtores passaram a trabalhar cada vez mais em canções mais curtas, mas com possibilidades de se tornarem virais, para conseguirem sobreviver no "hype".

 

 

"Antigamente para você ouvir uma música tinha que ser na rádio, você tinha um CD. Então, para a gente é ruim. É ruim porque acaba que a gente tem que lançar coisas em pouco tempo, né? Enquanto a música durava 6 meses, 1 ano, hoje a música dura 1 mês, 2 meses. E a gente não tem muito que fazer, né? Tem que se ajustar", avalia Diggo.

 

Marcelinho cita que um dos maiores desafios atualmente é se adaptar ao tempo curto de uma canção para prender o público sem perder a identidade do artista.

 

“Como produtor musical é um desafio também você compactar as ideias. Acaba, em parte, perdendo uma construção musical, mas é o que está acontecendo. Em 20 segundos você tem que ter um refrão no mundo atual, o pop. As pessoas estão consumindo rápido, a gente tem que fazer uma coisa mais rápida também, e tentar bater de frente com isso é desleal. Porque é como as pessoas se comportam atualmente.”

 

Rafinha RSQ (Foto: Instagram)

 

O tópico já era pauta no Bahia Notícias desde 2021. Naquele ano, o site fez uma entrevista com o produtor musical Rafinha RSQ, compositor de grandes hits da atualidade, que falou sobre como as novas tecnologias interferiam na produção de músicas, e citou justamente a questão apontada por Diggo: o sucesso quase passageiro das canções.

 

"A nova forma de fazer música, da parte positiva, é que muitas pessoas anônimas e muitos artistas alternativos e independentes, que não têm grandes produtores e empresários, conseguem ter a possibilidade de estourar. A parte negativa é que está tudo indo embora muito rápido, e eu estou ficando desesperado com isso. A fase negativa é: você fica uma semana vendo a mesma música, chega uma hora que sua cabeça já está cansada da mesma música. E aí o que acontece? As pessoas param de dar play, tomam pavor da música. É muito desesperador", disse ao site na época.

 

O fenômeno das músicas curtas chama atenção no gênero Pop e tem forte influência das redes sociais, que limitam a duração dos vídeos a 60 segundos, fazendo com que seja escolhido o trecho mais impactante da canção para servir de trilha sonora do registro.

 

A repetição exaustiva de um trecho faz com que ela viralize, conquistando o amor de alguns e o ódio de outros. E em questão de dias, em alguns casos, de semanas, a canção já é datada como algo velho para a rapidez da internet, que, neste meio tempo, já encontrou outro sucesso viral com menos de 3 minutos para chamar de novo amor.

 

Não é mentira quando se fala de música "para caber nos stories”. Faixas com introduções longas já não prendem mais a nova geração e tem menos chance de viralizar. Já as que vão direto ao ponto, podem encaixar perfeitamente nos 60 segundos de um vídeo para o TikTok e se tornar o novo hit do momento.

 

Ao Bahia Notícias, o cantor, compositor e multi-instrumentista Jorge Vercillo já tinha deixado uma dica para a nova geração: a busca por um bom trabalho e não apenas o foco na popularidade das redes sociais, a se restringir a um trabalho guiado pela nova tecnologia.

 

Foto: Instagram

 

"Quero que eles se concentrem na qualidade da música que eles querem fazer e não apenas na quantidade de seguidores, de plays. Porque a quantidade não é a qualidade, e é muito mais importante; o que vai garantir que esse conteúdo vai perdurar é a qualidade. O que vai definir a permanência dele no mercado é esse diferencial. Tem muitos jovens talentosos que vêm me procurar, mas sempre em busca de um hit, e eu acho que acaba ficando na mesmice. Os jovens têm muitas ideias boas e essas músicas não necessariamente precisam ser apenas sintéticas."

 

No entanto, no meio de tudo isso, o lado bom das plataformas digitais, citado por Rafinha RSQ em 2021, segue tendo grande impacto para os artistas. Um relatório feito pela Luminate, divulgado em fevereiro deste ano, apontou que "o TikTok é um impulsionador-chave para a descoberta de músicas, monetização e sucesso nas paradas".

 

Os dados indicaram ainda que 84% das músicas que entraram na Billboard Global 200 em 2024 viralizaram no TikTok primeiro, além de apontar que os usuários do TikTok nos EUA têm 74% mais chances de descobrir e compartilhar novas músicas em plataformas sociais e de vídeo curto do que o usuário médio de plataformas de vídeos curtos.

 

“Eu tenho uma filha e eu vejo que ela escuta muito a música em muito pouco tempo, ela tem nove anos de idade. É uma quantidade de informações que a gente tem hoje que, se comparado ao que se tinha há 10, 20, 30 anos, é um absurdo. Então, acho que hoje se dá muito por isso também, pelo comportamento de quem consome o pop. Não é só sobre uma pessoa, é sobre uma geração”, avalia Marcelinho.

 

O fato é que, sendo curta ou sendo longa, se uma música é para ser sucesso, ela vai conseguir brilhar: “Existem vários motivos para que uma música seja sucesso por vários ingredientes que a própria música tem”, garante o produtor.