Vítima da Síndrome de Tourette, Lewis Capaldi retorna aos palcos após dois anos de afastamento
Por Luis Vasconcelos
Dono de uma das maiores vozes do cenário musical atual, o cantor escocês Lewis Capaldi esteve afastado dos palcos desde 2023 devido à Síndrome de Tourette. No entanto, para a alegria dos fãs, o artista fez um emocionante retorno neste ano, após dois anos de hiato.
Em 2023, durante uma apresentação da música "Someone You Loved", o cantor teve uma crise da síndrome em pleno palco. Na ocasião, o artista tentava seguir com a letra e não conseguia, mas o público, em gesto de apoio, cantou em coro. Esse momento viralizou e sensibilizou milhões de pessoas ao redor do mundo, aumentando a conscientização sobre a condição.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores e vocais múltiplos, que geralmente começam na infância ou adolescência e persistem por mais de um ano. Esses tiques são movimentos ou vocalizações involuntárias, rápidas e repetitivas.
O tão aguardado retorno de Lewis Capaldi aos palcos foi marcado durante o festival Glastonbury, realizado em junho na Inglaterra. Este evento foi importante tanto para o artista quanto para o público, já que na edição de 2023, o cantor teve que interromper sua performance no mesmo show devido à sua condição de saúde, gerando grande comoção.
Além de cantar "Someone You Loved", um de seus maiores sucessos e a música que o levou ao estrelato, Capaldi também trouxe em sua setlist outras canções amadas pelos fãs, como "Before You Go" e "Forget Me". Para a surpresa do público, ele também apresentou o novo single "Survive", lançado no último mês. O comeback de Capaldi não é apenas uma vitória para ele, mas também um lembrete da força e resiliência diante dos desafios.