Gilberto Gil terá carreira política retratada em novo documentário com lançamento previsto para 2026
Por Redação
O cantor Gilberto Gil terá outra área da vida pública explorada em um documentário. O artista, que já teve um material lançado pela Prime Video sobre a vida nos palcos ao lado da família com o 'Família Gil: Em casa com os Gil' e o 'Viajando com os Gil', terá a carreira política retratada em um documentário.
De acordo com a coluna Painel, do jornal 'Folha de S.Paulo', a atuação política do artista, que foi vereador em Salvador entre 1989 e 1992, e ministro da Cultura de 2003 a 2008 no primeiro mandato do presidente Lula, será relatada em um documentário com previsão de lançamento em 2026.
O longa, dirigido por Diógenes Muniz, com produção da Vitrine Filmes e Boulevard Filmes, e coprodução da Gegê Produções, de Gil e sua mulher, Flora, teve as filmagens concluídas.
No filme, Gil, relembra momentos de sua vida como gestor público e pensador e cita episódios como uma apresentação clandestina durante a ditadura militar e, 30 anos depois, um show na sede da ONU, ao lado do então secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
O documentário também acompanha Gil em visita a locais emblemáticos de sua trajetória, como o anfiteatro da Escola Politécnica da USP, onde fez um show durante o período da ditadura.
De acordo com a publicação, a produção de Muniz também irá mostrar arquivos inéditos da história do artista.