MinC entrega Ordem do Mérito Cultural; confira baianos agraciados com honraria
Por Redação
Personalidades e entidades baianas receberam, nesta terça-feira (20), a Ordem do Mérito Cultural (OMC) por sua contribuição para o desenvolvimento da cultura no Brasil. A entrega é considerada a maior honraria pública do setor cultural brasileiro e condecorou 112 pessoas e 14 instituições.
Dentre os condecorados está o músico Mateus Aleluia, os atores, Othon Bastos, Harildo Déda e Lázaro Ramos, o pintor Clóvis Júnior e o Balé Folclórico da Bahia. A esposa e a filha do cantor Gilberto Gil, Flora Gil e Preta Gil, também receberão condecoração, assim como Camila Pitanga, atriz e filha de Antonio Pitanga.
A entrega da OMC retorna após uma pausa de seis anos e recebeu, ao todo, 11.318 contribuições via formulário digital. Os segmentos mais indicados foram artes cênicas, música, literatura, audiovisual e culturas urbanas.
Os homenageados serão reconhecidos em três graus diferentes: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação.
Confira a lista de baianos:
- Mateus Aleluia Lima - Mateus Aleluia
Cantor, compositor e pesquisador cultural, Mateus Aleluia é remanescente do grupo Os Tincoãs. Sua música é marcada por religiosidade e ancestralidade afro-brasileira.
- Othon José de Almeida Bastos - Othon Bastos
Ator de teatro, cinema e TV, estudou artes cênicas em Londres e tem mais de seis décadas de carreira.
- Clóvis Dias Júnior - Clóvis Júnior
Artista visual baiano, Clóvis Júnior é conhecido por obras coloridas que dialogam com o folclore, o sincretismo religioso e a cultura popular brasileira, especialmente o universo afro-baiano.
- Harildo Esteves Déda - Harildo Déda (in memoriam)
Ator, diretor e professor baiano, Harildo Déda foi um dos pilares do teatro na Bahia e teve papel central na formação de gerações de artistas.
- Luís Lázaro Sacramento de Araújo Ramos - Lázaro Ramos
Ator, diretor e escritor, Lázaro Ramos é uma das vozes mais influentes da cultura brasileira. Seu trabalho articula arte, educação e combate ao racismo.
- Balé Folclórico da Bahia
Companhia fundada em 1988, une dança, música e cultura baiana em espetáculos consagrados no Brasil e no exterior.