VÍDEO: Marisa Monte visita o Pelourinho às vésperas de show em Salvador com Orquestra Afrosinfônica
Por Redação
Em Salvador para um show especial que acontece nesta sexta (4), a cantora Marisa Monte circulou por um dos bairros mais importantes da capital baiana na noite da última quinta-feira (3), o Pelourinho.
Marisa foi ao Centro Histórico para um ensaio com o maestro Ubiratan Marques, que irá reger o concerto beneficente da carioca com a Orquestra Afrosinfônica em prol dos projetos sociais apoiados pelo CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) Música e Direitos Humanos.
A apresentação especial acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a partir das 19h, e o show tem sido preparado desde 2024 pela artista em parceria com o maestro.
“Estou muito empolgada com a possibilidade de trabalhar com o maestro Ubiratan Marques e a extraordinária Orquestra Afrosinfônica. É uma orquestra com uma linguagem própria e uma identidade única. Estamos preparando o repertório e arranjos desde 2024 e não vejo a hora de cantar junto com a Afrosinfônica e colocar em prática as nossas ideias", afirma Marisa.
Para Ubiratan, responsável por combinar os artistas, musicalmente falando, o momento nos palcos irá trazer para o público e para o mercado o fortalecimento do fundamento da música brasileira.
"Eu acho que esse encontro/reencontro vai trazer mais um momento de fortalecimento do fundamento da música brasileira, que é a música de matriz africana, porque os guardiões dessa música são os terreiros e todas as manifestações que saem dos terreiros, ou seja, o samba, os maracatus, as cirandas, os blocos afro que deriva o carnaval. Muito importante falar dos direitos humanos porque é um evento, como o Gil fala, cultura não é extraordinário, é ordinário porque é a história das pessoas, a vida das pessoas. Cuidar dessas pessoas é fortalecer a nossa raiz e cuidar cada vez mais dos nossos jardins. A música é como a chuva, no lugar que ela cai ela toma forma daquele lugar. Deixa chover."
O show com Marisa faz parte do Projeto Músic Direitos Humanos, que chega a sua 5ª edição e celebra, além da música, a importância do apoio as causas sociais.
“Através da arte e cultura com suavidade e beleza, mas, atrelado às causas que defendemos e acreditamos”, destaca a diretora-executiva da organização, Sônia Mota.
Nos anos de 2013 e 2014, os convidados do Música e Direitos Humanos foram a Orkestra Rumpilezz e o cantor Lenine, parceiros da CESE; em 2015, Maria Bethânia e Afrosinfônica e em 2018, Gilberto Gil e Rumpilezz.