Zezé Motta e Fafá de Belém podem receber título de cidadãs soteropolitanas; saiba mais
Por Bianca Andrade
A capital baiana pode ganhar duas novas cidadãs soteropolitanas, as cantoras Zezé Mota e Fafá de Belém. O nome das personalidades brasileiras foram citados na Câmara Municipal de Salvador para serem reconhecidas com o título.
A proposta para dar o título a atriz Zezé Mota foi apresentada pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), enquanto a proposta da cantora Fafá de Belém foi apresentada pelo vereador Felipe Santana (PSD).
Na justificativa, a edil exalta Zezé como uma das figuras mais importantes da cultura brasileira, "transitando com maestria entre a atuação, a música e o ativismo social", e cita a relação da artista com Salvador, tendo participado de momentos emblemáticos da cultura baiana, como o desfile das Filhas de Gandhy, além de ter escolhido a 1ª capital do Brasil para estrear como cantora com o álbum 'Muito Prazer, Eu Sou Zezé' com um show no Teatro Vila Velha.
O mesmo espaço é citado pelo vereador Felipe Santana ao justificar o título a Fafá de Belém. O Vila Velha foi o palco de estreia da carreira artística da artista ao lado de Valtinho Queiroz e Sérgio Ricardo. Neste ano, ao celebrar 50 anos de carreira, a cantora retornou à cidade para se apresentar ao lado de Margareth Menezes no Trio da Cultura durante o Carnaval.
"Por sua contribuição à cultura brasileira e pela ligação especial com Salvador, é justa a concessão do Título de Cidadã Soteropolitana a Fafá de Belém, reconhecendo-a como uma personalidade que, embora nascida em outra região do país, escolheu esta cidade como palco de momentos marcantes de sua carreira e vida pessoal."