Ex-titular da Secult, Pedro Tourinho defende que Ana Paula Matos integre "cultura com a educação e a área social"
Por Redação
O ex-secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, parabenizou a vice-prefeita da capital Ana Paula Matos pelo cargo a frente da Secult como substituta dele na nova gestão de Bruno Reis (União).
Por meio das redes sociais, Tourinho antecipou em alguns minutos o anúncio que seria feito pelo prefeito nesta quarta-feira (19), em solenidade no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal, e celebrou a escolha. Tourinho ficou no comando da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) nos últimos dois anos, e a saída do empresário teve como indicativo um retorno para a iniciativa privada.
“Recebo com alegria e otimismo a nomeação de Ana Paula Matos para Secult Salvador. Ter a vice-prefeita à frente da Cultura é um reconhecimento da relevância que o setor conquistou na gestão de Bruno Reis. Ana, com sua força, trajetória e competência, tem tudo para entregar algo inédito e potente: a integração da cultura com a educação e a área social. Cultura é antídoto contra a violência, e ela chega no lugar e no tempo certo. Obrigada por aceitar esse desafio, Ana. Conte comigo!.”
A pasta estava sendo chefiada interinamente por Walter Júnior Pinto, subsecretário de Cultura e Turismo na gestão de Tourinho. No entanto, o nome da vice-prefeita já era indicado como uma das possíveis escolhas de Bruno Reis. Walter segue na pasta, retornando ao posto de subsecretário.
Interlocutores ligados a gestão apontaram ao Bahia Notícias que a ideia de alocar Ana na Secult teria um “movimento duplo”, primeiro para ajustar o espaço da Saúde em Salvador, já que a vice-prefeita ainda era citada para retornar ao posto, e segundo, por possibilitar Ana “transitar” por alguns setores “inéditos para ela” na gestão.
A reportagem, feita pelo Bahia Notícias em dezembro de 2024, indicava ainda que o plano de fundo seria uma maior “conexão com outros setores da cidade”, ampliando ainda mais os contatos de Ana Paula, facilitando uma aproximação da vice-prefeita com o campo da Cultura e Turismo, a cacifando ainda mais para um projeto político maior.