Tio Paulinho explica mudança do bloco Happy para circuito Campo Grande: “Questão de estrutura, de segurança”
Por Laiane Apresentação
Há mais de 30 anos, as crianças têm um espaço garantido no bloco Happy, comandado pelo animador Tio Paulinho, e costumeiramente presente no Circuito Dodô, na Barra. Entretanto, neste Carnaval, os sobrinhos, que já chegam na terceira geração, desfilarão no circuito Osmar, no Campo Grande, pela primeira vez.
Ao Bahia Notícias, o anfitrião da festa explicou o motivo da mudança e as novidades que o bloco infantil, o mais antigo do Brasil, trará ao Carnaval, que comemora os 40 anos de Axé Music.
“A gente é apaixonado pela Barra, o bloco nasceu na Barra, a gente sabe que lá é um circuito muito bacana para as crianças, porém, ele tá saturado, ele tá saturado, ele tá cheio”, contou Tio Paulinho.
A mudança de circuito foi analisada e negociada antes do Carnaval. Tio Paulinho explicou ainda que uma pesquisa foi feita previamente para conhecer o circuito Campo Grande, na prática, com uma Pipoca realizada no ano passado. “A gente mudou para o bem do Carnaval, para o bem do desfile do bloco Happy. O bem da segurança das crianças, o conforto e tudo mais”.
Além da mudança do circuito, o bloco infantil trará novidades para os foliões mirins e adultos. Em homenagem aos 40 anos de Axé Music, Tio Paulinho contou que não haverá abadá no bloco e sim mortalhas, a fantasia de Carnaval que antecedeu ao abadá durante os anos 60.
“Vou fazer uma vanguarda, eu vou mostrar a minha criança atual como é o Carnaval de antigamente. Então a minha criança vai desfilar de mortalha. Por que vai desfilar de mortalha? Porque eu quero mostrar a criança de hoje como era o Carnaval dos pais dela”, revelou.
Além das mortalhas, o bloco também trará à avenida uma “Mamãe sacode” inflável para as crianças e famílias presentes no desfile. “A gente não pode perder essa oportunidade de mostrar nossas crianças esse valor, o verdadeiro valor do Carnaval, que é a diversão e a alegria”, defendeu.
O Carnaval do bloco Happy terá como atração a banda Filhos de Jorge. Segundo Tio Paulinho, a escolha musical é devido à proximidade do Axé com o universo infantil. “O Axé, a música do Axé, ele é muito próximo da criança, porque ele é uma música divertida e tudo o que é divertido agrada à criança”, explicou.
“É fácil a gente pegar, criar um repertório dentro da nossa música, claro, com os cuidados com a letra da música e tudo mais, mas a gente sabe que o Axé é uma música que realmente está dentro do universo infantil”, completou.
O Tio Paulinho contou ainda ao BN que o bloco Happy nasceu com o objetivo de “criar o folião do futuro”. Apesar de não ter sido o primeiro bloco com o foco na criança e na família, é o que possui maior tempo em atividade. Originalmente professor de Educação Física do Ensino Fundamental, Tio Paulinho já teve participações como Eliana, Netinho, Babado Novo e Gilmelândia em seus desfiles.