Lavagem Cultural da Funceb abrirá Carnaval do Centro Histórico com cortejo
Por Redação
A 33ª edição da Lavagem Cultural da Funceb abrirá o Carnaval do Centro Histórico de Salvador no próximo dia 26 de fevereiro, às 14h. O cortejo terá concentração na Rua Chile e segue em direção ao Largo Quincas Berro D’Água.
Neste ano, os vocalistas da banda Cortejo Afro serão coroados em reinado coletivo. Portella Açúcar, Aloísio Menezes e Claudya Costta receberão as coroas de Reis e Rainha da Lavagem Cultural, além da participação especial de Veko Araújo, símbolo do Cortejo.
A animação da Lavagem Cultural da Funceb ficará por conta da banda Dona Genoveva e da Banda Pinel, atualmente comandada pela vocalista a cantora Mirella Bastos.
A Lavagem ainda renderá homenagem à Valdemira Telma de Jesus Sacramento, a Negra Jhô, conhecida pelo seu trabalho de arte com tranças, torços e turbantes. Desde a década de 70, Negra Jhô contribui para a emancipação da identidade negra, é precursora do empoderamento do cabelo natural, transformando a forma como homens e mulheres negros olham para a sua própria estética. A homenagem vem por seus relevantes serviços prestados ao fortalecimento da Cultura da Bahia e reconhece sua inestimável e marcante presença empreendedora e artística no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador.
SERVIÇO:
33ª Lavagem Cultural da Funceb
Quando: 26 de fevereiro de 2025 (quarta-feira), às 14h
Concentração: Rua Chile, em direção ao Largo Quincas Berro D’Água