Carnaval de Salvador: Trios elétricos terão telas de proteção na área dos convidados como medida de segurança para folia em 2025
Por Bianca Andrade
Os trios elétricos que irão desfilar no Carnaval de Salvador em 2025 contarão com telas de proteção nas partes frontal e traseira dos trios elétricos, onde ficam os convidados.
A implementação da medida de segurança foi definida no segundo encontro de alinhamento promovido pelo Ministério Público da Bahia com os representantes e donos dos trios elétricos para reforçar as medidas de segurança para a folia.
A reunião contou com a presença dos promotores de Justiça Artur Ferrari e Audo Rodrigues, coordenadores do plantão do MP baiano na festa, Pablo Almeida e Andrea Scaff, coordenadora da Central de Apoio Técnico (Ceat).
“É importante nos reunirmos para chegarmos em um consenso priorizando proteger os envolvidos e reforçar que não vamos abrir mão de fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, especialmente uma superlotação dos trios”, reforçou o promotor de Justiça Pablo Almeida.
Durante o encontro, foi reforçado o cumprimento da Instrução Técnica nº 46, do Corpo de Bombeiros Militar. Já havia sido definido a limitação de foliões nos equipamentos como forma de prevenção de acidentes.
“O Corpo de bombeiros não trabalha para inviabilizar o carnaval, é justamente o contrário, trabalhamos para que a festividade tenha viabilidade e seja segura para todos”, afirmou o comandante.
O IT para trios elétricos e similares conta com 15 tópicos, entre eles a exigência de duas saídas de emergência e sinalização para rotas de fuga, dois brigadistas de incêndio e extintores, barras de guarda-corpos, que são diferentes das telas de proteção e já existiam nos trios.
O Corpo de Bombeiros ainda pontua que o controle de acesso e o limite de lotação máxima é de inteira responsabilidade do proprietário ou responsável pelo uso do trio elétrico.
Peça fundamental no Carnaval de Salvador, a capital baiana conta com aproximadamente 500 equipamentos, entre trios e mini trios, de acordo com um levantamento feito pelo presidente da Associação de Blocos e Trios, Washington Paganelli, que também é presidente do Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar).
De acordo com Paganelli, a fiscalização feita no Parque de Exposições será ainda mais rígida em 2025 e os trios terão que sair já prontos para desfilar, sem nenhum tipo de adição de equipamento.
Neste ano, o circuito terá uma redução de equipamentos nas ruas, medida tomada pela Saltur para melhorar o fluxo e entregar aos foliões e aos artistas mais qualidade para as apresentações, e um bom funcionamento do trânsito entre um circuito e outro.