Coreógrafa de Léo Santana, Edilene Alves fala sobre o papel da dança na música do Carnaval
Por Bianca Andrade / Alexandre Brochado
Edilene Alves, coreógrafa de Léo Santana, um dos artistas que se apresentam no Festival de Verão Salvador neste domingo (26), compartilhou sua visão sobre a influência da dança na escolha das músicas do Carnaval. Em entrevista ao Bahia Notícias, ela destacou a importância dos passos de dança na popularidade dos hits.
"Hoje em dia, as danças viraram o carro-chefe dos hits que estão tocando nas plataformas. Para nós, da dança, é uma grande responsabilidade entender quais são os passos que vão viralizar e que a galera vai abraçar. A dança é o passo número um para entender se uma música vai funcionar ou não", afirmou Edilene. Ela ressaltou que Léo Santana tem uma abordagem única, conectando os movimentos no palco com a interação do público em casa. "É sempre um desafio, mas, graças a Deus, é sempre bem aceito", declarou.
Sobre o tempo necessário para criar uma coreografia, Edilene explicou que não há uma regra fixa. "Às vezes, Léo liga de manhã para dançar à noite. Então, a cabeça precisa funcionar para entregar o melhor. Geralmente, gosto de fazer um processo criativo, ouvindo a música várias vezes, entendendo a batida e a mensagem que ela quer passar”, revelou.
Ela também comentou sobre a facilidade que as danças adquiriram com a popularização de plataformas como TikTok. "Isso impacta diretamente no meu trabalho. Eu preciso equilibrar a estética para o show, que é mais técnica, e ao mesmo tempo criar coreografias para músicas com refrões virais que a galera consiga reproduzir nas redes sociais”, explicou.