VÍDEO: Paulo Vieira se emociona com espíritos de crianças em festival de vodu no Benin
Por Redação
Em viagem ao Benin para conhecer de perto o festival de vodum do país africano, o humorista Paulo Vieira compartilhou uma experiência pessoal que o emocionou. De passagem por um povo da região, o artista conheceu dois zangbetos, vigilantes noturnos.
“Tava num povo, de passagem, quando um Baba me disse que tinham dois zangbetos que queriam me conhecer. Que eu precisava esperar porque eles quase não saíam. Não entendi… Até ver: eram os espíritos de dois irmãos, ligados a Ibeji”, compartilhou a experiência.
Segundo Paulo, tudo em sua vida é ligado a Erê, que em culturas afro-brasileiras se refere a criança, Ibeji, divindades gêmeas no Candomblé, e Egbe, que significa para a filosofia Yorubá o Orixá da Juventude e das Relações.
“Encontrar pureza no mundo é sempre emocionante. Que o cinismo nunca tome a minha cabeça pra que meu coração permaneça doce e meus olhos procurem no mundo o ineditismo que as crianças veem quando olham pra ele”, escreveu o humorista. O Benin, país com aproximadamente 9 milhões de habitantes, é considerado o berço do Vodun, animismo.