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"A música da Bahia tem que se reinventar, o axé principalmente", afirma Lazinho, vocalista do Olodum

Por Bianca Andrade

Lazinho
Foto: Bianca Andrade/ Bahia Notícias

Antes mesmo do movimento Axé Music começar e dar o tom do Carnaval em Salvador, os batuques do Olodum já eram ouvidos pelas ruas da capital baiana como um som revolucionário e, como o próprio Lazinho, vocalista da banda, classificou: problemático. Isso por que o Olodum sempre saiu nas ruas com canções de protesto e poesias musicadas, sentido contrário das músicas comerciais de hoje em dia.

 

Em 2025, a Axé Music completa 40 anos, seis a menos que o Olodum, que sem dúvidas, foi uma inspiração para o movimento, assim como todos os blocos afro já existentes na capital baiana antes de Luiz Caldas puxar o 'Fricote' na avenida. 

 

Para Lazinho, a reflexão que fica após anos do surgimento do movimento é a necessidade de se reinventar. Ao Bahia Notícias, o vocalista do Olodum pontuou a diferença entre a música baiana e a música afro, feita pelo Olodum e por outros blocos, que com o passar dos anos não perdeu o propósito.

 

"Eu acho que a música da Bahia, ela tem que se reinventar, principalmente o axé. A música afro é um pouco diferente, porque quer ou não, a gente tem um corpo de compositores. Não perdemos nossos compositores de vista, eu estou sempre pegando pelo braço e falando 'Apareça lá', 'apresente a sua música', saio na rua falando sobre a importância deles para a propagação da nossa cultura."

 

Foto: Bahia Notícias

 

Segundo o artista, muitos compositores de música afro pensaram em migrar para o axé pela facilidade em fazer dinheiro. Lazinho conta que a união fez a força neste caso, e um grupo conseguiu convencer os compositores de não "mudar de lado".

 

"Algumas pessoas tinham desistido, por causa do axé. Tinha desistido de fazer música e eu e uma galera criamos um grupo para trazer novos compositores e os compositores que tinham parado de compor. Se não, o mesmo que aconteceu com o axé ia acontecer com a música de Bloco Afro. Acho que a música da Bahia tem que se reinventar, o axé principalmente, que ajudou também a levar o nome da Bahia muito longe, acho que pararam um pouco no tempo, mas agora estão tentando se reencontrar. E nós vamos ajudar, porque o que for da Bahia, o Olodum vai ajudar sempre."

 

Em entrevista ao Bahia Notícias durante o lançamento do Festival e Música e Artes Olodum (Femadum), o músico exaltou a importância do projeto, que completa 44 anos em 2024 e é o responsável por enriquecer o repertório do Olodum, para a Bahia.

 

"O Femadum não é só importante para o Olodum, nem para os compositores. A importância do Femadum é para a música de Salvador, da Bahia, que até então era chamada de música regional. A criação do festival expandiu a música da Bahia através dos tambores do Olodum para o mundo, tanto que muitos artistas baianos que não apareciam na mídia nacional e internacional, e passaram a ganhar vários prêmios e destaque a partir de 1990, porque o Olodum divulgava as músicas que eram resultados do Femadum. Hoje, o Festival se tornou o maior festival de música negra da América Latina."

 

Foto: Divulgação

 

Mundialmente conhecidos através da própria música, que conquistou grandes artistas internacionais, como Paul Simon e Michael Jackson, Lazinho relembrou a primeira vez que o Olodum pisou fora do Brasil e as dificuldades que a banda passou para se tornar a referência que é atualmente.

 

"Eu me lembro que em 1990 nós fomos para a Europa ganhando 10 libras por dia, que era para tomar café, almoçar e jantar, mas o sacrifício que foi feito lá atrás serviu para o reconhecimento das pessoas para o Olodum, que até então era tido como uma entidade problemática que lutava por direitos. Eu acho que a importância do Olodum para a cultura da Bahia e para a música da Bahia é muito grande. Nós somos suspeitos de falar, o povo é que vê essa grandeza e nos vem, nos reportar. O Olodum é muito importante na vida do povo baiano, quer queira, quer não, é preciso assumir isso. Mas ele tem uma importância muito grande, principalmente para a mulher negra, que nós defendemos desde a nossa criação. O Olodum vem defendendo o que eles chamam de 'classe menos favorecida', nós demos voz e vez a essas pessoas."