Jornalista da Globo desabafa após ser alvo de homofobia de apresentador do Pânico: "Crime precisa ser visto como crime"
Por Redação
O jornalista Marcelo Cosme, da GloboNews, foi alvo de piadas homofóbicas do apresentador Emílio Surita, do programa Pânico, na rádio Jovem Pan. Na ocasião, Surita fingiu imitar o jeito de Cosme ao fazer uma piada no programa e chamou o jornalista de "simpático", antes de debochar do profissional.
“Vou assim, andando gostosamente, bem Caetano Veloso, bem GloboNews. Como é que chama aquele cara que faz aquele programa à noite, o simpático?”, disse ele que caminhou pelo estúdio de forma jocosa.
Por meio de um desabafo publicado nas redes sociais, Cosme falou sobre a situação. O jornalista, que foi defendido por diversas celebridades, entre elas Déa Lúcia, mãe de Paulo Gustavo e o ator Carmo Della Veccia, lamentou ser alvo de piadas pela sexualidade.
“A gente nunca espera ser alvo de discriminação, mesmo que ela esteja ali, sempre como um fantasma para quem é da comunidade LGBTQIA+. A gente também não se acostuma com o preconceito, ainda que ele faça parte do cotidiano. E a gente não pode se conformar e nem normalizar seja qual for a forma que ele se apresente, seja a LGBTFOBIA, o racismo, o machismo e/ou qualquer outro tipo. E muito menos entender a discriminação como uma simples piada. A diversão de uns pode representar e incentivar o soco na rua, a lâmpada na cabeça e outros ataques. A gente precisa evoluir e não retroceder. O crime precisa ser visto como crime."
Após a repercussão negativa do caso, a Jovem Pan se pronunciou e afirmou que a fala de Surita foi “uma brincadeira muito infeliz” e um “tratamento descortês”.
“A Jovem Pan pede sinceras desculpas pelo ocorrido na edição de terça-feira, 23 de julho, do Pânico. O programa fez uma brincadeira muito infeliz citando o nome de Marcelo Cosme. Todavia, a atração não teve nenhuma intenção de discriminar o profissional em questão. De toda forma, nos comprometemos a não repetir mais o tratamento descortês ocorrido ontem. A Jovem Pan lamenta o ocorrido e deixa registrado sua admiração pelo trabalho de Marcelo Cosme.”