Influenciadora baiana relata choque cultural durante intercâmbio em Londres: "Desfazendo da gente"
Por Bianca Andrade
A influenciadora baiana Rafaela Moreira, dona de um perfil com mais de 2,4 milhões de seguidores no Instagram, passou por um grande choque cultural durante o intercâmbio que tem feito em Londres para aprender inglês.
Rafa, que tem brincado com os seguidores sobre "viver a experiência", relatou uma discussão que aconteceu na sala de aula com pessoas da cultura árabe ao falar sobre os costumes brasileiros. Segundo a blogueira, os colegas de classe não teriam entendido muito bem como funciona a questão de relacionamento no Brasil e teriam feito piada com a situação.
"O sextou aqui é sempre cheio de experiência, simplesmente a questão da sala hoje foi discussão porque no país da Arábia Saudita não pode ter namorados, namoradas, é só marido e mulher. E aqui no Brasil o pessoal pode ter namorado, o pessoal engravida com um mês, com três meses e tá tudo bem. O pessoal separa a cuida da criança. Só que aí o pessoal ficou soltando piada para a gente e a gente não entende. E começou a dar risada. Sabe por que ela estava rindo? Porque eles ficaram perguntando assim 'E como vai saber quem é o pai?', tipo assim, desfazendo da gente", contou.
A blogueira ainda disse que a amiga expxlicou para eles que se não assumissem a criança a pessoa ia presa, e eles ficaram com medo. "A gente sabe que no Brasil não acontece isso, mas Binha botou medo e aí eles fecharam logo a cara".
Na Arábia, o país é regido por por leis embasadas na religião islâmica, e tem diversas restrições, entre elas na questão do relacionamento. Um homem e uma mulher não podem viver juntos se não estiverem casados.
A amiga de Rafaela citou outro episódio que fizeram os colegas de classe rirem da cultura brasileira. "Eles ficaram 'bikini in Brazil is small' (biquíni no Brasil é pequeno), e Rafaela 'É, fio dental'", disse Binha que foi complementada pela blogueira. "E eu ainda mostrei, tudo lá dentro".
Quanto a questão das vestes, as mulheres são obrigadas a vestir-se com modéstia, e o costume é que a maioria delas use um manto de abaya e um lenço de cabeça.
Apesar do tom de humor, Rafaela se mostrou chateada com a situação e a falta de oportunidade de interagir: "A gente fica querendo saber da cultura do outro para poder interagir com o outro na sala, falando errado ou não, a gente tá testando o inglês, ela simplesmente mandou a professora adiantar".
TRÊS MESES LONGE DE CASA
A influenciadora se mudou temporariamente para a Inglaterra, onde tem se dedicado a aprender inglês. Segundo a blogueira, a ideia surgiu em fevereiro após notar dificuldade com alguns trabalhos.
"A ideia foi a necessidade que faz o homem, meio mundo de trabalho, meio mundo de viagem e não sabe falar a língua, entendeu? Passa um aperto surreal, porque o dinheiro pode comprar tudo, menos o conhecimento."