Mãe solo, influenciadora digital Hendy Ohara celebra transformação com chegada do filho
Por Bianca Andrade
A maternidade transforma. A frase parece um clichê de Dia das Mães, e é. Mas ela também é a realidade de grande parte das mulheres que escolheram ser mães ou que foram surpreendidas com a chegada de um ser em sua vida. A influenciadora Hendy Ohara entra nas duas alternativas e garante: a maternidade a transformou.
Natural de Feira de Santana, a 117km de Salvador, a jovem de 23 anos viu a vida se transformar em dois momentos desde o nascimento de Dante, seu companheiro de vida. O primeiro deles foi encarar a maternidade solo após um relacionamento abusivo que deixou traumas em uma mulher que passava pela transição da adolescência para a vida adulta.
Foto: Débora Tiana
"Dante chegou para mim, no momento da minha vida, que foi bem de surpresa. Eu não estava querendo ter um filho, eu não tava esperando ter filho e aí ele chegou dentro de um contexto na minha vida que eu já tava morando sozinha, eu já tava trabalhando, só que eu não tava muito bem psicologicamente. Eu passei por todos aqueles processos de mãe jovem quando descobre que tá grávida, daquela sensação de desespero, do que eu vou fazer da minha vida, e se minha família souber? Todas aquelas questões. Mas o momento que realmente eu conseguia assimilar a chegada do meu bebê foi durante o nascimento dele, e quando ele nasceu aí que eu senti de fato toda minha vida mudar. A minha vida mudou no momento que eu olhei, eu vi na minha frente um amor e uma sensação que eu nunca tinha sentido antes e eu não até hoje eu não sei explicar."
Paralelo ao nascimento do herdeiro, Hendy conta que Dante conseguiu despertar nela o desejo de realizar os próprios sonhos, mesmo com o medo e a insegurança. A produtora de conteúdo, que sempre trabalhou com redes sociais e marketing, revelou ao Bahia Notícias que foi a maternidade que deu a coragem necessária para investir na própria carreira como influenciadora digital.
Foto: Débora Tiana
"Eu era muito medrosa, era aquela pessoa que todo mundo dizia 'Essa? Ir morar sozinha?' (risos). Então, ele me trouxe uma coragem surreal. Ele me trouxe força para continuar todos os dias, ele me trouxe a atitude de acordar de fazer as coisas, de não desistir. Ele me trouxe maturidade para com as coisas básicas da vida, coisas que antes eu tinha muitas inseguranças e que hoje percebo que eram coisas muito bobas. Quando a gente tem um filho, coisas muito simples são importantes, como um sorrisinho dele. A gente está ali no banheiro e ele quer ficar grudado com a gente. Pode focar na parte negativa de não ter privacidade, mas eu tenho um companheiro aqui", celebra.
Os primeiros vídeos compartilhados por Hendy no Instagram foram em novembro de 2023, e de lá para cá, a influenciadora já ganhou mais de 2 milhões de seguidores. Ao todo, são 3.7 milhões de pessoas acompanhando um pouco da vida da família Ohara, as dificuldades e as delícias de ser mãe.
"Todos os dias quando abro meu Instagram sinto uma gratidão imensa. Em quase todos os meus vídeos, eu sempre coloco no final muito muito, muito, obrigada, porque o ser humano ele pode ser muito ruim, mas também pode ser muito bom. E hoje falo assim, eu falo 3,7 milhões de pessoas que acreditaram em mim, que abraçaram a minha história e que estão até hoje comigo. Eu sinto cada vez mais uma responsabilidade daquilo que eu tenho que fazer", afirma.
Além da rede de apoio fora do mundo virtual, Hendy celebra o apoio físico, dos amigos que conheceram ela antes mesmo de Dante nascer e escolheram continuar. A produtora de conteúdo conta que passou por momentos delicados no relacionamento com o genitor do filho e se afastou dos amigos, que não desistiram da amizade e estenderam a mão no momento em que ela mais precisou.
"Dentro de um relacionamento abusivo acontece muito de ser um relacionamento ioiô, de idas e vindas e acabei voltando para o pai do meu bebê e me afastando de todas as amizades, porque houve um processo isolamento. Hoje, além da Lari e do Hugo, tenho vários outros amigos que estão comigo que estão me ajudando que estão me dando suporte também. Eu acho que hoje, de verdade, nós somos uma família e o Dante ama a Lari, ama o Hugo. Eu sou muito feliz, porque era eu para tudo. Eu era a mamãe, eu era titia, eu era avó e hoje o Dante ele tem figuras e tem mais pessoas que ele pode confiar."
A maternidade na era digital pode ser benéfica para quem deseja converter a experiência em conteúdo, mas também tem como prejudicar quem não tem a cabeça forte para lidar com críticas e pitacos na criação do filho. Ao Bahia Notícias, Hendy conta que a terapia foi essencial para conseguir lidar com todas as mudanças e cuidar de si.
"Eu faço terapia e eu também procuro me informar bastante, e eu tenho percebido que quanto mais a gente se conecta com nós mesmos, mais a gente vai parando de se importar com essas coisas. Eu me posiciono e eu acho que fica muito claro das pessoas entenderem qual vertente de educação eu sigo, o que eu acredito. Eu não gosto nada baseado nas vozes da minha cabeça, sempre segui um caminho que envolve psicologia, que envolve amor e é o que eu acredito. Então quando alguém vem me falar alguma coisa, óbvio que eu vou analisar o que tá falando, mas eu tenho que levar em consideração quem eu sou, a minha essência e a minha personalidade."
A terapia foi essencial também para lidar com a nova realidade, que para muitos enchem os olhos com a possibilidade de enriquecer fácil, mas para Hendy tem sido tratada com os pés no chão. "O pessoal acha que o Instagram dá dinheiro por visualização, você pode ter 20 milhões de seguidores, você não ganha um centavo. Não é assim não, não é difícil, mas também não é fácil como as pessoas pensam. Tenho um negócio comigo, que certos tipos de publicidade, de segmentos, eu não faço. O que dificulta para mim porque é um dinheiro que vai chegar de uma forma mais difícil, mas eu sempre vou por um padrão ético".
E como não deixar a individualidade de lado sendo mãe? Hendy credita Dante pela coragem de ser quem ela é hoje e garante que a prioridade é encontrar uma estabilidade financeira para os dois, mas um dos maiores sonhos dela segue firme e será tirado do papel, o de ser cantora. "Eu sou apaixonada pela área de criação de conteúdo, quero produzir vídeos longos para o YouTube, eu quero contar mais a minha história, talvez um livro, mas o meu sonho mais antigo, desde quando eu tinha dois anos de idade é ser cantora. Então, a gente está analisando a possibilidade de poder ingressar nesse mundo musical. Já cantei na igreja, já cantei em casamento, já cantei festival de escola. E uma coisa, quando eu falo que eu vou ser cantora, é porque eu vou ser cantora, sabe? Vou tocar para frente."
RECADO PARA DANTE
No alto dos dois anos, a mensagem ainda será indecifrável para Dante, afinal, além de ainda não saber ler, há tanto para ser vivido. Mas o recado da mamãe é para seguir em frente.
"Continue fazendo aquilo que você acredita. Continue em frente. Se o que você faz não faz mal para ninguém, se o que você faz não não traz nenhum malefício para você para o próximo e você sabe que é o seu sonho que é uma coisa boa, que você pode seguir com aquilo, não desiste. Segue em frente. Porque tudo na minha vida só tava dando errado porque eu tinha desistido dos meus sonhos. Quando eu voltei a me reconectar comigo mesmo e acreditar que era possível, minha vida mudou. Às vezes a gente tá a um passo de conseguir alguma coisa e não consegue porque a gente desiste no meio do caminho, não quer aproveitar o processo."
RECADO PARA AS MÃES
"Nunca se esquecerem de quem vocês são, independente da maternidade. A maternidade faz a gente apenas lembrar que nós somos mães, mas às vezes a gente esquece que nós somos mulheres que antes de uma mãe. Eu sou Hendy Ohara, e se eu não for Hendy antes de ser uma mãe, eu não vou ser uma boa mãe. Porque uma pessoa que não se ama, que não se reconhece, não vai conseguir transbordar nada para outra pessoa. O nosso filho um dia ele vai crescer, ele vai constituir família, ele vai ter a própria esposa, ele vai estudar fora, vai viver o mundo porque é a ordem natural das coisas. Nós somos mulheres, então mamães não se esqueçam. Não deixem de se cuidar. O autocuidado também é uma forma de amar outra pessoa."
RECADO PARA O FUTURO
"Para a Hendy do passado eu vou agradecer por ela não ter desistido, porque a Hendy do passado já tentou muitas vezes e quase conseguiu desistir. Para a Hendy do futuro, eu sei que você vai ser muito melhor do que eu, muito mais proativa muito, mais ativa. Então só vai e arrasa!"