Mateus Aleluia recebe 1ª Comenda Ubiratan Castro
Por Redação
O cantor, compositor e pesquisador baiano Mateus Aleluia, de 80 anos, recebeu nesta quinta-feira (30) a comenda Ubiratan Castro, concedida pela Apub – Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia.
Em cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Direito da UFBA, o artsita foi exaltado pelo trabalho prestado para a sociedade através da arte. A comenda foi entrege pelas mãos da viúva do historiador Ubiratan Castro, Maria da Glória Machado.
O Mestre, remanescente do grupo Tincoãs, foi escolhido como o primeiro homenageado pela comenda que tem como proposta reverenciar personalidades negras importantes para a história e cultura brasileira.
A comenda, que leva o nome de Ubiratan Castro, historiador, professor doutor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e um dos fundadores do Centro de Estudos Afro Orientais (Ceao), se tornou uma homenagem dupla, com a reverência a grandiosidade do professor.
Castro foi presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador, diretor da Fundação Cultural Palmares e diretor da Fundação Pedro Calmon, ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.