Após cobranças, Pedro Tourinho admite que precisa "ajustar dinâmica" sobre artistas locais em eventos de Salvador
Por Josenildo Moreira, de São Paulo / Alexandre Brochado
O secretário de Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, foi uma das personalidades presentes no evento de lançamento do verão da capital para o cenário nacional, que ocorreu na noite desta quarta-feira (18) em São Paulo. Em entrevista ao Bahia Notícias, o gestor da pasta falou sobre as cobranças das participações de artistas locais nos eventos e admitiu que a dinâmica precisa ser ajustada.
Em sua fala, Tourinho lembrou do questionamento da cantora baiana Majur, em setembro deste ano, a respeito da participação de artistas soteropolitanos no Festival Virada.
“Expliquei para ela [Majur] os desafios que é tudo acontecer ao mesmo tempo, que não tem necessariamente uma curadoria, uma intencionalidade, que ela precisa ter mais espaço, como muitos artistas de Salvador também precisam. Salvador precisa abrir mais palcos, tem que conseguir dar conta de todo mundo. Não dá para todo mundo tocar no mesmo dia, mas que durante o ano todo mundo se sinta presente na cultura da cidade. [...] Tem toda uma dinâmica que precisamos ir nos ajustando para que todo mundo se sinta contemplado com os palcos da cidade. Já avançamos muito”, revelou.
“A prefeitura só contratou artistas locais para o Carnaval de Salvador. Anitta não recebeu cachê da prefeitura, nem Alok, eles foram pelos anunciantes. Não sei se o Governo [do Estado] contratou, mas a prefeitura eu pessoalmente olhei a lista inteira e só tinha artista da Bahia. Ainda assim escapa e pode acontecer, e vamos ajustando”, completou Tourinho.
Sobre o lançamento do verão da capital baiana em São Paulo, o gestor da Secretaria de Turismo ressaltou a importância de projetar Salvador nacionalmente e permitir que os turistas consigam se programar para as programações que estão por vir.
“Quando a gente pensa em turismo, turismo é programação, então tem que se programar para vir para a cidade. Temos que montar com uma antecedência muito grande as atrações todas, as programações turísticas da cidade para que hoje em outubro o turista possa comprar uma passagem para ir [para Salvador] em janeiro, para poder programar melhor a visita para a cidade. Na área de turismo o grande desafio é se antecipar para lançar cada vez mais rápido e fixar programações. A nossa estratégia tem sido fixar programações”, afirmou.