Baiano vence uma das principais batalhas de rima do Brasil
Por Léo Sampaio
Depois de alguns meses de seletivas, que começaram de forma online com mais de 300 nomes inscritos, 16 talentos do rap se encontraram na grande final nacional do Red Bull Francamente, neste domingo (18). Marcado pelo improviso e pelo dom de transformar as palavras em arte, o evento, uma das principais batalhas de rima do país, consagrou o baiano Bl4ck como o grande campeão nacional.
"O primeiro passo para se sentir um vencedor é ressignificar o conceito de vitória na vida. Somos muito apegados a ideia do sucesso ser relacionado apenas a um título na mão ou uma medalha, mas eu acho que já somos vencedores. Estou me sentindo bem, e pretendo aproveitar essa conquista para abraçar as oportunidades que surgirão a partir do presente, e construir algo que seja sólido.", conta o campeão.
O jovem, de apenas 18 anos, já possui uma relação de longa data com o rap e com as batalhas. Com referências nordestinas, aos nove anos conheceu a modalidade por meio do repente, de Caju e Castanha, e da embolada. "Comecei a ficar fissurado na rima nesta ocasião e vi que, além de animar o público, essa arte também promove sempre uma reflexão", relembra. Figura presente na cena, aos treze anos foi o mais novo da história a participar do Duelo Nacional de MCs e, deste então, acredita que o rap serve como forma de protesto e expressão de revolta, mas também utiliza a modalidade para recitar a vida poeticamente.
Em sua segunda edição no Brasil, o evento conectou mais de 300 MCs de todo o país e reuniu representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador na final nacional.