'Fake News': Record é condenada em R$ 50 mil por tachar mulher como suspeita de homicídio

A Rede Record foi condenada em segunda instância a pagar uma indenização de R$ 50 mil a uma jovem e também seus pais. Segundo informações iniciais da colunista Patrícia Kogut, do O Globo, a mulher foi erroneamente exposta no programa “Cidade Alerta”, em 2017, e associada a um crime de homicídio que não cometeu. Na época, a jovem era de menor.
De acordo com o Notícias da TV, para o entendimento da desembargadora Mônica de Carvalho, responsável pela sentença na 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, por um sensacionalismo midiático a Record propagou fake news. Na decisão, a desembargadora destacou que a própria polícia, na época, nunca investigou a jovem.
A autora da ação foi tachada como suspeita da morte de uma vizinha, que foi carbonizada em uma ponte na cidade paulista de Guaratinguetá. Além da vítima, o filho dela, de 1 ano, sofreu uma tentativa de homicídio por ter sido atirado em um rio. A criança sobreviveu após ser resgatado por um motorista de ônibus.
No programa policial foi exibida uma reportagem de 15 minutos para falar do caso. O repórter responsável pela matéria entrevistou parentes da vítima e moradores do bairro onde ocorreu o crime. Segundo informações coletadas pelo jornalista, as pessoas que falaram a reportagem apontaram a jovem como provável autora dos crimes.
A casa onde ela morava com os pais também foi exposta no VT. Tempos depois, a própria Record informou aos telespectadores que o ex-marido da vítima era na verdade o principal suspeito do homicídio.
Na sentença, que foi publicada no dia 7 de outubro e que ainda cabe recurso, consta que “ficou claro que a emissora praticou ato ilícito” e que “não há fundamento legal para o afastamento da responsabilidade da ré".
"Nesta era das fake news, reputações são destruídas e inverdades são divulgadas sem que os participantes dessa cadeia perniciosa se sintam minimamente responsáveis por sua conduta antissocial. É necessário colocar um freio a esse estado de coisas, repreendendo firmemente quem pratica tais atos”, declarou a desembargadora.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Colunistas

Ildázio Jr.
Colunista
14/06/2022 - 11:10
Ildazio Jr.: Circuitos – Ter ou não ter, eis a questão!
Ai, ai... Existem assuntos hoje em dia que, sinceramente, me dão canseira. Como Lula x Bolsonaro, terceira via, Anita x Sertanejos, influencers (“os vazios!!”), coach e, claro, Felipe Neto, o novo fiscal político do planeta! Bom, seguindo o baile, nada provocou tantas notas na imprensa e pano para manga nesses últimos dias do que a mudança, mais que necessária, do circuito Dôdo da Barra para a futura renovada orla da Boca do Rio – leia-se área do Centro de Convenções. Lá, blocos e os big camarotes pretendem se instalar.
20/04/2022 - 15:30
Ildazio Jr.: Uma nova festa chamada ‘Carnaval para Todos’
Bom, novos tempos, mais claros. Um status de endemia, taxas de vacinação bem altas, a maioria da população mais consciente do que deve fazer e, por conseguinte, que poder aglomerar, máscaras à la vontê... Ou seja, o cenário ideal. E até que enfim, para a volta geral do entretenimento que, aliás, já está a pleno vapor mesmo.

Luis Ganem
Colunista
15/07/2022 - 09:30
Luis Ganem: Adeus Barra, Welcome Boca do Rio!
A saída do carnaval do bairro da Barra é algo meio que um sonho dos seus moradores há muito tempo. Creio que, desde que o circuito foi criado, seus moradores começaram a sonhar com o fim dele. É forçoso dizer que o circuito, na sua concepção original, previa, salvo engano, melhoria nas ruas principais e adjacências do bairro, além do incremento do comércio, trazendo mais movimento comercial para a Barra, que era até então somente um bairro residencial. Mas, infelizmente – na visão dos moradores –, com a chegada do circuito e sua consolidação, a melhora que era um sonho acabou-se tornando uma realidade muito dura. O que eventualmente foi bom para o comércio – até onde eu sei – tornou-se ruim para os moradores.
26/04/2022 - 10:30
Luis Ganem: Finalmente algo de novo no reino da Babilônia?

TAG da Cultura Nerd
Colunista
04/08/2022 - 15:00
TAG Nerd: Instrumentos Mortais, filme ou série?
Uma das coisas que todos os leitores se preocupam é quando seu livro ou saga favorita vai ser adaptada para um filme ou série. Apesar da felicidade, vem o medo e com isso a ansiedade do que será feito com o seu “bebê”.
28/07/2022 - 15:00
TAG da Cultura Nerd: Lançamentos de Agosto de 2022
Está na hora de largar um pouco as Coisas Estranhas e dar Bom dia Verônica porque o mês de agosto, está cheio de lançamentos maravilhosos que eu não terei tempo de assistir.