Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Holofote
Você está em:
/
/
Entretenimento

Notícia

'Audiência e mercado não foram os fatores', desabafa João Gomes após saída da TV Bahia

Por Júnior Moreira Bordalo

'Audiência e mercado não foram os fatores', desabafa João Gomes após saída da TV Bahia
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

Com mais de 31 anos de carreira, sendo os últimos sete como diretor executivo da TV Bahia – cargo mais importante da empresa –, João Gomes encerrou suas atividades na afiliada da Globo nesta quarta-feira (31). Em comunicado disparado no meio do mês de julho, a Rede informou que a demissão foi motivada por “um mercado em constante e intensa transformação” e, por isso, a empresa estaria fazendo “esforços para estar preparada para os desafios atuais do segmento da comunicação” (relembre aqui). Em entrevista ao Bahia Notícias, Gomes informou que a saída foi em comum acordo. “É uma coisa que vem sendo construída há algum tempo. Vai de encontro com um desejo pessoal e conversado aqui com os acionistas da Rede Bahia. Um desejo de partir para outros desafios”.

 

“Não tenho nada o que dizer [da TV Bahia]. Sempre tive muito respeito dos acionistas, colaboradores, com a própria Globo. A audiência e o mercado não foram os fatores motivadores. A Rede Bahia está entendendo o processo de reestruturação e isso está cada vez mais claro. Ela, enquanto organização, vai posicionar o projeto que imagina para frente. As empresas todas estão ajustando suas estruturas e ao mesmo tempo redefinindo suas estratégias”, explicou. Por ser um cargo importante, ele ressaltou que a negociação não poderia ser de uma hora para outra. “Estou encerrando aqui de uma forma muito cordata, respeitosa. Vinha sendo trabalhado para que não fosse traumático”.

 

Com as conversas, ele ponderou que, em comum acordo, esperaram concluir o primeiro semestre, assim como alguns projetos, como o novo cenário. “Não teve surpresa nenhuma. Tanto que o comunicado foi feito e estou aqui mais de 10 dias depois. Fazendo a transição e podendo ter a oportunidade de me organizar, sem desgastes. E ficará apenas a saudade, mas ao mesmo tempo tem meus interesses pessoais e profissionais”, salientou. Nessa vontade de querer novos rumos para a própria carreira, ele chegou a pensar se tais mudanças ocorreriam dentro da TV Bahia, mas por ser diretor executivo, ele não teria mais para onde ir. “Teve um momento que eles me comunicaram oficialmente. ‘Olha, acho que agora podemos’. E respondi: ‘Então, ótimo’. Aguardei o melhor momento para a Rede e estava esperando que eles dissessem isso”, observou.

 

Quanto ao futuro, João preferiu não se posicionar. “Primeiro vou dar uma descansada, até porque estou sem férias. É necessário dar uma respirada. Também me coloquei à disposição da empresa para qualquer eventualidade por alguns dias, caso precisem de alguma coisa. Sou um profissional de mercado, venho de 10 anos de telecomunicações antes da Rede Bahia. Desde muito novo ocupei cargo de gestão. Cheguei ao posto máximo e daqui só se eu virasse dono, o que não é o caso”, comentou, rindo. Ainda assim, diz que não se vê como executivo. “Não tenho redes sociais, vou ter que criar um perfil no Linkedin, os recrutamentos são por lá. Acabei de atualizar currículo. Vida normal como todo mundo. Surgindo alguma coisa bacana, aqui ou fora, estou à disposição”, salientou.

 

FUTURO DA TV BAHIA

Apesar de pontuar que sua demissão não foi motivada pela tão falada “crise da audiência” que a TV enfrenta, ficando em segundo lugar no Ibope em alguns horários, especialmente no “Bahia Meio Dia”, ele confessou que “não é um fator agradável” sair nesse estado. “O problema que temos hoje já existe em vários outros estados do Brasil. Lembrando que 85% do conteúdo transmitido é nacional. Então, é um problema multifatorial. Não é um problema na TV Bahia. Hoje temos um mercado mais competitivo e isso é fato. Olha essa movimentação artística, jornalística e executiva. O seguimento está em transformação. É claro que gostaria de estar saindo entregando no mesmo patamar que já foi, porém não sei se existirá algum dia o mesmo patamar, já que passou a ser muito competitivo, o que é normal”, realçou.

 

Diante de tantas mudanças, incluindo grandes reformulações na equipe, ele acredita que TV está buscando foco em novas estratégias. “É difícil dizer para onde vai caminhar, pois estão nessa fase de construção de foco. Não acho que vai acabar, ou algo do tipo. Porém, é um grupo de comunicação com potencial para crescer em outras vertentes, acho que tem uma perspectiva na área de eventos que pode aumentar substancialmente”, sugeriu, ponderando que a internet pode ser um caminho: “a própria linha das redes digitais, que é um grande universo. A Rede Bahia é especialista em Bahia e, dentro desse conceito, ela pode estudar e ver o que é oportunidade”.