Sarau de poesia e literatura reúne 60 detentos na Colônia Penal Lafayete Coutinho
A Colônia Penal Lafayete Coutinho (CPLC), localizada no bairro de Castelo Branco, em Salvador, recebe nesta quinta-feira (1º) o Sarau Prosa e Poesia Livres Livros.
O evento reúne cerca de 60 internos e marca o encerramento da primeira etapa de um projeto de incentivo à leitura promovido pela ONG baiana Livres Livros, em parceria com a direção da unidade e com o Colégio Estadual Professor George Fragoso Modesto.
A iniciativa teve início com a reestruturação da biblioteca do presídio, que recebeu a doação de 250 títulos de clássicos da literatura e obras infantojuvenis a livros de autoajuda e autores como Sérgio Vaz e Emicida.
Ao longo de setembro, os detentos participaram de rodas de conversa e leitura com obras de Raul Seixas, Edson Gomes, Racionais MC's, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes.
Para o encerramento desta fase, além de declamações poéticas e da apresentação do rapper baiano Mr. Armeng, os participantes poderão escolher brinquedos para presentear os filhos durante as visitas familiares.
Durante as atividades do mês, o grupo leu a obra 'Laleska em nomes esquisistranhos, nomes esquisitos e estranhos', da escritora e fundadora da ONG, Raissa Martins, debatendo temas como identidade e história de vida.
Os exemplares foram presenteados aos internos, que escreveram resenhas sobre a experiência para fins de remição de pena pelo estudo.
O projeto terá continuidade em outubro com a leitura coletiva do romance A Cabeça do Santo, da autora cearense Socorro Acioli. Os livros utilizados foram arrecadados por meio de uma campanha de doações realizada pela ONG ao longo de setembro.
