Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

sbt

Portugal tenta reagir, e Inglaterra e Colômbia miram classificação na Copa do Mundo; veja jogos desta terça
Foto: Reprodução / X / @cristiano / @england / @HNS_CFF

A Copa do Mundo de 2026 chega ao seu 13º dia de disputas nesta terça-feira (23), com três partidas que dão sequência à segunda rodada da fase de grupos. Entre os destaques da programação estão as seleções de Inglaterra e Colômbia, que entram em campo buscando encaminhar a classificação para os 16-avos de final.

 

O primeiro confronto do dia aconteceu ainda na madrugada, entre Jordânia e Argélia, no Levi's Stadium, em São Francisco. A partida acabou em 1x0 para a Jordânia, o que deixou o Grupo J embolado, com Áustria e Jordânia com a mesma quantidade de pontos.

 

Às 14h, a pressionada seleção portuguesa vai a campo frente ao Uzbequistão no NRG Stadium, em Houston. Com o empate na primeira rodada, os lusitanos, que eram dados como uma das Seleções favoritas a ir longe, se complicaram. Agora, Cristiano Ronaldo e companhia precisam corresponder em campo frente ao Uzbequistão de Abdukodir Khusanov, zagueiro do Manchester City.

 

Buscando encaminhar a classificação, a Inglaterra entra em campo no fim da tarde, às 17h, frente à Gana, no Gillette Stadium, em Boston. Para se recuperar da derrota sofrida frente aos ingleses na primeira rodada, a Croácia encara o Panamá, no Canadá, às 20h, para seguir sonhando com uma vaga no mata-mata.

 

Para fechar o dia, a Colômbia, líder do Grupo K, encara a seleção congolesa em Zapopan, no México, às 23h.

 

CONFIRA OS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (23):
14h – Portugal x Uzbequistão 
Local: NRG Stadium, Houston (Texas, EUA)
Transmissão: CazéTV

 

17h – Inglaterra x Gana
Local: Gillette Stadium, Boston (EUA)
Transmissão: Grupo Globo e CazéTV

 

20h – Panamá x Croácia 
Local: BMO Field, Toronto (Canadá)
Transmissão: CazéTV

 

23h – RD Congo x Colômbia 
Local: Estádio Akron, Zapopan (México)
Transmissão: CazéTV

 

CONFIRA OS RESULTADOS DA ÚLTIMA SEGUNDA (22) E DA MADRUGADA DESTA TERÇA (23):

  • Argentina 2 x 0 Áustria
  • França 3 x 0 Iraque
  • Noruega 3 x 2 Senegal
  • Jordânia 1 x 2 Argélia
Copa do Mundo: Com Brasil x Escócia, saiba onde assistir aos jogos desta quarta-feira
Foto: Divulgação / CBF

Após treze dias intensos, a Copa do Mundo chega ao seu 14º dia com o terceiro jogo do Brasil na fase de grupos. A Seleção Brasileira enfrenta a Escócia às 19h (horário de Brasília), no Miami Gardens, em Miami (Estados Unidos), pela terceira rodada do Grupo C.

 

Além do Brasil, Marrocos e Haiti fecham a terceira rodada do Grupo D no mesmo horário, mas jogam no Estádio de Atlanta, nos EUA. 

 

Suíça x Canadá e Bósnia e Hezergovina x Catar também fecham a fase de grupos pelo Grupo B. Ambas as partidas acontecem às 16h. 

 

No Grupo A, África do Sul x Coréia do Sul e Tchéquia x México se encaram para fechar a fase de grupos e decidir a classificação, no último horário do dia, às 22h. 

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA QUARTA (24)
16h - Canadá x Suíça
Local:
BC Place, Vancouver, no Canadá
Transmissão: CazéTV

 

16h - Bósnia e Hezergovina x Catar
Local: Estádio Lumen Field, em Seattle, nos Estados Unidos.
Transmissão: CazéTV

 

19h - Marrocos x Haiti
Local:
Estádio Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Transmissão: CazéTV

 

19h - Brasil x Escócia
Local: 
Estádio Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos.
Transmissão: TV Globo, SporTV, SBT, CazéTV e Globoplay.


22h - África do Sul x Coréia do Sul
Local: 
Estádio BBVA, em Monterrey, no México.
Transmissão: Cazé TV

 

22h - México x Tchéquia 
Local: 
Estádio Azteca, na Cidade do México, México.
Transmissão: CazéTV

 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (23)

  • Argélia 2x1 Jordânia
  • Portugal 5x0 Uzbequistão
  • Panamá x Croácia
  • Colômbia x RD Congo
Copa do Mundo: segunda rodada para os grupos E e F; confira programação deste sábado
Fotos: Reprodução/Instagram/@fif.ci/@dfb_team/@concacaf

 

Após o encerramento de mais uma rodada, a Copa do Mundo de 2026 já conhece os seus primeiros classificados e eliminados matemáticos. Com desempenhos positivos, os países-sede México e Estados Unidos alcançaram os seis pontos e garantiram vaga antecipada na fase de 16 avos de final. No extremo oposto, o Haiti, após ser derrotado pelo Brasil, amargou a sua segunda derrota consecutiva e se tornou a primeira seleção eliminada do Mundial.

 

Agora, os holofotes do fã de esporte se voltam para os jogos deste sábado (20), protagonizados pelas chaves E e F. A programação começa com o clássico europeu entre Holanda e Suécia, no NRG Stadium, em Houston, às 14h (horário de Brasília). A rodada será finalizada na madrugada de domingo (21), à 1h, com o duelo entre Tunísia e Japão, no Estádio BBVA, em Guadalupe, no México.

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTE SÁBADO (20)

14h - Holanda x Suécia
Local:
NRG Stadium, Houston (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

17h - Alemanha x Costa do Marfim
Local:
BMO Field, Toronto (Canadá)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV, GE, SBT, NSports e CazéTV

 

21h - Equador x Curaçao
Local:
Arrowhead Stadium, Kansas City (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

1h (domingo, 21) - Tunísia x Japão
Local:
Estádio BBVA, Guadalupe (México)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV e CazéTV

 

RESULTADOS DESTA SEXTA-FEIRA (19)

Estados Unidos 2 x 0 Austrália 
A seleção coanfitriã confirmou o favoritismo ao vencer a Austrália por 2 a 0 e carimbar o passaporte para o mata-mata. Os norte-americanos construíram o resultado ainda na primeira etapa, contando com um gol contra de Cameron Burgess, aos 10 minutos, e um tento de Alex Freeman, aos 43. Com seis pontos na tabela, os EUA agora jogam pelo primeiro lugar da chave na última rodada.

 

Escócia 0 x 1 Marrocos 
A seleção africana conquistou uma vitória crucial ao bater a Escócia por 1 a 0 no Gillette Stadium, em Foxborough. Bastaram apenas 72 segundos de jogo para que Brahim Díaz fizesse um belo lançamento para Ismael Saibari soltar uma bomba indefensável e decretar o placar. Com o resultado, Marrocos chegou aos 4 pontos e ficou muito perto da classificação.

 

Brasil 3 x 0 Haiti
A remontada do Brasil foi iniciada após superar o Haiti por 3 a 0. O Brasil resolveu o confronto no primeiro tempo com dois gols de Matheus Cunha (aos 23 e 36 minutos) e um de Vinícius Júnior nos acréscimos. A velocidade do ataque foi o grande destaque da partida. Com o triunfo, o Brasil assumiu a liderança isolada do Grupo C pelo saldo de gols, enquanto o Haiti acabou oficialmente eliminado.

 

Turquia 0 x 1 Paraguai
Com o gol mais rápido do Mundial até aqui, anotado por Galarza logo no primeiro minuto, o Paraguai venceu a Turquia por 1 a 0 em Santa Clara. A equipe sul-americana sofreu forte pressão e jogou o segundo tempo inteiro com um a menos após a expulsão de Miguel Almirón nos acréscimos da etapa inicial, mas suportou a intensidade turca para somar três pontos fundamentais no Grupo D.

Duplamente/Bahia Notícias: Maioria dos soteropolitanos deve assistir Brasil x Haiti em casa
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

A maioria dos soteropolitanos deve assistir ao jogo entre Brasil e Haiti em casa. Segundo a segunda rodada da pesquisa Hexatômetro, realizada pela Duplamente Inteligência de Mercado em parceria com o Bahia Notícias, 53% dos entrevistados afirmaram que pretendem acompanhar a segunda partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo no ambiente doméstico.

 

O confronto acontece nesta sexta-feira (19), às 21h30, pela segunda rodada da fase de grupos. De acordo com o levantamento, 26% dos participantes disseram que pretendem assistir ao jogo em bares, enquanto 21% indicaram grandes festas privadas ou arenas como destino para acompanhar a partida.

 

A pesquisa foi realizada em Salvador, no dia 18 de junho de 2026, com 400 entrevistados. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de cinco pontos percentuais.

 

Entre os entrevistados que pretendem assistir ao jogo em casa, a TV Globo aparece como a principal escolha de transmissão, com 61,8%. O SBT foi citado por 20,3% desse grupo, enquanto a CazéTV, transmitida por YouTube e Twitch, aparece com 17,9%.

 

O ambiente familiar também aparece como o principal formato de torcida para o segundo jogo do Brasil. Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir à partida com a família, em casa. Outros 31,5% disseram que acompanharão com amigos, em qualquer local. Já 8,5% pretendem ver o jogo sozinhos, e 4% com namorado, namorada ou cônjuge.

 

Nos bares, a pesquisa cita o Tatu Bola, na Pituba, como o destino mais lembrado entre os entrevistados que escolheram esse tipo de local, com 38,5% dentro desse recorte. O Pai Inácio, no Rio Vermelho, aparece com 27,9%. Outros bares de bairro, em regiões como Brotas, Cabula e Imbuí, somam 33,6%.

 

Entre os entrevistados que disseram que vão acompanhar o jogo em grandes festas ou arenas, o Ginga Salvador, no Shopping da Bahia, foi citado por 48,8% desse grupo. A Arena Brasil, no Centro de Convenções, aparece com 32,1%, enquanto a Arena Nº1 Brahma, no Comércio, foi mencionada por 19,1%.

 

O levantamento também mostra uma mudança em relação à primeira rodada da pesquisa, feita antes da abertura da Copa. A intenção de assistir aos jogos em casa subiu de 41% para 53%. Já a procura por grandes eventos pagos caiu de 34% para 21%.

 

METODOLOGIA
A pesquisa Hexatômetro foi realizada pela Duplamente Inteligência de Mercado, em parceria com o Bahia Notícias, no dia 18 de junho de 2026, em Salvador. O levantamento ouviu 400 pessoas e tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de cinco pontos percentuais.

 

A amostra foi controlada por classe social, gênero, faixa etária e região de moradia na capital baiana. Entre os entrevistados, 52% são mulheres e 48% homens. Por idade, o maior grupo é formado por pessoas de 25 a 34 anos, com 26% da amostra, seguido por entrevistados de 35 a 44 anos, com 23,5%.

 

O levantamento também distribuiu os participantes por regiões de Salvador. A maior fatia da amostra está nas regiões que englobam Cabula, Pernambués, Centro e Cidade Baixa, com 34%. Em seguida aparecem Liberdade, Cajazeiras, Subúrbio e Paripe, com 28%; Pituba, Imbuí e Patamares, com 23%; e Orla Tradicional, Horto e Brotas, com 15%.

Copa do Mundo: com Brasil x Haiti, saiba onde assistir aos jogos desta sexta-feira
Foto: Rafael Ribeiro e Nelson Terme/CBF

Após o México se consagrar como o primeiro país classificado para a fase de 16 avos de final do Mundial de 2026, a Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19). O Brasil enfrenta o Haiti às 21h30 (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C.

 

A rodada do dia promete ser decisiva para os donos da casa. No Grupo D, os Estados Unidos buscam sua primeira vitória no torneio diante da Austrália. Ainda no Grupo C, Escócia e Marrocos fazem um confronto direto pela liderança. 

 

Na virada para o sábado, Turquia e Paraguai fecham os compromissos da noite.

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA (19)

16h - Estados Unidos x Austrália
Local:
Lumen Field, Seattle (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

19h - Escócia x Marrocos
Local:
Gillette Stadium, Foxborough (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

21h30 - Brasil x Haiti
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia (EUA)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV, ge TV, SBT, NSports e CazéTV

 

0h (sábado, 20) - Turquia x Paraguai
Local:
Levi's Stadium, Santa Clara (EUA)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV e CazéTV

 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTA SEXTA-FEIRA (18)

Tchéquia 1 x 1 África do Sul
Dando início à segunda rodada da fase de grupos, tchecos e sul-africanos continuam sem vencer no Mundial. A partida realizada em Atlanta terminou empatada em 1 a 1. Sadílek abriu o placar para a Tchéquia aos 6 minutos do primeiro tempo, mas Mokoena garantiu a igualdade para a África do Sul aos 38 da etapa final.

 

Suíça 4 x 1 Bósnia e Herzegovina
A Suíça pressionou intensamente até superar o bloqueio defensivo da Bósnia, mas só encontraram o caminho das redes após a entrada dos reservas no segundo tempo. Johan Manzambi, duas vezes, Rúben Vargas e Granit Xhaka marcaram para os suíços, enquanto Ermin Mahmic descontou para os bósnios nos acréscimos.

 

Canadá 6 x 0 Catar
Jogando em Vancouver, o Canadá aplicou uma goleada histórica de 6 a 0 sobre o Catar, registrando o placar mais elástico de uma seleção da Concacaf na história do torneio. O confronto foi marcado por uma atuação inspirada de Jonathan David (que marcou três gols), além de tentos de Cyle Larin, Nathan-Dylan Saliba e um gol contra de Almanai. A nota triste do jogo foi a grave lesão na perna do meio-campista canadense Ismaël Koné.

 

México 1 x 0 Coreia do Sul
O primeiro classificado para o mata-mata está confirmado. Atuando em Guadalajara, o México venceu a Coreia do Sul por 1 a 0 com gol de Luis Romo logo no início do segundo tempo. Com o resultado, os donos da casa chegaram aos 6 pontos e carimbaram antecipadamente a vaga na próxima fase.

Duplamente/Bahia Notícias: TV aberta lidera audiência da Copa em Salvador, mas CazéTV avança entre jovens, aponta pesquisa
Foto: Arianne Marins / Bahia Notícias

A TV aberta segue como principal meio de acompanhamento da Copa do Mundo entre os soteropolitanos. Segundo a segunda rodada da pesquisa Hexatômetro, realizada pela Duplamente Inteligência de Mercado em parceria com o Bahia Notícias, 63,2% dos entrevistados disseram ter acompanhado a estreia da Seleção Brasileira pela TV Globo.

 

O SBT apareceu em segundo lugar na preferência do público, com 21%. Já a CazéTV, transmitida por YouTube e Twitch, foi citada por 15,8% dos participantes. O levantamento foi realizado em Salvador, no dia 18 de junho de 2026, com 400 entrevistados. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de cinco pontos percentuais.

 

Os dados indicam que, mesmo com o crescimento das plataformas digitais, a televisão tradicional ainda concentra a maior parte da audiência da Copa na capital baiana. Para o jogo contra o Haiti, marcado para esta sexta-feira (19), às 21h30, 65,5% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir pela televisão aberta ou fechada.

 

O smartphone aparece como a segunda principal tela para a partida, com 24,5% das respostas. Computador, notebook e tablet somam 10%. O resultado mostra que o celular já ocupa uma fatia relevante no consumo do torneio, mas ainda distante da força da televisão no acompanhamento dos jogos da Seleção Brasileira.

 

O recorte por faixa etária ajuda a explicar essa divisão. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a CazéTV aparece com maior presença. Segundo a pesquisa, 68,2% desse grupo assistiram à estreia ou pretendem acompanhar o jogo contra o Haiti pela transmissão digital. Nesse mesmo público, 58% apontaram o smartphone como tela principal.

 

Na outra ponta, a TV Globo mantém liderança ampla entre os entrevistados com 60 anos ou mais. Nesse grupo, 95,4% disseram ter acompanhado ou que pretendem acompanhar os jogos pela emissora. O uso de streaming ou celular para assistir às partidas aparece de forma residual nessa faixa etária.

 

A pesquisa também aponta diferenças no consumo de transmissão entre homens e mulheres. Entre os homens entrevistados, 26% indicaram preferência pela CazéTV. Entre as mulheres, o percentual foi de 6,2%, com maior concentração na TV Globo, citada por 74,5% desse grupo.

 

O interesse geral pela Copa também permanece alto em Salvador. De acordo com o levantamento, 46% dos entrevistados afirmaram que pretendem assistir a todos os jogos possíveis do torneio. Outros 41,5% disseram que acompanharão apenas as partidas da Seleção Brasileira. Já 12,5% declararam ter pouco ou nenhum interesse na competição.

 

"A pesquisa quantifica o que chamamos de jornada de conveniência emocional. O torcedor desenhou o roteiro perfeito da sexta-feira: quer a segurança do lar para avaliar o time e a catarse coletiva dos bares no minuto seguinte ao apito final. Para o marketing, a grande lição é que o otimismo na Bahia agora precisa ser conquistado dentro das quatro linhas, pois o público cansou de comprar narrativas baseadas apenas no peso da camisa.", destacou Adriano Sampaio, CEO da Duplamente Inteligência
de Mercado.


 

Justiça determina que SBT conceda direito de resposta a Erika Hilton após falas de Ratinho
Foto: SBT

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), ganhou na Justiça o direito de resposta no SBT após falas transfóbicas do apresentador Ratinho. 

 

Na decisão da última quarta-feira (17), o juiz André Della Latta Cartaxo, da 2ª Vara Cível do Foro Central do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo deferiu o pedido de Hilton, ponderando que as falas do apresentador não se limitaram a criticar o ato de nomeação da deputada para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

 

O juiz ainda destacou que Ratinho excedeu o espaço de crítica sobre ato político e sustentou um discurso que ridicularizou e desqualificou a deputada.

 

“Não houve uma crítica aos seus projetos de lei, ao desempenho da autora como parlamentar ou ao seu preparo formal para assumir a presidência de uma comissão, mas, sim, uma desqualificação pessoal, expondo condições mais íntimas de sua identidade e atingindo-a não mais como autoridade, mas como pessoa”, afirmou.

 

Com isso, Hilton ganhou direito ao espaço na emissora com tempo de tela igual ao da fala original de Ratinho e no mesmo horário em que a declaração do apresentador foi exibida. Nas redes sociais, a deputada comemorou a decisão. “Defenderei a minha dignidade e a dignidade de toda a nossa comunidade”, escreveu. 

 

Além do pedido de Erika Hilton, o Ministério Público Federal processou Ratinho e o SBT e pediu indenização de R$ 10 milhões por danos coletivos, retirada do conteúdo e retratação pública. O Ministério das Comunicações encaminhou o episódio para análise técnica da área responsável pela fiscalização da emissora.

Copa do Mundo: Segunda rodada começa nesta quinta-feira; confira a programação
Foto: Reprodução/Instagram/@miseleccionmx

Finalizada a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026, o caminho para a definição dos chaveamentos começa a se estreitar nesta quinta-feira (18). Responsável pelo jogo de abertura, o México volta a campo contra a Coreia do Sul às 22h (horário de Brasília). Ambas as seleções venceram seus primeiros confrontos e estão empatadas com três pontos cada, com o país-sede liderando devido ao saldo de gols.

 

Além do Grupo A, o Grupo B também inicia os seus confrontos de segunda rodada com Canadá x Catar e Suíça x Bósnia e Herzegovina.

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA QUINTA-FEIRA (18)

13h - Tchéquia x África do Sul
Local:
Mercedes-Benz Stadium, Atlanta (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

16h - Suíça x Bósnia e Herzegovina
Local:
SoFi Stadium, Inglewood (EUA)
Transmissão: TV Globo, Globoplay, SporTV, GE, SBT, NSports e CazéTV

 

19h - Canadá x Catar
Local:
BC Place, Vancouver (Canadá)
Transmissão: CazéTV

 

22h - México x Coreia do Sul
Local:
Estádio Akron, Guadalajara (México)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV


 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA (17)

Áustria 3 x 1 Jordânia
Ainda na madrugada desta quarta, a Jordânia fez o primeiro gol de sua história em Copas do Mundo com Ali Olwan, logo no início do segundo tempo, mas não evitou a derrota por 3 a 1 para a Áustria. Os austríacos, que voltaram a vencer em um Mundial após 36 anos, construíram o resultado com gols de Romano Schmid, Al-Arab (contra) e do veterano Arnautovic, sacramentando os três pontos na tabela. 

 

Portugal 1 x 1 RD Congo
Um dos jogos mais esperados do dia terminou com um resultado surpreendente no NRG Stadium, em Houston. Cercado por grande apelo dos torcedores por uma boa atuação de Cristiano Ronaldo, que pode estar disputando a sua última Copa do Mundo, Portugal ficou no empate por 1 a 1 diante da República Democrática do Congo, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo K. O jovem João Neves abriu o placar para os portugueses, mas Yoane Wissa buscou a igualdade para os congoleses.

 

Inglaterra 4 x 2 Croácia
O primeiro grande clássico entre seleções europeias neste Mundial já ficou marcado na história da edição de 2026. A Inglaterra venceu a Croácia por 4 a 2 com uma atuação coroada do camisa 9 Harry Kane, que comandou o triunfo britânico com dois gols (aos 12 e 42 minutos do primeiro tempo). Jude Bellingham, logo no primeiro minuto da etapa final, e Marcus Rashford, aos 40, completaram a vitória. Pelo lado croata, Martin Baturina e Petar Musa balançaram as redes ainda no primeiro tempo.

 

Gana 1 x 0 Panamá
Em uma partida de pouca inspiração, Gana conquistou uma vitória suada sobre o Panamá na estreia de ambas as seleções na competição. O gol da vitória africana por 1 a 0 saiu de forma dramática aos 50 minutos do segundo tempo, com Yirenkyi, impedindo que os panamenses conquistassem o primeiro ponto de sua história em Mundiais. Com o resultado magro, a equipe de Gana igualou a Inglaterra na liderança do Grupo L.

 

Uzbequistão x Colômbia 
No encerramento da primeira rodada da Copa do Mundo, a Colômbia venceu o Uzbequistão por 3 a 1 no Estádio Azteca, no México, e assumiu a liderança do Grupo K. Daniel Muñoz abriu o placar para os colombianos, Fayzullayev empatou para os estreantes, mas Luis Díaz e Campaz garantiram o triunfo sul-americano.

Copa do Mundo: Portugal e Inglaterra estreiam nesta quarta-feira; confira programação
Fotos: Instagram / @cristiano / @harrykane

Prestes a completar uma semana de competições, a Copa do Mundo de 2026 segue com grandes estreias nesta quarta-feira (17). O dia começa com o debute de Portugal contra a RD Congo, às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, Texas (EUA).

 

Na sequência, às 17h, a Inglaterra faz o seu primeiro jogo no torneio em um clássico europeu contra a Croácia, no AT&T Stadium, também no Texas. Para fechar a lista de seleções estreantes do dia, o Uzbequistão entra em campo para fazer o primeiro jogo de sua história em Mundiais.

 

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA (17)

14h - Portugal x RD Congo
Local: NRG Stadium, Houston, Texas (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

17h - Inglaterra x Croácia
Local: AT&T Stadium, Arlington, Texas (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay, GE, SBT, NSports e CazéTV

 

20h - Gana x Panamá
Local: BMO Field, Toronto (Canadá)
Transmissão: CazéTV

 

23h - Uzbequistão x Colômbia
Local: Estádio Azteca, Cidade do México (México)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (16)
 

França 3 x 1 Senegal
A França estreou com vitória na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar o Senegal por 3 a 1, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. O camisa 10 Kylian Mbappé comandou o triunfo francês: ele abriu o placar e voltou a balançar as redes nos acréscimos da etapa final. Barcola também marcou para os atuais bicampeões mundiais, enquanto Mbaye descontou para os senegaleses no fim da partida.

 

Iraque 1 x 4 Noruega
No retorno das duas seleções aos Mundiais, a Noruega levou a melhor e venceu o Iraque por 4 a 1. O grande destaque do confronto foi o centroavante Erling Haaland, que fez história em sua estreia em Copas do Mundo ao marcar duas vezes (aos 27 e 42 minutos do primeiro tempo). Hussein ainda diminuiu para os iraquianos na primeira etapa, mas Östigaard e Thorstvedt completaram a goleada norueguesa no segundo tempo.

 

Argentina 3 x 0 Argélia
Com direito a um hat-trick de Lionel Messi, a Argentina venceu a Argélia por 3 a 0 na rodada de abertura do Grupo J. Além de garantir os três pontos para os sul-americanos com gols aos 17 minutos do primeiro tempo e aos 14 e 30 da etapa final, o camisa 10 fez história: isolou-se momentaneamente como o único atleta a disputar seis edições de Copa do Mundo e igualou o recorde do alemão Miroslav Klose em número de vitórias no torneio.

 

Áustria 3 x 1 Jordânia
No fechamento da primeira rodada do Grupo J, a Jordânia fez o primeiro gol de sua história em Copas do Mundo com Ali Olwan, logo no início do segundo tempo, mas não evitou a derrota por 3 a 1 para a Áustria. Os austríacos, que voltaram a vencer em um Mundial após 36 anos, construíram o resultado com gols de Romano Schmid, Al-Arab (contra) e do veterano Arnautovi?, sacramentando os três pontos na tabela.

Copa do Mundo: França e Argentina estreiam nesta terça-feira; confira a programação
Fotos: Divulgação/AFA | Reprodução/X/@equipedefrance

Quatro jogos e quatro empates depois, os amantes de futebol voltam a atenção, nesta terça-feira (16), para o último dia de estreias na Copa do Mundo 2026. Para o sexto dia de competição, o destaque fica com a França, principal candidata ao título, que fará seu primeiro jogo contra Senegal, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), pelo Grupo I.

 

Além das seleções tricolores, os argentinos entram em campo para defender o título conquistado em 2022 contra a Argélia, às 22h (horário de Brasília), no Estádio de Kansas City, em Kansas City (EUA), pelo Grupo J. Partida esta que pode ser a última estreia de Lionel Messi na história das Copas, sendo esta a sexta participação do camisa 10 em mundiais. Além da despedida, o craque argentino pode se tornar o maior artilheiro da história das Copas, além de abrir vantagem como o jogador com mais vitórias em Copas do Mundo e com mais partidas disputadas em mundiais.

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA TERÇA-FEIRA (16)

16h - França x Senegal
Local:
MetLife Stadium, Nova Jersey (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay, ge TV, SBT, NSports e Cazé TV

 

19h - Iraque x Noruega
Local:
Gillette Stadium, Boston (EUA)
Transmissão: Cazé TV

 

22h - Argentina x Argélia
Local:
Arrowhead Stadium, Kansas City (EUA)
Transmissão: Cazé TV

 

Quarta-feira (17)
1h -
Áustria x Jordânia
Local: Levi's Stadium, Santa Clara (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay e Cazé TV

 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

Espanha 0 x 0 Cabo Verde
A inexperiência em Copas do Mundo não impediu que Cabo Verde, em sua primeira Copa do Mundo, resistisse à pressão de enfrentar a Espanha, favorita ao título, em um empate sem gols, no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta (EUA), pelo Grupo H da competição. O brilho da partida ficou nas mãos do goleiro dos Tubarões Azuis, Vozinha, e na estreia do jovem craque Lamine Yamal em um mundial.

 

Bélgica 1 x 1
Egito Este foi mais um resultado onde era esperada uma vitória europeia, mas a Bélgica precisou correr atrás do empate contra o Egito, na partida pelo Grupo G. O 1 a 1 foi construído com um gol em cada tempo. O meia Emam Ashour marcou na primeira etapa para os egípcios, enquanto Mohamed Hany fez contra (e a favor dos belgas) no segundo tempo.

 

Arábia Saudita 1 x 1
Uruguai Apesar de ter começado melhor, o Uruguai também precisou buscar o resultado contra a Arábia Saudita, em seu primeiro jogo pelo Grupo H, realizado no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA). Com um gol em cada tempo, Al-Amri recebeu a bola de um rebote e abriu o placar para os sauditas. Na segunda etapa, com um controle maior da partida, Viñas deixou tudo igual.

 

Irã 2 x 2 Nova Zelândia
Como em um jogo de perguntas e respostas, Irã e Nova Zelândia encerraram o dia com uma partida eletrizante. Elijah Just abriu o placar a favor dos neozelandeses aos 7’. Ainda no primeiro tempo, os iranianos igualaram o jogo com Ramin Rezaeian aos 32’. Já na segunda etapa, Just apareceu novamente para colocar a Nova Zelândia em vantagem. Mohammad Mohebi deixou tudo igual mais uma vez.

Copa do Mundo: Espanha, Bélgica e Uruguai estreiam nesta segunda; confira programação
Fotos: Divulgação RFEF | Reprodução/Instagram/@kevindebruyne | Divulgação/AUF

 

Após 21 gols em cinco jogos disputados neste domingo (14), a Copa do Mundo de 2026 dá sequência às estreias das seleções restantes nesta segunda-feira (15). Entre os destaques do quinto dia de Mundial está Cabo Verde, que fará sua primeira partida na história das Copas do Mundo diante de uma das favoritas ao título, a Espanha, às 13h (horário de Brasília), no Estádio de Atlanta, nos Estados Unidos.

 

Outro ponto de atenção é a estreia de Bélgica e Egito, às 16h (horário de Brasília), no Estádio de Seattle, nos Estados Unidos. A partida será comandada pelo árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel, que apitará pela primeira vez um jogo de Copa do Mundo.

 

CONFIRA OS HORÁRIOS E ONDE ASSISTIR AOS JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

13h – Espanha x Cabo Verde
Local: Estádio de Atlanta, Atlanta (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

16h – Bélgica x Egito
Local: Estádio de Seattle, Seattle (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay, geTV, Prime Video e CazéTV

 

19h – Arábia Saudita x Uruguai
Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay, geTV, CazéTV, SBT e NSports

 

22h – Irã x Nova Zelândia
Local: SoFi Stadium, Los Angeles (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

RESULTADOS DOS JOGOS DESTE DOMINGO (14)

Austrália 2 x 0 Turquia
Abrindo a programação do domingo, ainda na madrugada, pelo Grupo D, a Austrália venceu a Turquia por 2 a 0 no BC Place, em Vancouver, no Canadá. Nestory Irankunda abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, e Connor Metcalfe fechou a conta aos 30 da etapa final.

 

Alemanha 7 x 1 Curaçao
Com um placar que inevitavelmente remete ao trauma brasileiro de 2014, a Alemanha goleou Curaçao por 7 a 1 na estreia da seleção caribenha em Copas do Mundo
Os germânicos abriram o placar aos seis minutos do primeiro tempo, mas isso, em um primeiro momento, não intimidou os estreantes, que conseguiram brigar de igual para igual na primeira etapa, chegando a marcar um gol com Livano Comenencia. Mas a Alemanha levou a campo a força de uma seleção tetracampeã e construiu a goleada com gols de Nico Schlotterbeck, Kai Havertz (duas vezes), Jamal Musiala, Nathaniel Brown e Deniz Undav.

 

Costa do Marfim 1 x 0 Equador
Apesar do placar apertado, Costa do Marfim e Equador fizeram um confronto movimentado pelo Grupo E. O travessão impediu três gols: no primeiro tempo, os equatorianos acertaram a trave duas vezes, com Yeboah e Minda. Na etapa final, foi a vez do marfinense Wahi parar no poste. O único gol da partida saiu aos 44 minutos do segundo tempo, com Diallo, que havia saído do banco de reservas.

 

Holanda 2 x 2 Japão
Holanda e Japão empataram em 2 a 2 pelo Grupo F, com todos os gols marcados na segunda etapa. Van Dijk abriu o placar aos 51 minutos, mas Keito Nakamura empatou seis minutos depois. Sumerville voltou a colocar os holandeses na frente, porém Kamada, de cabeça, deixou tudo igual nos minutos finais.

 

Suécia 5 x 1 Tunísia
Fechando o domingo goleador, Suécia e Tunísia se enfrentaram pela primeira rodada do Grupo G. Os suecos venceram por 5 a 1 no Estádio El Gigante de Acero, em Monterrey, no México. Isak e Gyökeres marcaram seus primeiros gols no Mundial, mas o destaque foi o volante Ayari, filho de um tunisiano, autor de dois gols que optou por não comemorar. Mattias Svanberg fez o quinto gol da Suécia aos 39 minutos do segundo tempo, enquanto Omar Rekik descontou para a Tunísia.

Olodum deixa Globo após 20 anos de tradição na Copa do Mundo e estreia no SBT ao lado de Galvão Bueno
Foto: Divulgação

O Olodum terá um novo "endereço" na Copa do Mundo de 2026. Após 20 anos de Globo, a banda percussiva baiana deixa a tela do 'Plim Plim' para acompanhar Galvão Bueno no SBT.

 

De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, o narrador fechou um acordo com o grupo participações especiais no pré-jogo das partidas da Seleção Brasileira durante o Mundial, dando fim a tradição dos tambores do Olodum na emissora carioca.

 

Em Salvador, a Torcida do Olodum permanece no endereço de sempre, no Largo do Pelourinho. O primeiro encontro do grupo com o público acontece já na estreia da Seleção na Copa, dia 13 de junho, a partir das 18h.

 

Criada em 1990 durante a Copa do Mundo da Itália, a Torcida Brasil Olodum se consolidou como uma das principais manifestações populares ligadas ao futebol e à música em Salvador. O projeto nasceu de forma espontânea e ganhou projeção internacional na Copa de 1994, nos Estados Unidos, quando integrantes da banda passaram a animar as arquibancadas dos jogos da Seleção. 

 

Desde então, o Olodum esteve presente em diferentes edições da Copa do Mundo, dentro e fora do Brasil, levando a força da percussão baiana para eventos ligados ao futebol mundial. No ano do Penta, o Olodum ganhou o apelido de “torcida pé quente” de Galvão, que decidiu manter a tradição, agora em sua nova casa.

Galvão Bueno recebe alta médica às vésperas da Copa do Mundo após cirurgia na coluna
Foto: SBT

O narrador Galvãpo Bueno recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (1º), após passar por uma cirurgia para correção de hérnia de disco. O comunicador foi internado no final de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

De acordo com a equipe do ex-Globo, o procedimento eletivo não irá prejudicar a ida dele para a Copa do Mundo de 2026, onde irá narrar pelo SBT.

 

“Com excelente evolução clínica, ele seguirá o tratamento em casa, com fisioterapia e acompanhamento médico, até o embarque para a cobertura da Copa do Mundo de 2026”, diz o comunicado.

Amazon decide romper contrato com Galvão Bueno e tira narrador das transmissões do Prime Video; entenda
Foto: Reprodução / Prime Video

A passagem de Galvão Bueno pelo Prime Video deve chegar ao fim antes do previsto. A Amazon notificou a equipe do narrador de que decidiu rescindir o contrato firmado com ele para as transmissões esportivas da plataforma. A informação foi veículada pelo colunista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo, na última terça-feira (26). 

 

O vínculo havia sido acertado no fim de 2024, anunciado no início de 2025 e tinha validade até dezembro de 2027. Com a decisão, Galvão deixará de comandar as transmissões de eventos esportivos da plataforma de streaming.

 

A notificação foi feita na última sexta-feira (22). Ambas as partes ainda não se manifestaram publicamente sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

 

Nos bastidores, advogados das duas partes discutem os valores da multa rescisória, já que a iniciativa pela quebra do contrato partiu da empresa. Segundo a apuração, ainda existe a possibilidade, considerada remota, de o caso ser levado à Justiça.

 

Entre os argumentos apresentados para encerrar o vínculo, a Amazon teria citado insatisfação com críticas feitas por torcedores nas redes sociais às transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil no Prime Video.

 

A saída de Galvão também ocorre em meio a uma mudança no comando da área de esportes da Amazon na América Latina, que passou a responder de forma mais direta ao escritório global do Prime Video, na Inglaterra.

 

A decisão surpreendeu integrantes da equipe esportiva da própria Amazon. Isso porque as transmissões com Galvão Bueno estavam entre as de maior audiência da plataforma. Em 2025, um Flamengo x Vasco narrado por ele e exibido com exclusividade se tornou o jogo mais assistido da história do Prime Video.

 

Galvão havia sido contratado para ser a principal voz do futebol brasileiro no serviço de streaming. Além das transmissões, a plataforma também usou a popularidade do narrador como peça de atração para vender assinaturas com eventos esportivos ao vivo.

 

Mesmo com a saída do Prime Video, Galvão Bueno seguirá ativo nas transmissões esportivas. No próximo mês, ele viajará aos Estados Unidos para liderar a cobertura de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo pelo SBT e pela N Sports, canal do qual é sócio. Ao todo, o narrador fará dez partidas do Mundial em uma parceria entre as duas emissoras.

SBT fará transmissão nacional da final da Copa do Nordeste com narração de Tiago Leifert
Foto: Rogerio Pallatta/SBT

O SBT vai transmitir pela primeira vez a final da Copa do Nordeste em rede nacional. Desde que adquiriu os direitos de exibição do torneio, em 2018, a emissora exibia a decisão apenas para os estados nordestinos. A transmissão nacional será realizada somente no segundo jogo da final, marcado para o dia 6 de junho, um sábado. Já a partida de ida, prevista para o dia 3 de junho, seguirá com exibição regionalizada.

 

A narração ficará por conta de Tiago Leifert, que vem participando das principais transmissões esportivas da emissora.

 

Durante toda a competição, os jogos foram exibidos pelas afiliadas do SBT de acordo com o mando de campo das equipes envolvidas. Apenas o estado de Sergipe ficou sem transmissão local, já que não possui afiliada própria da emissora e recebe o sinal nacional de São Paulo. Com isso, será a primeira vez que uma partida da Copa do Nordeste será exibida pelo SBT no estado.

 

No início deste ano, o SBT renovou os direitos de transmissão da competição. A TV Globo chegou a tentar retomar a exibição do torneio, mas a investida perdeu força após a ausência do Bahia na edição de 2026 da competição regional, devido à participação do clube em torneios como a Libertadores.

 

Já o Vitória, encaminhou a classificação para a final da competição na última semana, ao golear o ABC por 6 a 2, no jogo de ida da semifinal. E espera o resultado do segundo jogo para saber o palco da decisão final.

 

As partidas de volta das semifinais acontecem nesta terça-feira (27), às 21h30. O Vitória enfrenta o ABC, na Arena das Dunas, em Natal, enquanto Sport e Fortaleza duelam na Ilha do Retiro. No primeiro confronto, o Sport venceu por 2 a 1, no Castelão.

 

Os direitos de transmissão da Copa do Nordeste são administrados pelo consórcio SBT Nordeste, formado por emissoras afiliadas como TV Aratu, TV Jornal, TV Tambaú, TV Borborema, TV Jangadeiro, TV Ponta Negra, TV Cidade Verde, TV Difusora e TV Ponta Verde.

Em contrato com a Globo, Edilson Capetinha grava no SBT sem avisar emissora, revela colunista
Foto: Divulgação

Edilson Capetinha voltou aos estúdios de televisão, mas não foi a que possui contrato ainda em vigência. Contratado pela Globo desde sua participação no BBB 26, o ex-jogador gravou, na última quarta-feira (13), uma participação no SBT. A informação é do jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de S.Paulo.

 

O pentacampeão mundial participou do Torcida SBT, programa que será exibido antes das partidas da Copa do Mundo transmitidas pela emissora da família Abravanel. A atração será comandada por Tiago Leifert, que passou a tarde nas gravações ao lado do ex-atleta.

 

Além de Edilson, outro ex-BBB também participou da gravação: Gui Napolitano, integrante da edição de 2020 do reality show.

 

Ainda segundo as apurações da Folha, o impasse está no vínculo ainda ativo de Capetinha com a Globo. Por contrato, o ex-jogador precisaria pedir autorização para gravar em outra emissora. Segundo a coluna, ele não comunicou formalmente nenhum responsável da empresa da família Marinho antes de participar do programa no SBT.

 

Procurado, o SBT confirmou apenas a presença de Edilson na gravação. A Globo confirmou que o ex-jogador ainda tem contrato vigente. A assessoria de Capetinha não respondeu.

 

Apesar da quebra contratual, Edilson não deve ser punido. O programa do SBT só será exibido em junho, quando o vínculo dele com a Globo já terá terminado. Por isso, a emissora carioca não pretende tomar nenhuma medida.

 

A relação entre Globo e SBT também tem sido menos rígida nos últimos meses. Recentemente, nomes do elenco da Globo foram liberados para participar do Troféu Imprensa, exibido pela concorrente.

 

Edilson Capetinha participou do BBB 26, mas foi expulso do programa após agredir Leandro Boneco. O contrato dele com a Globo termina no fim deste mês e não será renovado. Como o ex-jogador já conta com equipe própria de representação comercial, o acordo com a emissora era apenas artístico e não incluía agenciamento.

VÍDEO: Jornalista do SBT é 'atropelada' ao vivo por viatura da Polícia Militar
Foto: Twitter

A jornalista Júlia Cabrero, repórter do SBT, passou por um susto ao vivo ao ser atropelada por uma viatura da Polícia Militar do Rio de Janeiro.  O susto foi transmitido pela emissora e viralizou nas redes sociais.

 

Na ocasião, a profissional entrava no ar com informações para o telejornal local SBT Rio, para falar sobre o caso de um homem que matou uma vizinha após uma briga por uma caixa de som, quando foi atingida por uma viatura do 7º BPM (São Gonçalo), que fazia uma manobra no interior da delegacia.

 

Após o susto, a jornalista voltou a falar com a apresentadora do telejornal, Isabele Benito, e garantiu que não sofreu ferimentos. 

 

Por meio de nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que a viatura possui pontos-cegos. O órgão ressaltou ainda que, em espaços reduzidos, a visibilidade do condutor pode ser afetada durante as manobras.

Ratinho e SBT são investigados pelo Ministério Público após fala homofóbicas do apresentador em programa
Foto: Lourival Ribeiro / SBT

O apresentador Ratinho será investigado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). De acordo com a Folha de S. Paulo, a investigação ocorre após falas preconceituosas do apresentador em seu programa no SBT.

 

Ratinho afirmou durante o quadro Ratinho livre, do Programa do Ratinho: "Quando eu vejo dois homens se beijando, já fico preocupado: ele já saiu do mercado e tirou mais um", disse Ratinho durante bate-papo com um homem casado com sete mulheres. "É muita novela mostrando homem beijando homem, mulher beijando mulher. Não sei se incentiva isso porque, no meu tempo, que o negócio funcionava, não tinha muito isso."

 

A fala gerou críticas dos telespectadores, fazendo com que deputado federal suplente e ativista LGBTQIA+ Agripino Magalhães Júnior fizesse a nova queixa-crime contra Ratinho. Segundo ele, o SBT também foi acionado e poderá responder conjuntamente pelos comentários de Ratinho por homofobia. Além dele, a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também entrou com representação contra Ratinho pelo mesmo caso.

 

OUTROS CASOS
Ainda segundo informações da Folha, o MP-SP já vinha investigando Ratinho por outras denúncias de homofobia. A ação anterior ocorreu após o apresentador afirmar que a deputada federal, Erika Hilton, não deveria ser escolhida para presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados.

 

Ratinho alegou: "Tem tanta mulher, por que vai dar para uma trans? Ela não é mulher, ela é trans", afirmou. "Não tenho nada contra trans, mas tem outras mulheres, mulheres mesmo."

 

Hilton processa Ratinho por transfobia e pede R$ 10 milhões em multa. Ela também pediu ao Ministério das Comunicações a suspensão do programa dele por 30 dias. Como resposta, Ratinho decidiu entrar com uma ação contra a deputada por calúnia e difamação.

TNT Sports renova direitos da Champions League até 2031 e supera Globo e CazéTV em concorrência
Foto: Divulgação

A TNT Sports assegurou a renovação dos direitos de transmissão da UEFA Champions League no Brasil. O novo contrato terá duração de quatro temporadas, com início em 2027/2028 e validade até maio de 2031. A informação é do colunista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo. 

 

De acordo com as informações, a definição ocorreu nesta quarta-feira (29), após processo conduzido pela Relevant Sports, responsável pela comercialização dos torneios da UEFA. A negociação contou com duas rodadas de propostas.

 

No mercado brasileiro, além da TNT Sports, também participaram da disputa a Grupo Globo e a CazéTV. A Globo buscava retomar a competição, que exibiu entre 2009 e 2018, enquanto a CazéTV tentou ampliar seu portfólio de eventos esportivos, apoiada em parcerias recentes com a Uefa.

 

As propostas apresentadas envolveram modelos multiplataforma, com distribuição em TV aberta, TV por assinatura e streaming. O projeto da TNT Sports, aliado ao valor financeiro ofertado, foi considerado o mais vantajoso.

 

De acordo com fontes do mercado, o acordo representa o maior investimento já realizado por uma emissora brasileira pelos direitos da Champions League, embora os valores não tenham sido divulgados oficialmente.

 

Pelo novo contrato, a TNT Sports manterá partidas exclusivas na TV paga e na HBO Max. Como novidade, parte dos jogos será exibida gratuitamente no YouTube, estratégia que já será aplicada anteriormente com a Copa Sul-Americana.

 

A Champions League conta com 204 partidas por edição, e a TNT prevê transmitir 57 jogos de forma gratuita na plataforma de vídeos. A maior concentração dessas exibições deve ocorrer na fase inicial do torneio, conhecida como fase de liga.

 

O anúncio oficial do novo acordo entre TNT Sports e Uefa é esperado para esta quinta-feira (30), com a confirmação de exclusividade dos direitos no Brasil.

 

Até o fim da temporada 2026/2027, a Warner Bros. Discovery mantém um acordo de sublicenciamento com o SBT para a exibição de um jogo por rodada em TV aberta, às terças-feiras. A continuidade dessa parceria ainda será discutida, embora haja interesse das partes em mantê-la.

William Bonner ganha liberação da Globo para receber troféu no SBT; jornalista tinha mais de 10 prêmios acumulados
Foto: Instagram

O jornalista William Bonner esperou décadas para conseguir receber as estatuetas do Troféu Imprensa, premiação realizada pelo SBT. Devido a proibição da Globo, o ex-âncora do Jornal Nacional nunca pôde estar no evento da concorrência.

 

No entanto, em 2026, após deixar o comando do principal telejornal da emissora, Bonner foi liberado pela Globo para comparecer ao evento e receber os 33 troféus conquistados por ele e pelo Jornal Nacional nas últimas décadas.

 

Ao receber todos os troféus, o jornalista deu o popular "boa noite" e agradeceu pelo carinho do público e do SBT.

 

"Eu tenho 62 anos, mas o Troféu Imprensa eu acompanho desde criança, acho que todo mundo aqui acompanhou, sabe da importância e da relevância que tem esse prêmio, que é um prêmio generoso, que premia talentos e profissionais de outras emissoras, sempre foi assim", comentou.

 

Bonner, que esteve a frente do Jornal Nacional por 29 anos, deixou a atração para se dedicar a uma nova função na emissora. "Um telejornal como esse é feito por centenas de profissionais em cada canto do país e também fora dele. Então, é para todos eles que esse prêmio tem que ir", disse.

 

O jornalista estreou em fevereiro no Globo Repórter ao lado de Sandra Annenberg. A chegada de Bonner ao programa marca uma nova fase da atração, que se apresenta ao público ainda mais leve e intimista, levando o jornalista para fora do estúdio com reportagens especiais.

VÍDEO: Repórter do SBT diz ter sido agredida por equipe e namorada de MC Ryan SP na porta do presídio
Foto: SBT

A jornalista Lisa Gomes, repórter do SBT, denunciou ao vivo ter sido alvo de agressões por parte da equipe do cantor MC Ryan SP durante a cobertura do caso do artista para o programa 'Fofocalizando', na última quinta-feira (23).

 

Segundo Lisa, a confusão envolveu amigos e seguranças de MC Ryan, além de Giovanna Roque, namorada do funkeiro, no momento em que os familiares aguardavam a saída o artista após a concessão do habeas corpus.

 

“Vocês não vão agredir a imprensa, tem que respeitar. Fomos empurrados pelos seguranças do MC Ryan, da namorada do MC Ryan, porque ele não deixou se aproximar nesse momento e agora eles estão empurrando a gente”, afirmou Lisa Gomes durante a cobertura.

 

O funkeiro, que é investigado na Operação Narco Fluxo, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro com movimentação superior a R$ 1,6 bilhão, teve a prisão decretada horas após receber o habeas, e segue detido em São Paulo.

Galvão Bueno rebate declaração de Neymar após gesto em derrota do Santos: "Não pode falar isso"
Foto: Divulgação / SBT | Raul Baretta / Santos FC

O narrador Galvão Bueno voltou a comentar publicamente uma declaração de Neymar. Durante o programa Galvão FC, exibido pelo SBT, o apresentador criticou o tom adotado pelo jogador ao responder às críticas recebidas após partida do Santos contra o 

 

Ao analisar o posicionamento do camisa 10, Galvão afirmou que o atleta precisa ter cautela ao se expressar, considerando a repercussão de suas falas.

 

"Ele não pode falar isso, ele não pode fechar aqui com essa frase: ‘Não tem ser humano que aguente’”, declarou.

 

Na sequência, o narrador contrapôs o argumento apresentado pelo jogador com situações enfrentadas fora do esporte.

 

"Neymar, me perdoe… não tem ser humano que aguente ficar sem emprego. Não tem ser humano que aguente não ter dinheiro para colocar comida na mesa para os filhos. Não tem ser humano que aguente não conseguir colocar os filhos na escola", disse.

 

A declaração de Neymar ocorreu após derrota do Santos para o Fluminense, quando o jogador reagiu às críticas relacionadas ao seu comportamento em campo, incluindo o gesto de levar as mãos aos ouvidos durante a partida.

 

"Chegou o dia em que tenho que explicar um coçada de orelha. Gente, sinceramente, vocês estão pegando pesado demais e ultrapassando os limites. É triste demais ter que conviver com isso. Não tem ser humano que aguente", escreveu o atleta nas redes sociais.

Galvão Bueno se manifesta após diagnóstico de Luis Roberto: "Força, meu amigo"
Foto: Instagram / @galvaobueno

O narrador Galvão Bueno se manifestou publicamente na última terça-feira (7) após o diagnóstico de Luis Roberto, que foi afastado das transmissões da Copa do Mundo por conta de uma neoplasia na região cervical. Em publicação nas redes sociais, Galvão desejou força e pronta recuperação ao colega de profissão.

 

 

A mensagem ocorre após a TV Globo confirmar, na mesma terça, que Luis Roberto não participará da cobertura do Mundial. O narrador está em fase final de avaliação para definição do tratamento médico e precisará se afastar temporariamente das atividades.

 

Luis Roberto era o nome escolhido para assumir o protagonismo nas transmissões da emissora após a saída de Galvão Bueno, o que faria desta a sua primeira Copa do Mundo como narrador principal. Galvão seguirá narrando os jogos do Brasil, agora pelo SBT.

 

A relação entre os dois narradores é construída ao longo de décadas na TV Globo. Luis Roberto integrou a equipe esportiva da emissora enquanto Galvão consolidava sua trajetória como principal voz das transmissões de futebol no país. Ao longo dos anos, dividiram coberturas, eventos e bastidores.

 

A última narração de Luis Roberto aconteceu no último domingo (5), na vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Santos, no Maracanã. O profissional, de 64 anos, soma quase quatro décadas de atuação na Globo.

 

O QUE É A NEOPLASIA?
A neoplasia, conforme definição médica, é caracterizada pelo crescimento anormal de células no organismo, podendo resultar na formação de tumores benignos ou malignos.

 

COMUNICADO
Em declaração, Luis Roberto falou sobre o momento e destacou confiança no tratamento.

 

"Depois do susto, está tudo sob controle. Tenho ao meu lado o que a ciência tem de melhor. Melhores médicos, hospitais. Tenho uma família amorosa seguindo ao meu lado. Em quase 40 anos na Globo, aprendi que essa casa jamais desampara os seus. Estou plenamente amparado por todo nosso time. Ficar ausente por esse período que engloba a Copa é um desafio enorme, mas o maior de todos é vencer esta etapa. Esse é o meu foco. Com fé em Deus e na ciência, em breve estaremos de volta à vida normal. Obrigado a todos por tanto carinho e apoio", declarou Luis Roberto.

Juninho Paulista será comentarista do SBT e N Sports durante a Copa do Mundo de 2026
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O ex-jogador Juninho Paulista será comentarista durante a Copa do Mundo de 2026. O pentacampeão foi contratado pelo SBT, em parceria com a N Sports, e reforçará a equipe esportiva durante o Mundial.

 

Ele trabalhará ao lado de Galvão Bueno, que foi o responsável por anunciar a chegada de Juninho durante o programa "Galvão FC", que foi ao ar na última segunda-feira (30).

 

"Juninho não é só o nosso convidado do programa de hoje. A partir de agora, ele faz parte da nossa equipe da Copa do Mundo. Vai comentar vários jogos e estaremos juntos em programas. Seja bem-vindo", anunciou Galvão Bueno.

 

QUEM FOI JUNINHO PAULISTA
Revelado pelo Ituano e projetado nacionalmente pelo São Paulo de Telê Santana, Juninho Paulista construiu uma trajetória pautada pela técnica refinada e visão de jogo. Na Europa, se tornou ídolo histórico do Middlesbrough, da Inglaterra, e teve passagens marcantes por Atlético de Madrid e Celtic.

 

Pela Seleção Brasileira, o meia viveu o auge ao fazer parte do grupo que conquistou o Penta em 2002, sendo titular em grande parte da campanha na Copa do Mundo da Coreia e do Japão. Além do título mundial, Juninho também faturou a Copa das Confederações de 1997 e a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996). Após pendurar as chuteiras, manteve sua forte ligação com a CBF, atuando como coordenador de futebol entre 2019 e 2022, o que lhe confere uma visão privilegiada de bastidor para sua nova etapa como comentarista. 

 

TIME DA TRANSMISSÃO
O SBT, em parceria com a N Sports, detém os direitos de transmissão de 32 partidas da Copa do Mundo, incluindo todos os jogos da Seleção Brasileira em todas as fases da competição.

 

Além de Galvão Bueno, Juninho Paulista terá como parceiros de transmissão Tiago Leifert, o ex-jogador Alexandre Pato, e nomes consagrados como Mauro Beting, Mauro Naves, Nadine Basttos, Renata Saporito, Isa Labate e Wallace Neguerê. Outros nomes ainda devem ser anunciados pela emissora.

 

Os jogos da Copa do Mundo de 2026 serão transmitidos na TV aberta pelo SBT e na TV fechada pelos canais da N Sports. Nas plataformas digitais, as transmissões ocorrerão via NXTV e INTC.

Nova apresentadora do SBT, Ana Furtado se emociona com retorno a TV
Foto: Reprodução / Redes Sociais

A apresentadora Ana Furtado se emocionou ao falar sobre o seu retorno a televisão aberta, nesta segunda-feira (30). A artista é a nova apresentadora do programa “Fábrica de Casamentos”, do SBT.

 

Segundo a revista Quem, a emoção tomou conta da apresentadora durante coletiva de imprensa de lançamento da nova temporada do programa. “O meu sentimento é de pura alegria e de imensa gratidão. É um programa que inspira, emociona e humaniza”, afirmou Ana.

 

“Chorei durante as gravações. Estou ao lado de um timaço. Nos tornamos uma grande família em pouco tempo trabalhando juntos”, declarou a apresentadora; Sua estreia ocorre no dia 1º de abril e o programa será exibido nas noites de quarta-feira. 

 

As quatro primeiras temporadas do programa foram apresentadas pela jornalista Chris Flores, entre 2017 e 2020. Ana deixou a TV Globo em 2022, após 26 anos de contrato. Ela chegou a apresentar como “substituta” atrações como “Mais Você”, “Encontro” e “Vídeo Show”. 
 

Morre Roberto Marquis, o Guarda Juju de 'A Praça É Nossa', aos 83 anos
Foto: SBT

O ator e dublador Roberto Marquis, conhecido por ter interpretado o personagem Guarda Juju, no humorístico 'A Praça É Nossa', do SBT, teve a morte confirmada na noite de segunda-feira (23), aos 83 anos.

 

A causa da morte do ator não foi revelada pela família. Por meio de nota, o SBT lamentou o falecimento do artista.

 

"O SBT lamenta profundamente a morte de Roberto Marquis, que, entre tantos personagens capazes de encantar e divertir o público, deu vida ao longevo Teobaldo e ao memorável Guarda Juju em A Praça é Nossa. Naquele mesmo banco regido por Carlos Alberto de Nóbrega, Marquis também foi Tanake e Osório, fora o papel de exímio profissional desempenhado juntos aos colegas nos bastidores. Solícito, gentil e sempre pronto a fazer rir, Marquis deixa saudade em seus companheiros e na plateia, com a certeza de ter feito muita gente mais feliz neste mundo. Aos amigos e familiares, nosso abraço afetuoso. Família SBT."

 

Marquis estava prestes a completar 84 anos, no dia 30 deste mês. Além dos personagens no SBT, o ator teve a carreira pautada pelo humor com a passagem pela TV Tupi, e participou de outros projetos como "Chico Anysio Show" e do filme "Ainda Agarro essa Vizinha", dirigido por Pedro Carlos Rovai em 1974.

Acusado de transfobia, Ratinho volta a criticar Erika Hilton e chama debate de lacração: "Eu não vou mudar"
Foto: SBT/ Mário Agra/ Câmara dos Deputados

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, se pronunciou sobre a polêmica envolvendo falas transfóbicas contra a deputada Erika Hilton ao comentar o fato dela ter sido eleita presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.

 

Ao vivo na última segunda-feira (16) no SBT, o apresentador, que corre o risco de precisar pagar uma multa de R$ 10 milhões pelos comentários, afirmou ter a população ao seu lado.

 

"Na semana passada, eu tive meu nome envolvido em um verdadeiro furacão depois de dar uma opinião aqui no programa. Centenas de pessoas fizeram comentários nas redes sociais ou em publicações, falando sobre esse fato, então eu quero agradecer a todos que me apoiaram. Muita gente, mas muita gente mesmo concordou comigo, com todos os defeitos que eu tenho, e eu tenho muitos. Mas o que mais incomoda as pessoas é a minha sinceridade, desde que eu comecei na televisão."

 

Ratinho afirmou que ele ainda é um dos poucos que tem coragem de ter opinião própria na TV e não vai mudar o posicionamento sobre a deputada.

 

"Eu não sou garoto de internet. Quando eu comecei na televisão e no rádio, não tinha internet. Tenho o meu jeito direto e reto de falar as coisas e, nos tempos atuais, quem fala a verdade pode ser vítima de patrulhamento e lacração que no meu tempo não tinha. Então, quem gosta de mim, vai continuar gostando. Quem não gosta, vai continuar não gostando. Eu não vou mudar o meu jeito de ser para agradar quem quer que seja. Fica o recado, vamos continuar o nosso programa e vamos continuar com a nossa opinião. Eu não vou mudar!."

 

O apresentador, que foi processado pela deputada, recebeu o apoio da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP).

 

Por meio de nota, a entidade pontuou que “o respeito às pessoas deve sempre orientar o debate público”, mas manifestou preocupação com o que classificou como uma crescente judicialização de opiniões no campo da comunicação social.

SBT se pronuncia após falas transfóbicas de Ratinho contra deputada Erika Hilton
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O SBT emitiu um comunicado onde repudia as declarações do apresentador Ratinho durante programa ao vivo exibido na última quarta-feira (11). O apresentador teve falas transfóbicas contra a deputada Erika Hilton (Psol-SP). 

 

Em nota oficial, a emissora repudiou “qualquer tipo de discriminação e preconceito, que são o oposto dos princípios e valores da empresa” e afirmou que as declarações de Ratinho “não representam a opiniãop da emissora”. 

 

Ainda conforme comunicado, as falas serão analisadas pela direção da empresa e o tema será tratado de forma interna “a fim de que nossos valores sejam respeitados por todos os colaboradores”. 

 

ENTENDA O CASO
No programa da última quarta-feira (11), o apresentador Ratinho criticou a eleição da deputada federal Erika Hilton como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Durante declaração, Ratinho afirmou não achar justa a eleição da parlamentar por ela ser uma mulher trans. 

 

“Ela não é mulher, ela é trans. Não tenho nada contra trans, mas se tem outras mulheres. Mulher para ser mulher tem de ser mulher. Eu até respeito todo mundo, comissão de defesa dos direitos da mulher, defendo quem tem comportamento diferente”, disse. 

 

Segundo a coluna Igor Gadelha, do jornal Metrópoles, a deputada protocolou um pedido de investigação contra o apresentador Ratinho por uma fala transfóbica durante seu programa no SBT. A solicitação chegou ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) durante a manhã desta quinta-feira (12), um dia após as declarações do apresentador.

CBF apresenta canais de transmissão da Copa do Nordeste 2026
Foto: Fabio Souza/CBF

A Copa do Nordeste teve seus direitos de transmissão oficialmente anunciados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante o sorteio dos grupos da competição, realizado nesta terça-feira (3).

 

Na televisão aberta, o SBT continuará responsável pela exibição do torneio nos estados do Nordeste. Já a transmissão em TV por assinatura ficará a cargo do Sportynet, canal que anteriormente operava sob o nome Nosso Futebol.

 

Além disso, os jogos também poderão ser acompanhados pela internet, com exibição no Canal do Benja, no YouTube, em parceria com a TMC.

 

Segundo a CBF, informações adicionais sobre a cobertura e o formato das transmissões devem ser divulgadas nos próximos dias.

 

SBT anuncia retorno do 'Viva a Noite' após fim de programa de Virgínia Fonseca; saiba mais
Foto: Rogerio Pallatta  / SBT

Com o fim do 'Sabadou com Virgínia', o SBT decidiu resgatar um clássico da emissora para o horário de sábado. O 'Viva a Noite' fará o retorno para a grade da TV a partir de março.

 

De acordo com o jornal 'Folha de S.Paulo', a atração terá como apresentador Luís Ricardo, e a estreia é prevista para o próximo dia 28.

 

Segundo a publicação, a decisão pelo retorno do Viva a Noite foi tomada após duas edições comemorativas exibidas no ano passado registrarem cerca de três pontos de audiência, desempenho considerado satisfatório e próximo ao do programa apresentado pela ex-funcionária da casa.

 

O veículo pontua que o formato deve preservar características da versão original, exibida entre 1982 e 1992 e popularizada sob o comando de Gugu Liberato, morto em 2019, com quadros de dança, música ao vivo e gincanas.

 

No palco, Luis Ricardo terá o apoio de Liminha e Rafinha Viscardi, que participarão da condução da atração. A primeira gravação do programa será no dia 16 de março.

 

SAÍDA DE VIRGÍNIA
A influenciadora Virgínia Fonseca decidiu por não renovar o contrato com a emissora após dois anos de casa.

 

A justificativa dada pela blogueira e empresária foi de investir em novos projetos. Com isso, a atração de Virgínia chegou ao fim.

SBT não renova com Virgínia Fonseca e influenciadora tem programa na emissora cancelado; saiba mais
Foto: SBT

Virgínia Fonseca não fará mais parte do quadro de funcionários do SBT. Após dois anos de emissora, o contrato da influenciadora não foi renovado, dando fim ao programa 'Sabadou com Virginia'.

 

De acordo com o SBT, a decisão de não renovar o contrato partiu da própria influenciadora. A justificativa dada pela blogueira e empresária foi de investir em novos projetos.

 

Ainda não está definido qual atração irá substituir o programa de Virgínia na emissora. Confira a nota completa do SBT sobre a influenciadora:

 

Depois de dois anos e uma importante história construída, SBT e Virgínia Fonseca comunicam o fim do programa “Sabadou com Virgínia”.

No final de 2025, a apresentadora informou que não iria renovar seu contrato com SBT, por sentir necessidade de se dedicar as suas novas frentes de trabalho.

Foi um período extremamente feliz e produtivo tanto para Virgínia como para o SBT.

Antes do encerramento do vínculo, ainda será exibida uma sequência de seis programas inéditos, incluindo um programa de despedida, a ser gravado no dia 24 de fevereiro, garantindo a conclusão do projeto, conforme o planejamento estabelecido.

Cariúcha deixa SBT após dois anos para substituir Luciana Gimenez na RedeTV!; saiba mais
Foto: SBT

A apresentadora Cariúcha, de 42 anos, encerrou o contrato com o SBT após dois anos de casa para viver um novo desafio, o de substituir Luciana Gimenez no comando do 'Superpop', na RedeTV!.

 

De acordo com o site Splash, do UOL, o martelo já foi batido e confirmado pela equipe da emissora e da artista.

 

Cariúcha teria assinado o contrato com a RedeTV! na noite da última segunda (26), e já tem data para assumir a apresentação do programa, 26 de fevereiro, após o Carnaval.

 

A saída de Cariúcha do SBT tentou ser contornada pela emissora. No entanto, a ex-A Fazenda não estava satisfeita com a experiência no Fofocalizando. Além da atração de fofoca, Cariúcha participava do 'Programa do Ratinho'. 

 

SAÍDA DE GIMENEZ
Após 25 anos na emissora, a apresentadora teve o contrato rescindido com a RedeTV!. De acordo com coluna Outro Canal, do site F5, a rescisão foi em comum acordo e não haverá pagamento de multa rescisória. 

 

No final de semana, Luciana Gimenez surpreendeu ao aparecer chorando nos stories do Instagram. Na ocasião, a ex-modelo fez um desabafo sobre o período que esteve no SuperPop. 

 

"O SuperPop foi um marco na minha vida e eu fiz sempre com muito carinho, com muita dedicação, alegria e muita vontade."

SBT nega fim do programa de Lucas Guimarães após especulação de demissão
Foto: SBT

O SBT negou a demissão do influenciador digital Lucas Guimarães, apresentador do 'Eita Lucas!', após a especulação da saída do ex-marido de Carlinhos Maia da emissora.

 

Por meio de nota, a emissora de Silvio Santos, comandada por Daniela Beyruti, desmentiu a informação da colunista Fábia Oliveira, do site Metrópoles, que afirmava que a empresa estudava o desligamento.

 

No comunicado, a emissora afirmou estar satisfeita com o desempenho de Lucas e tem planos para o influenciador na casa. Confira a nota na íntegra:

 

"O SBT esclarece que não é verdade a informação de que Lucas Guimarães deixará a emissora ou que o programa Eita Lucas! será descontinuado. A emissora está satisfeita com o projeto e com a atual fase da atração, que segue em produção normalmente. Lucas Guimarães permanece no SBT, inclusive com gravações em andamento. O SBT enxerga em Lucas Guimarães um talento em plena evolução e reafirma sua confiança no apresentador e no programa, que seguirá normalmente na grade de programação."

 

SOBRE DEMISSÃO
De acordo com a coluna de Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, a emissora comandada por Daniela Beyruti estaria estudando a demissão do blogueiro.

 

Segundo a publicação, o desempenho misto no Ibope seria um dos motivos para o corte. Fábia afirma que na Grande São Paulo, a estreia ficou em terceiro lugar na audiência, com médias modestas em comparação às concorrentes.

TV Bahia cancela contrato com Ibope e gera rumores sobre concorrência com Alô Juca
Foto: Divulgação

A TV Bahia, afiliada da rede globo no estado, cancelou o contrato de medição de audiência em tempo real com a Kantar Ibope Media. Segundo informações divulgadas por Gabriel de Oliveira, conhecido como Rick Souza, a decisão foi aprovada pela emissora nacional e as medições foram interrompidas a partir desta sexta-feira (16).

 

A informação é que nem mesmo os executivos da Globo no Rio têm acesso aos índices da capital baiana. Outras afiliadas da emissora, como Campinas e Porto Alegre também teriam finalizado contratos, sob justificativa de desempenho abaixo das expectativas.  

 

No caso da Bahia, a motivação do cancelamento não foi oficializada, mas rumores apontam para um possível acirramento da concorrência com o SBT e a TV Aratu, especialmente com o programa Alô Juca, programa que disputa a liderança de audiência no horário de meio-dia. 

 

Ao portal Audi-Ba, fontes ligadas à emissora acreditam que a decisão não teve relação direta com o programa policial. Uma das fontes teria alegado que “em 2025, o Alô Juca fechou em segundo lugar tanto no horário de confronto com o BA Meio Dia quanto no horário completo, mas já enfrenta dificuldades no início de 2026. Se a TV Bahia fosse cortar o Ibope por estar perdendo, teria feito isso em 2017, quando enfrentava Bocão e o #BalançoGeralBA com mais de 20 pontos de audiência". 

Médico acusado de agredir apresentadora do SBT se defende: "Não levantei a mão para ela"
Foto: Instagram

A denúncia feita pela apresentadora Cariúcha, do Fofocalizando, nas redes sociais, de agressão, foi contestada pelo médico Danilo Brava, alvo das acusações feitas pela ex-A Fazenda.

 

Segundo Cariúcha, a situação teria acontecido no final de semana, em Balneário Camboriú. O rapaz em questão seria affair dela, e a primeira agressão teria acontecido no bar, o que a fez partir para cima e arranhá-lo.

 

"Eu estou na rua... O cara com quem eu estou ficando, doutor Danilo Bravo, me botou para fora de casa. E eu fui para cima dele, a gente estava num pagode, mas eu fui me defender. Sou mulher empoderada, não aceito abaixar cabeça para alguém. Ele estava louco, não sei o que ele usou, deve ter usado alguma coisa. Fui me defender, fui para cima dele, eu arranhei ele todo porque foi uma defesa."

 

Já a versão do médico é de que ele teria sido agredido por Cariúcha na madrugada do dia 4 de janeiro, enquanto ambos estavam em uma casa de shows em Balneário Camboriú, Cariúcha teria tentado beijá-lo, e ao recusar, ela partiu para a agressão e ameaça.

 

"Cariúcha me agrediu, e depois usou suas redes sociais para me pintar como agressor antes que eu pudesse sequer me defender. Ela apagou os vídeos horas depois, mas o estrago já estava feito. [...] Na madrugada do dia 04 de janeiro, enquanto estávamos em uma casa de shows em Balneário Camboriú, Cariúcha tentou me beijar. Recusei. Diante da minha negativa, passou a me ameaçar, dizendo que iria me expor e me prejudicar de alguma forma. Em seguida, partiu para a agressão física: me arranhou e me deixou com hematomas pelo corpo. Tenho fotos e vídeos que comprovam isso. Não reagi. Não a agredi. Não levantei a mão para ela em nenhum momento."

 

Danilo informou que já procurou as autoridades e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Balneário Camboriú, relatando as agressões que afirma ter sofrido. 

 

"Minha assessoria jurídica já está adotando todas as providências cabíveis. Cariúcha responderá nas esferas cível e criminal pelos crimes de calúnia, difamação e lesão corporal, além de reparar os danos causados à minha imagem."

Marcão do Povo vai à Justiça contra Ludmilla após desabafo da cantora nas redes sociais
Foto: Instagram

O apresentador Marcão do Povo, do SBT, entrou com uma denúncia contra Ludmilla após a artista compartilhar um desabafo envolvendo uma situação vivida por ela com o ex-Record.

 

A Polícia Civil de Barueri (SP) instaurou um inquérito para investigar a cantora Ludmilla após notícia-crime apresentada pelo jornalista, que afirma não ter sido condenado no processo de racismo movido pela cantora.

 

Ludmilla rebateu uma afirmação feita pelo apresentador, que garantia ao público ter sido inocentado de todas as acusações de racismo movidas pela artista referente a um episódio de 2017, quando Marcão chamou Ludmilla de pobre macaca.

 

O apresentador acusa a cantora de ultrapassar os limites da liberdade de expressão e disseminar informações falsas, e afirma que a defesa dele leva em consideração a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de dezembro de 2024, mantida após recursos em 2025, que o inocentou das acusações. 

 

"Mesmo ciente do histórico processual, até porque afirma expressamente que houve manobra processual, a representada (Ludmilla) opta por desqualificar a decisão judicial absolutória, imputando ao Judiciário uma suposta fraude e, ao ofendido, a prática de crime." 

Prisões, briga na TV e na internet: relembre as polêmicas dos famosos em 2025
Foto: Divulgação

Um ano sem polêmicas, especialmente no mundo dos famosos, é um ano que não merece ser vivido. E em 2025, todas as áreas do entretenimento conseguiram servir, algumas até demais.

 

Entre as polêmicas que agitaram as redes sociais envolvendo os famosos, tiveram as mais leves, como a última com o sertanejo Zezé di Camargo e o SBT, e mais pesadas, como a prisão de Hytalo Santos após a denúncia feita pelo youtuber Felca e a CPI das Bets com Virgínia Fonseca.

 

O remake da novela 'Vale Tudo', por exemplo, conseguiu entregar entretenimento na telinha e nos bastidores, com a confusão entre Bella Campos e Cauã Reymond. Na parte mais delicada, chegou a ter até denúncia ao compliance da Globo.

 

O ano ainda trouxe as prisões de Oruam e MC Poze do Rodo, uma declaração polêmica de um padre sobre a religião de Preta Gil e o retorno do debate de intolerância religiosa envolvendo Claudia Leitte. 

 

Confira as principais polêmicas do ano envolvendo os famosos:

 

Bastidores da novela Vale Tudo: o remake da trama de Gilberto Braga feito pela baiana Manuela Dias rendeu nos bastidores. A primeira confusão foi causada pela briga entre Cauã Reymond e Bella Campos, o que colocou os artistas entre os assuntos mais comentados da web. Na ocasião, Bella teria descoberto que Cauã, que interpretava seu parceiro de cena, teria reclamado de sua atuação como Maria de Fátima à direção da novela. A situação rendeu acusações de que o ator estaria sendo "machista, agressivo e debochado". O artista também foi acusado de ter mau cheiro e ser grosseiro com os colegas de elenco

 

Outra grande polêmica envolvendo a trama foi o apagamento da personagem principal, interpretada por Taís Araújo. A artista registrou uma queixa no compliance da emissora contra Manuela Dias, pelos rumos da personagem com a preocupação de que Raquel estava se tornando "mais uma mulher negra escrita para sofrer em demasia", sem a ascensão social prometida. A denúncia promoveu um debate interno na emissora sobre representatividade e racismo estrutural na teledramaturgia. Manuela também teria registrado uma queixa contra Taís Araújo, alegando quebra do código de ética da empresa após a atriz dar entrevistas criticando abertamente o roteiro.

 

CPI das Bets: a Comissão Parlamentar de Inquérito investigou o impacto das apostas online no orçamento das famílias brasileiras e a conduta de influenciadores na promoção de jogos de azar. O relatório final da senadora Soraya Thronicke identificou crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e propaganda enganosa, sugerindo o indiciamento de 16 pessoas, incluindo figuras como Virgínia Fonseca e Deolane Bezerra. O relatório, no entanto, foi rejeitado por 4 votos a 3, fazendo com que a comissão terminasse sem indiciamentos oficiais ou propostas legislativas aprovadas pelo colegiado

 

Prisão de MC Poze: a prisão de MC Poze do Rodo aconteceu na madrugada do dia 29 de maio de 2025, na casa onde o artista mora, no Rio de Janeiro. Poze foi preso sob acusações de apologia ao crime e envolvimento com o tráfico de drogas por apresentações feitas pelo funkeiro em áreas dominadas pela facção Comando Vermelho. Poze chegou a ser transferido para o presídio de Bangu 3, mas foi solto em 3 de junho de 2025, após o Tribunal de Justiça do Rio conceder um habeas corpus por falta de fundamentação suficiente para manter a prisão temporária.

 

Prisão de Oruam: o rapper foi preso preventivamente no dia 22 de julho de 2025, após se entregar na Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro. Um dia antes de se entregar, Oruam e alguns amigos chegaram a atacar policiais civis com pedras para impedir a apreensão de um menor foragido. Oruam foi indiciado por sete crimes, incluindo tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência qualificada e lesão corporal, tornando-se posteriormente réu por tentativa de homicídio qualificada contra os agentes. Após ter pedidos de habeas corpus negados pela Justiça para preservar a ordem pública, ele foi transferido para uma cela coletiva no presídio de Bangu 3 em agosto. O artista foi solto no dia 29 de setembro, após 2 meses detido e responde o processo em liberdade, porém tem que cumprir medidas cautelares, entre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.

 

Claudia Leitte x Intolerância religiosa: a polêmica, que teve início no final de 2024 com a mudança em um trecho da música 'Caranguejo', quando Claudia Leitte trocou a saudação a orixá Iemanjá por louvores a Yeshua, voltou a ganhar espaço no final do ano após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizar uma ação civil pública contra a cantora, pedindo uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais coletivos. Representantes de religiões de matriz africana e órgãos como o Idafro argumentam que a conduta promove um "esvaziamento simbólico" e desrespeito ao patrimônio cultural afro-brasileiro.

 

Zezé x SBT: a confusão entre o sertanejo e a emissora de Silvio Santos teve como motivação a presença do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes na inauguração do canal SBT News. O sertanejo acusou as filhas de Silvio Santos de "estarem se prostituindo" ao se aproximarem do atual governo e exigiu que o seu especial de Natal, já gravado, fosse retirado do ar. Em resposta, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, engavetou o especial, substituindo-o por um episódio de Chaves. A confusão também rendeu baixas para o artista, como o cancelamento de um show em Pernambuco e o veto ao sertanejo em outras emissoras.

 

Prisão de Hytalo Santos e Felca: o influenciador paraibano foi preso preventivamente no dia 15 de agosto de 2025, em Carapicuíba (SP), junto com seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, em uma investigação que apura crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil. O caso ganhou repercussão nacional após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando a "adultização" e a exposição inadequada de menores em conteúdos produzidos pelo influenciador, o que motivou ações do Ministério Público da Paraíba.

 

Os blogueiros foram transferidos no dia 28 de agosto para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa, após a polícia alegar que eles haviam iniciado um plano de fuga. Em audiência realizada em novembro de 2025, a Justiça negou um novo pedido de liberdade, mantendo a prisão preventiva por considerar que a medida é necessária para garantir a ordem pública e a integridade das investigações.
 


Pós morte de Preta Gil: um padre da Paraíba polemizou dias após o falecimento de Preta Gil com uma declaração durante uma homília, que foi transmitida ao vivo nas redes sociais. Na ocasião, o sacerdote Danilo César, da Paróquia de Areial, na Paraíba, ironizou a fé da cantora e de sua família nas religiões de matriz africana, questionando: "Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil?". A declaração gerou revolta e levou Gilberto Gil a mover um processo judicial por racismo religioso e danos morais, pedindo uma indenização de R$ 370 mil e a proibição do padre de presidir missas.

 

Nicolly Martins x Bahia: a influenciadora digital foi acusada de xenofobia após associar a “lentidão” no atendimento em Salvador ao fato dos trabalhadores serem um “da praia”. Nicolly também reclamou sobre a cidade exalar uma “tensão sexual” pelo costume em beijar em lugares públicos. A fala gerou polêmica e ataques a blogueira, que ao responder sobre o caso fez piada com as facções soteropolitanas. Depois da repercussão negativa, a blogueira se desculpou publicamente nas redes sociais.

Ludmilla recusa homenagem da SBT e faz desabafo contra Marcão do Povo por injúria: "Incoerente e inaceitável"
Foto: Instagram/ SBT

A cantora Ludmilla fez um desabafo nas redes sociais após receber uma mensagem do SBT sugerindo fazer uma homenagem a carreira da artista.

 

Em vídeo, a funkeira explicou o motivo da recusa e reforçou a revolta em relação ao processo de injúria racial movido contra o apresentador Marcão do Povo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por LUDMILLA (@ludmilla)

"Hoje eu recebi uma mensagem do SBT dizendo que quer muito fazer uma homenagem pra mim. Mas antes de qualquer coisa, eu queria muito agradecer profundamente a todas as pessoas que engajaram nessa causa, me mandaram mensagem, se posicionaram e entenderam a gravidade do que realmente aconteceu. Meu munto obrigado a todos vocês, mas eu preciso ser muito honesta aqui. Eu não posso aceitar uma homenagem enquanto essa mesma emissora segue dando voz, segue dando espaço, respaldo e pessoas convenientes com a atitude racista, entendeu? Isso pra mim é incoerente e inaceitável", desabafou.

 

Na ocasião, Ludmilla entrou na Justiça contra o apresentador após ter sido chamada de "pobre macaca" em um episódio de 2017, na época, na Record.

 

Em 2023, o comunicador foi condenado a indenizar em R$ 30 mil a cantora por injúria racial. O apresentador havia sido absolvido na primeira instância, mas a cantora conseguiu reverter a derrota ao entrar com recurso.

 

Ao portal LeoDias, o advogado de Marcão, Daniel Bialski, afirmou que a absolvição do apresentador se tornou definitiva no processo judicial movido por Ludmilla, fato que foi negado pela cantora.

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por LUDMILLA (@ludmilla)

 

"Ele não foi inocentado, gente. Na verdade, ele usou uma manobra para se livrar das consequências. A Justiça reconhece o racismo que ele cometeu comigo, contra mim. Mas ele não vai pagar nada por isso. É uma manobra processual absurda, que eu estou indignada, mas que ele não vai cumprir os efeitos da decisão."

Representante de Mumuzinho vence primeira edição do The Voice Brasil no SBT
Foto: Ricardo Bufolin/Formata

A primeira edição do The Voice Brasil no SBT chegou ao fim na última segunda-feira (22), surpreendendo o público que não imaginava que a atração musical, antes da Globo, teve continuidade fora da emissora carioca.

 

Abraçado pela emissora de Silvio Santos e pela Disney, o programa, que teve como técnicos Mumuzinho, Péricles, a dupla sertaneja Matheus e Kauan e a cantora Duda Beat, teve como vencedor o carioca Thiago Garcia.

 

Aos 40 anos, o ex-funcionário de um supermercado no Rio de Janeiro, que integrou o time de Mumuzinho, recebeu 41,76% dos votos do público e levou para casa um prêmio de R$ 500 mil, além de um contrato com a gravadora Universal Music.

 

Vale lembrar que o programa teve doze edições na Globo. Dos concorrentes que chegaram a grande final, os destaques ficaram para Ju Moares, Lucy Alves e Carol Biazin, que foram vice-campeãs nas edições que participaram.

 

DESEMPENHO DE BONINHO
O The Voice Brasil foi o primeiro projeto de Boninho no SBT e, de acordo com dados do Kantar Ibope obtidos pela coluna GENTE em novembro, a atração deu média de 3,1 pontos de audiência, com 7,7 de share, e 6,6 de alcance. 

 

As cinco segundas anteriores à estreia da atração tiveram números melhores.

 

Apesar do início complicado, o programa fez a emissora de Silvio Santos chegar a 29 milhões de pessoas, um recorde. Em Curitiba, por exemplo, o SBT garantiu a vice-liderança.

Emissoras se unem contra Zezé Di Camargo após polêmica com SBT, diz colunista
Foto: SBT

A tentativa de boicote do cantor Zezé Di Camargo ao SBT após o evento com a presença do presidente Lula, acabou se virando contra ele, e o sertanejo pode amargar na geladeira das emissoras brasileiras.

 

De acordo com o site especializado 'Na Telinha', executivos de outros canais demonstraram perplexidade com as declarações do irmão de Luciano, e pensam em deixá-lo de fora da TV por um tempo.

 

Na ocasião, Zezé chegou a afirmar que as filhas de Silvio Santos estariam se prostituindo por política.

 

Segundo a publicação, o maior temor das emissoras é que, ao convidá-lo para participar de algum programa, neste momento, o canal acabe transmitindo ao público a impressão de que apoia ou endossa as críticas feitas por ele ao SBT, nem ser associada a um ataque direto a emissora de Silvio.

 

Depois da declaração, o artista chegou a ter o show gravado para o SBT engavetado e um show em Pernambuco cancelado.

 

A situação ainda fez a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão se pronunciar sobre o caso, repudiando as declarações de Zezé.

 

"A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia com veemência as declarações do cantor Zezé di Camargo com ataques ao SBT e à sua direção.  Inconformado com a presença de autoridades públicas durante o lançamento do novo canal de notícias da emissora, Zezé Di Camargo usou expressões pejorativas dirigidas às filhas de Silvio Santos, que estão na direção do canal, e pediu que os fãs do artista “cancelassem” o SBT. As declarações ofensivas e desrespeitosas são incompatíveis com o debate público responsável e a liberdade de expressão.  A ABERT se solidariza com o SBT e lamenta que tais comportamentos cheguem ao extremo de ofender publicamente pessoas que prezam pelo entretenimento e informação levados diariamente aos lares de milhões de brasileiros."

Caio Ribeiro recusa proposta do SBT para deixar Globo durante Copa do Mundo de 2026
Foto: Reprodução / Instagram

O comentarista Caio Ribeiro recusou a proposta do SBT para sair da Globo participar da equipe que representaria a emissora na Copa do Mundo de 2026. Segundo a coluna f5, o profissional seria a voz dos principais jogos da competição que vai acontecer nos Estados Unidos, México e Canadá. 

 

Caio começou a trabalhar como comentarista em 2007, na Rádio Globo e no SporTV, durante as transmissões das partidas da Série B do Campeonato Brasileiro. O profissional se destacou e passou a participar dos jogos da Globo na TV aberta para São Paulo. 

 

O SBT e a NSports dividiram o pagamento dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026. O valor pago pelos canais foi de R$ 134,5 milhões, na atual cotação, por um pacote de 32 jogos do torneio.

Paula Lavigne debocha de troca de Zezé di Camargo por Chaves no SBT e cita Caetano Veloso: "Ele ama!"
Foto: Instagram

A substituição do especial de Natal de Zezé di Camargo na programação do SBT por um episódio inédito de Chaves, pode não ter agradado quem é fã do sertanejo, mas animou o público que acompanha há mais de 40 anos o seriado mexicano na TV brasileira.

 

A empresária Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso debochou da substituição e entregou que o baiano é um grande fã da comédia mexicana de Roberto Bolaños.

 

Em um comentário feito na página de Hugo Gloss, a empresária brincou com a situação: "Não acredito, tenho que avisar Caetano Veloso ele ama Chaves! Rsss", escreveu.

 

 

O episódio especial será exibido nesta quarta (17) logo após o Programa do Ratinho, e nas redes sociais o público iniciou uma campanha para fazer com que a emissora de Silvio Santos seja líder de audiência.

 

ENTENDA A POLÊMICA
O cantor sertanejo Zezé di Camargo teve o especial de Natal gravado para o SBT retirado da grade após um pedido feito por ele nas redes sociais, como forma de protesto a presença do presidente Lula na inauguração de um novo projeto da emissora, o SBT News.

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o sertanejo chegou a ofender as filhas de Silvio Santos, afirmando que estariam se prostituindo por política ao receber o presidente na emissora. 

 

Após a repercussão negativa do vídeo gravado pelo sertanejo, Zezé divulgou uma nota nas redes sociais pedindo desculpas e afirmando ter sido mal interpretado.

 

Patrícia Abravanel, filha de Silvio, teria ficado revoltada com o comentário feito pelo sertanejo, e decidido romper a parceria, engavetando o especial. Além das críticas nas redes sociais, Zezé teve um show cancelado devido à polêmica.

Após polêmica, SBT anuncia episódio inédito de Chaves como substituto de show de Zezé Di Camargo
Foto: SBT

O pedido de Zezé di Camargo para que o especial de Natal gravado para o SBT não fosse ao ar foi atendido, mas para não deixar a programação vaga, a emissora de Silvio Santos decidiu colocar um dos maiores sucessos da casa no ar.

 

Nesta quarta-feira (17), no lugar do show 'É O Amor', o SBT anunciou que irá exibir o especial "Fim de Ano do Chaves" com um episódio que nunca foi ao ar.

 

A atração será exibida logo após o Programa do Ratinho. "Você pediu e o SBT atendeu. Um episódio nunca exibido na TV aberta para te presentear neste Natal", informou a emissora.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por SBT (@sbt)

 

Na web, a campanha do público é para fazer a emissora ser líder de audiência com a exibição do especial.

 

"Agora é com a gente, vamos dar a maior audiência pro SBT", comentou um internauta. "Temos uma missão colocar o SBT na maior audiência na quarta", disse outro. "Gente se combinar certinho nós colocamos o SBT líder de audiência nesse dia, pensa só", sugeriu mais uma.

 

SOBRE POLÊMICA COM O SBT
O cantor sertanejo Zezé di Camargo rompeu de forma polêmica com o SBT após a aparição do presidente Lula na inauguração de um novo projeto da emissora, o SBT News.

 

Em vídeo, o artista pediu para que a emissora não leve ao ar o especial de Natal gravado por ele, além de ofender as filhas de Silvio Santos, afirmando que elas não estavam preservando os desejos do pai e estariam se prostituindo. 

 

Após a repercussão negativa do vídeo gravado pelo sertanejo, Zezé divulgou uma nota nas redes sociais pedindo desculpas e afirmando ter sido mal interpretado ao afirmar que as filhas de Silvio estavam se prostituindo por ter recebido o presidente no evento.

 

"Sobre o vídeo que publiquei na madrugada de ontem, esclareço que utilizei a expressão ‘prostituindo’ em sentido figurado, sem qualquer intenção ofensiva ou de cunho de gênero. Em nenhum momento houve a intenção de desrespeitar as mulheres da família Abravanel ou qualquer mulher. Ainda assim, minhas palavras causaram desconforto, e por isso peço desculpas sinceras."

VÍDEO: Eduardo Costa lança música sobre “política” em meio a polêmica entre SBT e Zezé Di Camargo: “Já errei”
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em meio a polêmica entre a atual presidência do SBT e o cantor sertanejo Zezé Di Camargo, motivada por questões políticas, o cantor Eduardo Costa lançou uma música inédita sobre brigas políticas onde pede reflexão e calma das pessoas. 


Na composição, de autoria de Eduardo, o sertanejo afirma que “a política virou um jogo e só quem perde é o povo” e conta que também já errou ao discutir e brigar “defendendo esses caras” do Congresso. Na música, Eduardo ainda pede para que não ponham a “mão no fogo” pois a “conta vai chegar”. 

 

LEIA TAMBÉM:


“É briga de irmão com irmão, acalma esse seu coração, sobra circo e falta o pão, não é só o seu voto, eles querem de votos”, completa na canção. Nos comentários, seguidores se dividiram entre aplaudir o cantor e sair em defesa de Zezé Di Camargo. 


“Por falta de posicionamento na eleição passada que esse governo está aí!”, apontou uma internauta. “O Brasil está assim porque falta mais artistas defendendo no povo como fez o Zezé”, argumentou outro. “Neutro aqui em casa só sabonete, minha família inteira é Flavio Bolsonaro”, acrescentou um terceiro. 

 

 


ENTENDA O CASO
A polêmica entre o SBT e o cantor Zezé Di Camargo surgiu no fim de semana, após o sertanejo publicar um vídeo pedindo para que seu especial de Natal não fosse exibido pela emissora após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar do lançamento do SBT News, junto a outras autoridades. 

 

No vídeo, Zezé chegou a acusar as filhas de Silvio Santos de se prostituírem e que o apoio ao governo atual não era algo que o antigo presidente da emissora aprovaria em vida. Como resposta, a presidente do SBT, Daniela Beiruty, filha do falecido apresentador, defendeu a imparcialidade e credibilidade do jornalismo do SBT. 

 

Na última segunda-feira (16), a emissora cancelou a exibição do especial de natal do cantor “Natal é Amor com Zezé Di Camargo” e divulgará, em breve, uma programação substituta. O especial seria exibido nesta quarta-feira (17), às 23h.  Nesta terça-feira (16), o cantor pediu desculpas e afirmou ter sido "mal interpretado".
 

Filha de Silvio Santos revela revolta com menção a “prostituição” feita por Zezé Di Camargo; cantor diz ter sido “mal interpretado”
Foto: Rogério Pallatta/SBT

A apresentadora Patrícia Abravanel, uma das filhas do falecido apresentador Silvio Santos, admitiu ter se revoltado com a acusação de “prostituição” feita pelo cantor Zezé Di Camargo, em vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (15). 

 

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Patrícia teria lido as críticas e decidido telefonar para o cantor antes de ver todo o vídeo publicado por Zezé. No entanto, após ver todo o vídeo, ela e as irmãs decidiram por romper com o cantor. 

 

Uma das filhas do apresentador teria ainda afirmado a jornalista Monica Bergamo que ficou “revoltada” com o modo como o cantor se referiu a uma empresa liderada por seis mulheres. 

 

Após a repercussão, o cantor publicou uma nota de esclarecimento em seu perfil no Instagram, onde afirma ter sido “mal interpretado”. “Sobre o vídeo que publiquei na madrugada de ontem, esclareço que utilizei a expressão ‘prostituindo’ em sentido figurado, sem qualquer intenção ofensiva ou de cunho de gênero”, declarou. 

 

 

“Em nenhum momento houve a intenção de desrespeitar as mulheres da família Abravanel ou qualquer mulher. Ainda assim, minhas palavras causaram desconforto, e por isso peço desculpas sinceras”, completou o cantor.

 

ENTENDA O CASO

A polêmica entre o SBT e o cantor Zezé Di Camargo surgiu no fim de semana, após o sertanejo publicar um vídeo pedindo para que seu especial de Natal não fosse exibido pela emissora após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participar do lançamento do SBT News, junto a outras autoridades. 

 

No vídeo, Zezé chegou a acusar as filhas de Silvio Santos de se prostituírem e que o apoio ao governo atual não era algo que o antigo presidente da emissora aprovaria em vida. Como resposta, a presidente do SBT, Daniela Beiruty, filha do falecido apresentador, defendeu a imparcialidade e credibilidade do jornalismo do SBT. 

 

Na última segunda-feira (16), a emissora cancelou a exibição do especial de natal do cantor “Natal é Amor com Zezé Di Camargo” e divulgará, em breve, uma programação substituta. O especial seria exibido nesta quarta-feira (17), às 23h. 

Ana Castela dá início a programação especial de fim de ano do SBT após polêmica com Zezé Di Camargo
Foto: Rogerio Pallatta/ SBT

A cantora Ana Castela foi a escolhida pelo SBT para iniciar a programação especial de fim de ano feita pela emissora.

 

Nesta terça-feira (16), o especial 'Natal da Boiadeira', comandado por Ana Castela e apresentado por Silvia Abravanel e Odorico Reis, vai ao ar para o público a partir das 23h.

 

O show conta com as participações de Léo & Raphael, Duda Bertelli, CountryBeat, Jads & Jadson, Júlia & Rafaela, Julya & Maryana e Francisco, além de Zé Felipe no dueto da música 'Sua Boca Mente'.

 

Um dos momentos mais emocionantes citados pela emissora é a participação especial de Michele Castela, mãe de Ana, que canta ao lado da filha. 

 

O SBT ainda não anunciou qual atração irá substituir o show gravado por Zezé di Camargo para a emissora. O sertanejo pediu para que o especial não fosse ao ar após as filhas de Silvio Santos convidarem o presidente Lula para o lançamento do projeto SBT News.

Ratinho sai em defesa do SBT após polêmica com Zezé: "Fanatismo político que beira a ignorância"
Foto: SBT

O apresentador Ratinho saiu em defesa do SBT após a polêmica envolvendo o cantor Zezé di Camargo, que acusou as filhas de Silvio Santos de estarem "se prostituindo" por terem levado Lula à inauguração do SBT News.

 

No ao vivo da última segunda-feira (15), o apresentador reforçou que o SBT não tem um lado político, e, sem citar o nome de Zezé, disse que o fanatismo político beira a ignorância.

 

"As forças das redes sociais impulsionou a falsa ideia de que o SBT é uma televisão voltada para os lados políticos, sendo esquerda ou de direita. O SBT não tem lado, nunca teve. O SBT não tem partido, nunca teve. O SBT é isento. Transformar o lançamento de um canal de notícias, o SBT News, em fanatismo político, é uma atitude que beira a ignorância."

 

O apresentador ainda convidou autoridades de diferentes partidos políticos para participarem de programas na emissora. 

 

"O SBT respeita os poderes constituintes. Até mesmo por educação, por pluralidade. Convidou autoridades de todos os poderes, de todas as linhas de pensamento, seja de direito, esquerda ou centro."

 

O pedido feito por Zezé para que o SBT não exibisse o especial de Natal gravado por ele foi atendido pela emissora. O SBT irá anunciar o substituto na programação ao longo da semana.

Zezé di Camargo tem show cancelado após polêmica com SBT e Lula
Foto: SBT

O cantor Zezé di Camargo teve a apresentação que aconteceria na cidade de São José do Egito (PE), no dia 4 de janeiro, como parte da programação da Festa de Reis, cancelada pelo prefeito Fredson Brito, após a polêmica do sertanejo com o SBT.

 

Em comunicado compartilhado nas redes sociais, o gestor municipal informou que não aceita que o evento, uma tradição na cidade, seja palco de polêmicas.

 

"Aqui não é espaço para plantar discórdias nem para alimentar falsas especulações. São José do Egito merece respeito. Merece ser lembrada pela força do seu povo, pela sua cultura e pela sua história — e assim continuará sendo", afirmou.

 

O artista receberia R$ 500 mil de recursos federias pelo show. A banda de forró Seu Desejo foi escolhida para substituir o sertanejo na programação da 159ª Festa de Reis. 

 

ENTENDA A POLÊMICA
O cantor sertanejo Zezé di Camargo rompeu de forma polêmica com o SBT após a aparição do presidente Lula na inauguração de um novo projeto da emissora, o SBT News.

 

Em vídeo, o artista pediu para que a emissora não leve ao ar o especial de Natal gravado por ele, além de ofender as filhas de Silvio Santos, afirmando que elas não estavam preservando os desejos do pai e estariam se prostituindo.

 

A diretoria do SBT anunciou, por meio de comunicado, o cancelamento da apresentação e revelou que o substituto será anunciado em breve.

Presidente do SBT, Daniela Abravanel Beiruty divulga carta aberta após comentários de Zezé di Camargo: "Somos imparciais"
Foto: Rogerio Pallatta/SBT

Após o anúncio de rompimento do cantor Zezé di Camargo com a emissora SBT e acusações de que as filhas de Silvio Santos não estariam honrando o pai, a atual presidente da emissora Daniela Abravanel Beiruty, a primogênita de Silvio e Iris Abravanel, divulgou uma carta aberta sobre o tema. 

 

As acusações do cantor ocorreram através de um vídeo publicado em suas redes sociais após a presença do presidente Lula durante o lançamento do SBT News. Na carta divulgada nesta segunda-feira (15), a presidente da emissora defendeu o compromisso com o jornalismo de credibilidade e os princípios de seu pai. 

 

“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto”, inicia a carta. 

 

Daniela destaca o reconhecimento dado por pesquisas do Instituto Reuters, centro de pesquisa sobre jornalismo da Universidade de Oxford, ao SBT por um “jornalismo de maior confiança e credibilidade”. “Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador”, acrescenta. 

 

Segundo a presidente do SBT, a decisão de criar um canal de notícias foi orientada pelas pesquisas do Instituto e a carta de Silvio Santos. “Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostramos os fatos e, ao público, julgá-los”, defendeu. 

 

Daniela ainda aproveitou para lamentar a forma como o lançamento do projeto foi mal interpretado e julgado antes das pessoas verem o trabalho. “Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos”, completou. 

 

Confira a carta completa:
 

CARTA ABERTA

"Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 - Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.
Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.
Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.
O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.
Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.
A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.
DANIELA ABRAVANEL BEYRUTI"

 

ENTENDA O CASO
O cantor sertanejo Zezé di Camargo decidiu ao romper com o SBT após a aparição do presidente Lula na inauguração de um novo projeto da emissora, o SBT News. Em vídeo, o artista pediu para que a emissora não leve ao ar o especial de Natal gravado por ele que está programado para ser exibido na quarta-feira (17).

 

"Para mim, não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo. Amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão... Desculpem, prostituindo. Não faço parte disso.", declarou o cantor

 

Além de Lula, o evento contou com outras figuras políticas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
 

VÍDEO: Zezé di Camargo rompe com SBT por causa de Lula e diz que filhas de Silvio Santos estão se 'prostituindo'
Foto: Instagram

O cantor sertanejo Zezé di Camargo polemizou nas redes sociais ao romper com o SBT após a aparição do presidente Lula na inauguração de um novo projeto da emissora, o SBT News.

 

Em vídeo, o artista pediu para que a emissora não leve ao ar o especial de Natal gravado por ele que está programado para ser exibido na quarta-feira (17).

 

O pedido foi motivado pelo encontro entre o presidente Lula e as filhas de Silvio Santos durante a inauguração do canal. Para Zezé, as herdeiras do dono do Baú não estão preservando os desejos do pai.

 

"Diante da situação que eu vi no SBT, das pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, principalmente das filhas do Silvio Santos pensando totalmente diferente do que o pai pensava... Uma coisa eu sempre disse na minha vida: filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe. Só queria dizer uma coisa para vocês, SBT: vamos tocar o caminho, tenho serviço, tudo. Mas, se puderem, não precisam por no ar o meu especial."

 

O artista afirmou que não vê sentido em ter um show transmitido pela emissora, por não compactuar com os mesmos pensamentos dela, mesmo que o SBT não tenha feito nenhum posicionamento político. Zezé ainda afirmou que o SBT estaria se prostituindo com a relação com o presidente.

 

"Para mim, não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo. Amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão... Desculpem, prostituindo. Não faço parte disso."

 

Além de Lula, o evento contou com outras figuras políticas como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas