Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

santa casa da bahia

Termo para atendimento às crianças e adolescentes em vulnerabilidade é assinado pela Prefeitura e Santa Casa da Bahia

Um Termo de Fomento foi assinado entre a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), e a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, com o objetivo de oferecer atividades educativas, artísticas e suporte psicossocial para crianças e adolescentes vítimas de abuso, violência sexual ou situação de vulnerabilidade e risco.

 

O documento foi assinado nesta quarta-feira (22) pela vice-prefeita e secretária de Saúde do Município de Salvador, Ana Paula Matos, a secretária de Políticas para Mulheres Infância e Juventude, Fernanda Lordelo, e o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

 

A Santa Casa da Bahia foi selecionada, através de edital, e receberá investimentos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para realizar o projeto “Sementes do Amanhã”, que irá atender, durante 12 meses, mais 200 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos, no período de contraturno escolar.

 

Os atendimentos serão realizados no Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social da SCMBA, situado no Bairro da Paz, em Salvador.

 

A vice-prefeita e secretária de Saúde do Município de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a importância da parceria. “A causa é nobre e cada dinheiro investido da Prefeitura vai gerar frutos, é a efetivação de uma política pública em prol do cuidado com as nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, pontuou. 

 

“Esse é um trabalho que já vem sendo realizado na Santa Casa da Bahia, através de psicólogos voluntários. Agora teremos a possibilidade da contratação de profissionais especializados para prestar esse atendimento no Bairro da Paz, ampliando a assistência às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual”, afirmou provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

 

Fernanda Lordelo, secretária de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) pontuou que o projeto chega para cuidar das crianças e fortalecer as famílias.

 

“O projeto será aplicado no contraturno escolar fazendo toda diferença na vida dessas famílias que pode, através dele, ter a identificação das necessidades dessas crianças, nos aspectos relacionados à saúde, violação de direitos, dentre outros. É um projeto que vem para cuidar das crianças e fortalecer as famílias”. 

 

Participaram também do evento, a mordoma diretora da Assistência Social da Santa Casa da Bahia, Celia Pitangueira, mordoma diretora de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia, Risalva Telles, gerente de Captação de Recursos da Santa Casa da Bahia, Soraia Palmeira, gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), Marlos Matos Carvalho, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) Salvador, Leu Brasil.

Museu da Misericórdia realiza projeto 'Contando nossa história' para público infantil
Foto: Divulgação

Em homenagem ao aniversário de Salvador, o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, realizará o projeto "Contando nossa história". A iniciativa tem o intuito de levar estudantes e outros grupos para conhecerem a relação entre a história da cidade e a Santa Casa de uma forma lúdica. 

 

Os mediadores culturais do Museu irão adaptar a narrativa normalmente apresentada aos visitantes. Para o público infantil, será utilizada a contação de história como recurso lúdico. A pedagoga do espaço, Lúcia Bárbara utilizará elementos que enriquecem a contação, como o "avental contador" e o "big livro", que possuem desenhos coloridos ilustrativos de Salvador. As crianças ainda vão conhecer a exposição "Uma história da Santa Casa da Bahia - 1549-2019", lançada em 20 de fevereiro e que segue em cartaz até o dia 31 de março. 

 

As escolas interessadas em participar do projeto podem agendar a visita ao museu até o fim de março, através do telefone 2203-9832. O Museu da Misericórdia funciona de terça a sexta-feira das 8h30 às 17h30, aos sábados das 9h às 17h e domingos e feriados das 12h às 17h. As entradas custam R$ 10 inteira e R$ 5 meia. 

 

SERVIÇO
O QUÊ: 
Projeto “Contando nossa história”
ONDE: Museu da Misericórdia (R. da Misericórdia, 06 - Pelourinho)
QUANDO: 8h30 às 17h30 (terça a sexta-feira), 9h às 17h (sábados), 12h às 17h (domingos e feriados)
VALOR: R$ 10 inteira e R$ 5 meia 

Obras pouco conhecidas de Carybé integram exposição no Museu da Misericórdia
Foto: Divulgação

O Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia recebe a exposição “Hector Bernabó, o Carybé da Bahia”, a partir do dia 27 de setembro até o dia 28 de outubro. 

 

A mostra inédita reúne 34 telas, nunca exibidas em conjunto e pouco vistas pelo grande público, de coleções particulares de Irmãos da Santa Casa.

 

De acordo com a curadora da mostra, Simone Trindade, a exposição mostra o percurso artístico de Carybé. “As obras foram produzidas em períodos diferentes da vida dele, nas décadas de 40, 50, 60... Todas elas mostram a forma como Carybé percebia o modo de ser do baiano, as festividades, a alegria e a religiosidade”, afirma.

 

O Museu da Misericórdia funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h. Os ingressos custam R$ 6 inteira e R$ 3 meia.

 

SERVIÇO
O QUÊ:
Exposição Hector Bernabó, o Carybé da Bahia
QUANDO: 27 de setembro a 28 de outubro, terça-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 12h às 17h
ONDE: Museu da Miserircórdia - R. da Misericórdia, Centro Histórico de Salvador
VALOR: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).

Neojiba e Santa Casa da Bahia inauguram salas de música no Bairro da Paz
Foto: Divulgação
O Bairro da Paz recebe, na próxima terça-feira (6), novas quatro salas de música do Núcleo de Prática Orquestral e Coral, instaladas pelo Neojiba e a Santa Casa da Bahia. Os espaços, que funcionarão dentro do Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, serão utilizados para ensaios e aulas, por integrantes da Banda Experimental Pedagógica, Banda Sinfônica da Paz e do Coral da Paz, formações do Núcleo Bairro da Paz. Após inauguração, a Banda Sinfônica da Paz fará um desfile em homenagem ao Dia da Independência do Brasil, acompanhada por estudantes da Escola de Informática e Cidadania e alunos de escolas públicas do Bairro da Paz.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas