Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

orlando caldeira

Orlando Caldeira celebra aniversário após grave acidente em Salvador: "Agora tenho 2 nascimentos"
Foto: Instagram

O ator Orlando Caldeira celebrou a chegada dos 39 anos em casa, após passar mais de 20 dias internado devido a um acidente sofrido em Salvador durante o Carnaval.

 

Para o artista, que esteve no ar como Antony Verão na novela 'Vai na Fé', a chegada dos 39 anos, mais do que nunca, marca um novo ciclo. 

 

Em vídeo, Orlando afirmou que poderia não estar vivo para contar essa história, devido a gravidade do acidente.

 

 

"Hoje eu completo 39 anos, e eu poderia não ter completado. Dia 10 de fevereiro eu sofri um p*ta acidente de carro, e não dividi um terço com vocês do que aconteceu. Minha mãe foi muito forte, quem cuida de mim no plano espiritual foi mais forte ainda, porque não deixou nada de ruim ia acontecer comigo", contou.

 

O ator agradeceu aos amigos pelo apoio durante a internação e disse que tudo que foi vivido deu um novo sentido para a vida dele.

 

"Eu tive os melhores amigos do mundo, as pessoas estavam presentes comigo no hospital lá em Salvador. Muitas pessoas pararam a vida para estar ali comigo, muitas pessoas foram muito presentes on-line, da forma que deu, e muitas pessoas foram muito presentes aqui no Rio de Janeiro. Isso que me deu força para eu melhorar. Cada melhora que eu tinha, eu tinha pensamentos naquelas pessoas. Isso me deu outro sentido para ver a vida."

Após passar mais de 20 dias internado, ator de Vai na Fé recebe alta
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O ator Orlando Caldeira recebeu alta neste domingo (3), após mais de 20 dias internado. O artista foi internado no Hospital Geral do Estado no dia 10 de fevereiro, quando sofreu um grave acidente em Salvador.

 

“Ele agora seguirá uma nova etapa, com muita fisioterapia e repouso, que o exigirá disciplina e paciência. É hora de se relacionar da melhor forma com o tempo. Nós sabemos que muitas vezes isso é muito desafiador. Por favor, sempre que puderem, mandem recadinhos para ele, incentivando-o que permaneça firme”, dizia o comunicado publicado pelo amigo do ator, Bruno Guimarães.

 

Orlando Caldeira estava em Salvador para aproveitar o Carnaval quando sofreu um acidente de trânsito no dia 11 de fevereiro. O ator, conhecido por interpretar Anthony Verão, em Vai na Fé, chegou a ser colocado em coma induzido e intubado.

Família de ator da Globo registra queixa contra motorista depois de acidente em Salvador
Fotos: João Miguel Júnior/Globo e Reprodução/TV Bahia

Um boletim de ocorrência foi registrado contra o motorista do carro envolvido no acidente que deixou feridos o ator da Globo, Orlando Caldeira, e o mototaxista Alan da Conceição, no sábado de carnaval em Salvador. As famílias das duas vítimas prestaram queixa na delegacia do Rio Vermelho na última sexta-feira (16). 

 

Caldeira e Conceição seguem internados no Hospital Geral do Estado (HGE). O ator carioca ficou em coma depois do acidente, mas apesar da gravidade, ele está lúcido e manifesta sinais de consciência e bons reflexos motores. 

 

Em entrevista ao g1, Giselly Caldeira, irmã do ator, confirmou o registro da queixa. Quanto ao quadro de saúde, a mãe do artista, Georgina Caldeira, afirmou que o caso dele era sério e que “ele corria risco de morte”. “Ele ficou sedado na UTI, por precaução, porque bateu a cabeça no chão e ficou desacordado".

 

No caso de Alan da Conceição, 37 anos, foi preciso amputar o dedo polegar de uma das mãos. O mototaxista, que atua há mais de 10 anos com transporte de passageiros, teve uma fratura exposta na perna e deve passar por mais uma cirurgia. 

 

Alan da Conceição, mototaxista vítima do acidente. Foto: Arquivo pessoal

 

"Quando eu cheguei no local do acidente, meu marido estava no chão, como Orlando também estava. Acho que ele [Orlando] estava inconsciente, porque ele não abria os olhos e nem respondia", disse a esposa do mototaxista Verônica Lisboa ao g1.

 

Conforme Verônica, o motorista do carro envolvido no acidente não fugiu e policiais teriam dito que ele não fez o teste do bafômetro, só se dirigiu à delegacia. 

 

Registro da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) aponta que o motorista estaria "supostamente fazendo o uso de álcool" quando teria atingido a moto em que estavam Orlando e o mototaxista Alan.

 

De acordo com as famílias, Orlando Caldeira e Alan da Conceição saíram do bairro do Rio Vermelho e seguiam pela Federação quando foram atingidos por um carro, na região do cemitério Campo Santo. O acidente aconteceu na Rua Caetano Moura, uma das rotas para dois circuitos do carnaval de Salvador: Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande). Pelo local, passaram muitos motociclistas que fizeram corridas para a festa. Com ferimentos graves, os dois foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Após acidente em Salvador, ator de Vai na Fé sai do coma
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O ator Orlando Caldeira saiu do coma induzido, após sofrer um acidente de trânsito no último domingo (11). Conhecido por interpretar Anthony Verão, em Vai na Fé, o artista está internado no Hospital Geral do Estado.

 

“Ele foi extubado agora a tarde e acordou do coma. Ainda está bastante sonolento, mas já apresenta um grau de consciência muito bom para este momento. Querid@as, obrigado pelas correntes de orações e enxurradas de energias positivas. Vencemos uma etapa importante, mas ele ainda tem um caminho a ser percorrido até a sua plena recuperação. Por favor, continuemos nessa corrente de amor”, escreveu um amigo do artista.
 

Ator da Globo vítima de acidente de trânsito em Salvador começa a ser retirado do coma induzido
Foto: Reprodução / TV Globo

Vítima de um acidente de trânsito em Salvador, o ator, diretor e produtor carioca Orlando Caldeira – uma das estrelas de Vai na Fé, novela da Globo –, está internado no Hospital Geral do Estado (HGE) desde domingo (11). O tratamento do artista, que está em coma induzido, vai passar por uma nova etapa. 

 

Segundo o amigo do global, o também ator, professor de teatro, apresentador e diretor, Bruno Guimarães, os médicos iniciaram o processo para retirar Orlando do coma induzido. 

 

“Apesar do seu quadro médico ainda delicado, ele apresenta sinais de evolução bastante* significativos e rápidos. Por favor, sigamos rezando e enviando energias de cura para ele”, escreveu Guimarães em uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (14). 

 

O tipo do acidente de trânsito não foi divulgado até o momento. 

 

Foto: Reprodução / Instagram

Ator que fez novela da Globo sofre acidente de trânsito em Salvador e está internado no HGE
Foto: João Miguel Júnior / Globo

O ator, diretor e produtor carioca Orlando Caldeira foi vítima de um acidente de trânsito na madrugada deste domingo (11), em Salvador. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), ele está internado no Hospital Geral do Estado (HGE).

 

O tipo do acidente de trânsito não foi divulgado e nem o estado de saúde de Caldeira. Segundo a Sesab, os boletins médicos são comunicados exclusivamente aos familiares pela equipe do Serviço Social do HGE. A secretaria ainda informou que o ator está recebendo todos os cuidados médicos necessários.

 

Caldeira está em Salvador curtindo o Carnaval e vem compartilhando os momentos na folia baiana em suas redes sociais. Neste sábado (10), ele publicou um vídeo dizendo que iria seguir o trio de Margareth Menezes, no circuito Dodô (Barra-Ondina).

 

Orlando Caldeira fez parte do elenco da novela da Globo, Vai na Fé, exibida no horário das sete entre janeiro e agosto do ano passado. Na trama, ele interpretou o papel do fofoqueiro Anthony Verão.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas