Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

midr

Governo fecha contrato de R$ 9,4 milhões para estruturar concessão de 1.024 km de rodovias na Bahia
Foto: Divulgação / MIDR

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) formalizou a contratação de uma empresa para a prestação de serviços técnicos especializados voltados à estruturação de um projeto de concessão ou Parceria Público-Privada (PPP), para rpestação de serviços públicos de manutenção, reabilitação e conservação de trechos rodoviários no estado, abrangendo cerca de 1.024 km de extensão.

 

De acordo com o resumo do contrato, a BRL Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. foi contratada para a execução dos serviços. O valor global do contrato é de R$ 9,4 milhões com vigência estabelecida em 36 meses (três anos).

 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) acompanha o início da estruturação do projeto. A iniciativa é viabilizada por meio do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), fundo com participação da União, e do Governo do Estado da Bahia.

 

O contrato foi assinado na última sexta-feira (10)  e marca o início da fase de estudos do projeto, que tem como objetivo promover a manutenção, reabilitação e conservação dos trechos rodoviários. O foco é a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, o aumento da eficiência operacional e a elevação dos níveis de segurança viária.

 

O FDIRS será responsável pela elaboração dos estudos técnicos necessários à estruturação da PPP, incluindo modelagens econômico-financeira, jurídica e operacional, além da preparação dos documentos que irão subsidiar o futuro processo licitatório.

Ministério do Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência em três cidades baianas devido a estiagem
Foto: Arquivo / Agência Brasil

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência nas cidades baianas afetadas pela estiagem. São eles, Oliveira dos Brejinhos, Santa Brígida e Vitória da Conquista, nas regiões do Velho Chico, Semiárido Nordeste II e Sudoeste baiano, respectivamente. 

 

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Mediante a atualização, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

 

Até o momento, a Bahia tem 83 reconhecimentos vigentes, dos quais 63 por estiagem, 18 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos. O reconhecimento de situação de emergência é válido por três meses. 

Baixa Grande recebe R$ 400 mil em investimento para recuperação infraestrutural após chuvas na região
Foto: Reprodução / Sérgio Rios

O município de Baixa Grande, na região da Bacia do Jacuípe, deve receber um repasse de mais de R$ 400 mil em investimento nacional para recuperação da infraestrutura da cidade após as chuvas que atingiram a região no mês de fevereiro. O investimento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, foi autorizado nesta quarta-feira (05). 

 

Segundo o órgão, os recursos foram solicitados pelo município, que o reconhecimento federal de situação de emergência, e serão aplicados no reassentamento e rejuntamento de paralelepípedos em diversas ruas do município, danificadas por impactos do desastre.

 

Os valores destinados a cada cidade são definidos por critérios técnicos da Defesa Civil Nacional e variam conforme o valor solicitado no plano de trabalho, magnitude do desastre e número de desabrigados e desalojados, entre outros parâmetros.

Ministro Waldez Góes e Jerônimo anunciam investimentos no Vale do São Francisco
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Em visita a Xique-Xique, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, acompanhado pelo governador Jerônimo Rodrigues, anunciou, nesta quinta-feira (24), o lançamento do edital que autoriza estudos para concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú. A ação viabiliza uma Parceria Público-Privada focada na realização de obras de infraestrutura para a captação e distribuição de água. O projeto promete gerar empregos e promover o desenvolvimento da Bahia. 

 

"Embora já tenha muita coisa feita, hoje viemos anunciar a autorização do início para esse projeto e oficializar, com as presenças do Governo Federal, do Governo do Estado e dos municípios que compreendem a importância do projeto", afirmou Jerônimo Rodrigues.

 

O ministro Waldez Góes afirma que o impacto social da obra é um dos pilares do projeto, que pode se transformar em oportunidade de geração de emprego e renda, além de produzir alimentos de baixas emissões. "Esse é tido como um dos maiores projetos de irrigação da América Latina. São 50 mil hectares e aqui já foram investidos pelo Governo Federal aproximadamente R$ 1,2 bilhão, e criamos agora, através de uma concessão, as condições para que mais de R$ 1 bilhão seja investido".

 

O empreendimento, gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está localizado na parte sudoeste da Bahia, região conhecida como Médio São Francisco, e engloba os municípios de Iuiú e Sebastião Laranjeiras. Análises preliminares do projeto demonstram que é possível irrigar cerca de 51 mil hectares nessa região, demonstrando um grande potencial que une a qualidade do solo, um clima favorável e o acesso à água do Rio São Francisco. A presença de uma malha rodoviária adequada também facilita o escoamento da produção. 

 

Durante a cerimônia, também foi efetivado um protocolo de intenções entre o MIDR, por meio da Codevasf, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). O objetivo é conceder dois lotes irrigáveis, destinados à criação de viveiros voltados para a geração de mudas de espécies nativas, como aroeira e angico, bem como mudas cítricas. 

 

O protocolo prevê também a instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e a introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio do Irecê, sendo considerado o maior projeto de irrigação da América Latina. Localizado entre Xique-Xique e Itaguaçu, o empreendimento já iniciou suas atividades produtivas. Até o final de 2024, o investimento deve chegar a R$ 500 milhões, incluindo a infraestrutura e produção em uma área de oito mil hectares. 

 

Na ocasião, o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, assinou um contrato de limite de garantia com o subconcessionário Agrícola Mattioni Ltda, no valor de R$ 38 milhões.

Ilhéus recebe mais de R$ 1,50 mi em assistência às vítimas das chuvas

O município de Ilhéus vai receber R$ 1,59 milhão para assistência humanitária às vítimas das chuvas registradas na semana passada. O repasse foi aprovado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional. Segundo o MIDR, os recursos serão enviados em breve.


Na última segunda-feira (24), o prefeito Mário Alexandre recepcionou o ministro Waldez Góes no Aeroporto Jorge Amado. Na oportunidade, o gestor ilheense entregou ao titular do MIDR um relatório dos danos ocasionados pelo temporal e solicitou intervenções do Governo Federal em caráter de urgência, visando um trabalho de prevenção nas áreas de risco da cidade.


“Essa união de esforços é fundamental para que a gente possa reconstruir as áreas atingidas pelas chuvas. Agradeço primeiramente a Deus, por nos dar forças para vencer mais uma luta difícil. Agradeço ao Governo Federal e ao Governo do Estado, que têm nos auxiliado nesse processo, com envio de ajuda humanitária e de recursos para garantir assistência às pessoas que mais precisam”, disse Mário Alexandre.


A pedido do prefeito, o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Docio, visitou a comunidade do Banco da Vitória na última sexta-feira (28). A ação teve como objetivo verificar as áreas afetadas pelas recentes chuvas e os danos causados à população local. A visita aconteceu após entrevista a uma emissora de rádio da cidade.


“Reconhecemos a situação de emergência e aprovamos o primeiro plano de ajuda humanitária. Os demais planos serão feitos em duas mãos pelas defesas civis nacional e municipal, para haver uma agilidade no processo de aprovação e restabelecer a normalidade na vida dos moradores da região”, assegurou o ministro Waldez Góes.


De acordo com o último boletim informativo, as chuvas já deixaram 416 pessoas desalojadas e 21 desabrigadas no município. As equipes seguem realizando o trabalho preventivo nas áreas de risco, com colocação de lona e orientação aos moradores, bem como limpeza das vias e atendimento às ocorrências relacionadas a estragos provocados pelo temporal. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas