Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Gustavo Falcón
O Paraguaçu sob ataque
Foto: Acervo pessoal

O Paraguaçu sob ataque

O rio Paraguaçu é o mais longo rio baiano. Ele nasce na cidade de Barra da Estiva e desagua em Salinas das Margaridas após um longo percurso de cerca de 600 km. Irriga plantações, serve de bebedouro para os animais, fonte de renda para pescadores, corta povoados e cidades, incorpora muitos afluentes e em Cachoeira, já próximo a sua foz, majestoso e imponente, se transforma num imenso lago represado na Barragem de Pedra do Cavalo. Dali manda água para abastecer milhares de pessoas, no interior e principalmente na capital do estado.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

metal

Baterista brasileiro, ex-Sepultura, é anunciado como novo integrante do Slipknot
Foto: Instagram

A banda norte-americana de metal Slipknot terá um toque verde e amarelo  com a chegada do baterista Eloy Casagrande. O brasileiro foi anunciado como o novo integrante do grupo por meio das redes sociais oficiais da banda.

 

“Slipknot oficialmente dá as boas-vindas a Eloy Casagrande”, informou a banda ao compartilhar o 1º registro oficial de Eloy com o figurino utilizado por todo o grupo, o macacão vermelho e a marcante máscara.

 

Foto: YouTube

 

Ex-baterista do Sepultura, Eloy não conteve a emoção ao falar sobre a nova família. "Um momento muito emocionante. Impensável até então. Não há nada a perder, não há nada a ganhar. Há apenas o viver. Estamos aqui como um só. Obrigado Slipknot por acreditar em mim. Obrigado a todos os maggots e fãs ao redor do mundo. Vejo vocês na estrada, meus Slipknotos. ‘Here comes more pain‘”, escreveu ele.

 

Eloy deixou a banda Sepultura neste ano, após 13 anos, durante a preparação do grupo brasileiro de heavy metal para a turnê de despedida. Com isso, a ida do músico para o Slipknot já era especulado pelos fãs.

 

A primeira apresentação do baterista com o grupo aconteceu no dia 25 de abril, no bar Pappy + Harriet's, nos Estados Unidos. Na web, a chegada de Eloy foi celebrada pelos fãs.

 

 

“Mais do que merecido, mano. Slipknot que ganhou”, elogiou um internauta. "O Brasil inteiro tá muito feliz por vc. O maior baterista de metal da atualidade", escreveu outro.

 

"História de superação! Um exemplo! Uma banda que começou no interior dos Estados Unidos, foi ganhando seu espaço aos poucos e hoje tem o privilégio de tocar com o Deus da batera!", brincou um terceiro.

Guitarrista do Psirico, Jotaerre mescla pagode, trap, reggaeton e metal em disco solo
Foto: Eduardo Mafra / Divulgação

Integrante do grupo Psirico desde 2013, o guitarrista Jotaerre lançou, nesta quinta-feira (30), seu segundo álbum solo “Tempestade”. Com 13 faixas, entre instrumentais e com vocais, o disco mescla o pagode baiano com outros gêneros, a exemplo do trap, reggaeton e metal.

 

No trabalho concebido durante o período de isolamento social mais severo da pandemia, o artista buscou “catalisar” sentimentos de revolta e angústia em composições que abordam questões ambientais, como desmatamento, além de problemas políticas e sociais.

 

Ouça o disco "Tempestade", disponível nas plataformas digitais:

Vocalista da banda Children of Bodom, Alexi Laiho morre aos 41 anos
Foto: Reprodução / Instagram

Alexi Laiho, guitarrista e vocalista da banda Children of Bodom, morreu aos 41 anos. O anúncio foi feito por meio de um comunicado na conta oficial do artista no Instagram, nesta segunda-feira (4).

 

"Um dos mais renomados guitarristas do mundo, Alexi Laiho, morreu. O músico, mais conhecido como vocalista do Children of Bodom, morreu em sua casa, em Helsinki, na Finlândia, na última semana", diz a nota, que não especifica a causa da morte, mas diz que o músico teve problemas de saúde nos últimos anos.

 

Junto com o baterirsta Jaska Raatikainen, o músico fundou o grupo de metal Children of Bodom em 1993 e em 2019 fez um show de despedida. Já em 2020 ele criou o Bodom After Midnight, ao lado de Daniel Freyberg, Mitja Toivonen e Waltteri Väyrynen.

Metaleiro americano Warrel Dane morre aos 48 anos em São Paulo
Foto: Divulgação

O cantor americano Warrel Dane, que foi vocalista das bandas Sanctuary, Serpent's Knight e Nevermore, morreu aos 48 anos de idade, nesta quarta-feira (13), em São Paulo. A informação foi confirmada por José Norberto Flesch, editor do jornal especializado Destak, através das redes sociais. O músico, cuja produção transitava entre os gêneros heavy metal, power metal, metal progressivo e thrash metal, estava no Brasil para finalizar o disco solo “Shadow Work”, que tinha lançamento previsto para 2018. Em fevereiro deste ano, Warrel Dane lançou, junto com a banda Sanctuary, o álbum “Inception”. De acordo com o site WikiMetal, o artista sofreu um infarto.

Bandas brasileiras são barradas em Bangladesh por serem 'satânicas'
Foto: Divulgação
As bandas brasileiras de metal Krisiun e NervoChaos foram barradas de entrar em Bangladesh, onde iriam realizar um show que tinha todos os ingressos vendidos. As bandas foram barradas na última terça-feira (9), ao chegar no aeroporto de Hazrat Shahjala, em Daca. Eles foram barrados por terem sido considerados “satânicos”. Os agentes de imigração retiveram os passaportes dos músicos. Os grupos só conseguiram ser liberados após contatar o consulado brasileiro. O show teve que ser cancelado. Através das redes sociais, alguns artistas esclareceram o ocorrido e mostraram um pouco da tensa situação que enfrentaram no local.
Show do Sepultura no Egito é cancelado horas antes dos artistas subirem ao palco
Foto: Reprodução / Facebook
O show do grupo brasileiro de metal Sepultura, que seria realizado no último sábado (4), na cidade do Cairo, Egito, foi cancelado horas antes de seu início. De acordo com um comunicado oficial, o cancelamento da apresentação se deu “por algumas questões burocráticas não resolvidas entre o contratante local e as autoridades do Cairo”. Os músicos lamentaram o fato e justificaram que as questões legais “fogem ao controle de qualquer artista”. “Esperamos voltar em breve para este grande país!”, concluíram. Esta não é a primeira vez que artistas do gênero encontram problemas para tocar no país conservador, tendo havido incidentes desde 1997. Em fevereiro deste ano, o sindicato local dos músicos chegou a tentar impedir um show de metal, alegando haver uma aglomeração de satanistas.

Banda Veuliah lança ‘Chaotic Genesis’ com Pandora e Behavior
Foto: Ana Prado
Três dos grandes nomes baianos do metal dividem o palco do Portela Café no sábado (21),a  partir das 23h, para o lançamento de "Chaotic Genesis" do Veuliah, anfitrião da noite, que recebe os grupos Pandora e Behavior. O Veuliah foi formado em Salvador, em 1996, com a proposta de fundir a base do death metal a melodias de teclado. Seu álbum de estreia, "Deep Visions of Unreality", lançado em 2005, colocou o grupo entre os grandes nomes do metal brasileiro. Produzido por Julio Gouvêa e gravado, mixado e masterizado por Jera Cravo, "Chaotic Genesis" traz um CD que conta com oito faixas, que serão apresentadas ao público de Salvador pela primeira vez por Fabio Gouvêa (vocal), Julio Gouvêa (guitarra), Ricardo Sanct (guitarra), Luciano Veiga (teclados), Márcio Medeiros (baixo) e Ricardo Agatte (bateria). Representante do thrash metal, o Pandora apresenta o seu primeiro álbum, "Four Seasons". Formado em 1996, o grupo atualmente conta com Bruno Leal (guitarra e vocais), Marcos Cupertino (guitarra), Marcos Cazé (baixo) e Loius (bateria). Já o Behavior surgiu em meados de 2007, inspirado pela antiga escola do death metal. Integrado por Fabrício Pazelli (vocal), Marcelo Almeida (baixo), Ricardo Agatte (bateria) e Alexandre Vitorino (guitarra), o grupo entra em estúdio para a gravação do seu segundo disco, sucessor de "The Awakening of Madness", lançado em 2011. Os ingressos antecipados estão à venda na midialouca, Companhia da Pizza e PHNX Athelier a R$ 20. No evento, custarão R$ 30, com pagamento apenas em espécie.
Angra traz turnê comemorativa de 20 anos a Salvador em agosto
Para comemorar os 20 anos do lançamento do primeiro álbum, o Angra traz a Salvador a turnê comemorativa em agosto. O show, que acontece em outras cidades brasileiras, como Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, desembarca em Salvador, na Bali Beach, no dia 18 de agosto, às 18h. O primeiro lote de ingressos está à venda nas lojas Foxtrot por R$ 50. 
 
Apesar de não haver uma banda de abertura confirmada, o Angra receberá no palco o vocalista italiano Fabio Lione (Rhapsody of Fire e Vision Divine).Em entrevista ao site Metal Club, o guitarrista Rafael Bittencourt contou que conheceu Lione na época da seleção para o cantor que substituiria o André Matos. “Acabamos escolhendo o Edu Falaschi que foi uma decisão muito acertada. Escolhemos o Fábio para este momento por ser experiente, é um excelente vocalista e é um cara muito alto astral. Isso tudo contribui para o ótimo clima que estamos vivendo”, contou. Com mais de duas décadas de carreira, sete álbuns de estúdio, inúmeras turnês mundiais, o Angra dará destaque nessa turnê ao primeiro disco da banda, o "Angels Cry", para celebrar os 20 anos de lançamento, mas também haverá um momento acústico. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas