Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
mastruz com leite
A banda Mastruz com Leite foi uma das atrações que movimentaram o São João da Bahia no Pelourinho nesta segunda-feira (22) e embalou a noite com uma apresentação marcada por repertório tradicional e forte presença de público no Largo do Pelourinho, em Salvador.
.png)
André Carvalho / BN
A banda subiu ao palco como uma das principais atrações da programação do dia, que contou com nomes como Falamansa e outros artistas distribuídos em diferentes espaços do Centro Histórico. Com 36 anos de carreira, o grupo apresentou canções consagradas que seguem presentes na memória do público e reforçam a identidade da banda dentro do forró nordestino.
.png)
André Carvalho / BN
Mais cedo, em entrevista ao Bahia Notícias, o vocalista Gilly Araújo destacou a responsabilidade de manter a essência do grupo e preservar os arranjos originais das músicas que consagraram a banda. Ele também ressaltou a ligação histórica do Mastruz com Leite com Salvador e afirmou que o objetivo da formação atual é seguir honrando o legado construído ao longo dos anos.

Arianne Ribeiro / Bahia Notícias
O vocalista do Mastruz com Leite, Gilly Araújo, afirmou que assumir os vocais de uma das bandas mais tradicionais do forró exige o compromisso de preservar a identidade construída ao longo de mais de três décadas. A declaração foi dada ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (22), antes da apresentação do grupo no Pelourinho, durante os festejos juninos de Salvador.

Eduarda Pinto / Bahia Notícias
Segundo o cantor, a principal missão da formação atual é manter a essência que consagrou o Mastruz com Leite, respeitando os arranjos e interpretações que marcaram gerações de fãs. "É uma responsabilidade muito grande. A gente sempre procura manter a essência da banda, a mesma pegada e as músicas do jeito que foram gravadas. É isso que incentiva e alegra o fã", contou ao Bahia Notícias.
Durante a coletiva, Gilly também destacou a relação histórica do grupo com Salvador, e acumula 36 anos de carreira, mais de 40 CDs lançados e um repertório de sucessos que, segundo ele, continua presente na memória e nas festas do público.
ASSISTA:
A Praça Amado Bahia, em Mata de São João, recebeu uma multidão histórica na noite deste domingo (21). Com uma programação que reuniu grandes nomes da música nacional e regional, como Matheus & Kauan, Adelmário Coelho, Allan Júnior, Rey Vaqueiro e Renno o Poeta, o evento consolidou sua força na tradição junina baiana, registrando recorde de público.
Tanto moradores quanto visitantes lotaram o espaço para acompanhar os shows da noite, que foi marcada por muita música, cultura e animação. O prefeito de Mata de São João, Bira, celebrou o sucesso, destacando que a festa movimenta a economia local. "Estamos muito felizes em ver a Praça Amado Bahia completamente lotada. Isso mostra a força do nosso São João e o compromisso de toda a equipe em realizar uma festa organizada, segura e que valoriza a nossa cultura. Além de proporcionar lazer para a população, o evento movimenta a economia, gera renda e fortalece as tradições do povo nordestino", afirmou o prefeito.
A diversidade de ritmos e de atrações atraiu pessoas de diferentes idades, fortalecendo a cultura nordestina e a tradição junina. A dupla Matheus & Kauan, uma das atrações mais aguardadas da noite, também elogiou o evento, destacando a energia do público. "É sempre uma alegria enorme estar na Bahia. A energia desse povo é diferente, o carinho que recebemos aqui é especial. Estamos muito felizes com essa recepção e por fazer parte de uma festa tão bonita e tão importante", destacaram os artistas.
A programação do São João de Mata de São João segue até o dia 24 de junho com atrações como Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas e Mastruz com Leite.
A Prefeitura de Pojuca confirmou o cancelamento das apresentações de Neto Brito, Mastruz com Leite, Tayrone, Cavaleiros do Forró e Arreio de Ouro no Arraiá do Juca 2026. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3), durante entrevista concedida pelo prefeito Luiz Trinchão (PSD) e pelo secretário municipal de Cultura, Eduardo Abreu, à Rádio Nova FM.
Apesar das alterações na grade de atrações, a gestão municipal garantiu a realização dos festejos juninos entre os dias 18 e 23 de junho. De acordo com o prefeito, as modificações na programação não foram motivadas por restrições orçamentárias, mas sim pela necessidade de cumprir recomendações emitidas por órgãos de fiscalização.
As diretrizes partiram do Ministério Público da Bahia (MP-BA), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que estabeleceram critérios rigorosos para a contratação de artistas no período junino.
"O São João de Pojuca não foi cancelado. A festa está mantida, com sua programação cultural, suas tradições e toda a estrutura preparada para receber moradores e visitantes. O que estamos fazendo é cumprir a lei e proteger o município", relata o gestor Luiz Trinchão (PSD).
Durante a entrevista, o secretário Eduardo Abreu detalhou os motivos específicos de cada cancelamento. A saída de Neto Brito da grade ocorreu em atendimento a uma notificação direta do Ministério Público da Bahia. Todas as informações foram confirmadas pelo portal Mais Região, parceiro do Bahia Notícias.
Em relação às bandas Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró, Arreio de Ouro e ao cantor Tayrone, o secretário informou que o Executivo tentou renegociar os valores dos cachês, mas não houve acordo que viabilizasse as contratações dentro dos limites recomendados pelos órgãos fiscalizadores.
Foto: Reprodução / Google Street View / Ronne Oliveira / Bahia Notícias
PROGRAMAÇÃO RESTANTE
Mesmo com as baixas na grade principal, a organização do Arraiá do Juca informou que a programação segue em fase de consolidação. Entre as atrações confirmadas está a cantora Simone Morena. Em paralelo, a prefeitura continua em negociações para garantir a participação de Tony Sales no tradicional Arrastão.
O evento preservará suas atividades tradicionais, incluindo o Festival de Quadrilhas, apresentações de artistas locais e regionais, o Arraiá do Juquinha, o Pagodinho do Juca, a Vila Junina, além de espaços gastronômicos e a feira de economia criativa.
Luiz Trinchão revelou ainda que a gestão estuda a possibilidade de incluir o cantor Neto Brito na programação oficial das comemorações dos 113 anos de emancipação política de Pojuca, celebrados em 29 de julho. A viabilidade da apresentação está sob análise do município, reforçando o compromisso com as adequações administrativas exigidas para os eventos públicos.
O ônibus da banda de forró Mastruz com Leite sofreu um acidente na madrugada deste sábado (9), por volta das 4h30, em um trecho da rodovia BR-226, nas proximidades do município de Imperatriz, no Maranhão.
O veículo seguia com destino a Brejo Grande do Araguaia, no Pará, quando saiu da pista e colidiu com uma árvore.
De acordo com as informações iniciais, divulgadas pelo site Diário do Nordeste, o acidente ocorreu após o motorista tentar desviar de um buraco na rodovia. Durante a manobra, o veículo invadiu o acostamento e acabou colidindo lateralmente com uma árvore às margens da pista.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o ônibus parado fora da rodovia enquanto os integrantes da banda e a equipe técnica realizavam a retirada de bagagens e equipamentos do interior do veículo.
Apesar da colisão e do impacto, não houve feridos. A cantora Djailma Pontes tranquilizou os fãs por meio de um vídeo publicado em seus perfis oficiais.
"Foi um susto grande, mas estamos bem. Ninguém se machucou, graças a Deus. Agora é agradecer a Deus por estarmos vivos e pedir proteção", afirmou a artista.
Djailma também agradeceu o suporte recebido e reforçou a importância das mensagens e orações dos seguidores após o ocorrido. Nas redes sociais, a banda não emitiu comunicados sobre possíveis alterações ou cancelamentos na agenda de shows do grupo em decorrência do acidente.
O Parque de Exposições Teopompo de Almeida está recebendo para o Arraiá da Conquista 2025, que ocorrerá a partir da próxima sexta-feira (20) até 24 de junho. Anunciado como o São João da história de Vitória da Conquista, o evento trará novidades como um piso especial na pista, um espaço destinado a crianças e pessoas com deficiência, além de ônibus gratuito partindo do Espaço Cultural Glauber Rocha, na Zona Oeste, até o Parque de Exposições.
A prefeitura anuncia que vai oferecer conforto e segurança, o evento terá entrada gratuita e apresentará grandes nomes da música nacional e local, como João Gomes, Mastruz com Leite e Edigar Mão Branca. A meta é em receber 40 mil pessoas por noite, visa consolidar a festa entre as maiores da Bahia.
Imagem dos preparativos na cidade | Foto: Divulgação
A prefeita Sheila Lemos (União) visitou as instalações nesta segunda-feira (16) para acompanhar a organização e destacou as inovações.
“Uma grande novidade será o Arraiá da Inclusão, um espaço especial, com mirante de frente para o palco, para crianças com autismo e PcD. E para quem estiver próximo ao Centro Cultural Glauber Rocha, teremos ônibus gratuito saindo e voltando durante toda a festa, a partir das 18h”, informa a prefeita.
E A ESTRUTURA?
Em nota, a prefeitura de Conquista anunciou que serão “200 toneladas de equipamentos para toda a estrutura do parque, que, além do palco principal, contará com uma Vila Junina com venda de comidas típicas e um palco próprio”.
O local também terá uma feira de artesanato com empreendedores da Economia Solidária e uma área com brinquedos para crianças. O palco principal, de 18m x 12m, terá painéis temáticos e cenografia, além de um sistema de sonorização e iluminação de ponta.
Imagem de São João com bandeirinhas em Conquista | Foto: Divulgação
Com uma pista de dança terá o piso Easyfloor, projetado para oferecer mais segurança e conforto. Serão disponibilizados mais de 80 banheiros femininos equipados com vaso sanitário, além de banheiros químicos para homens.
Para Alecxandre Magno, assessor cultural, a expectativa de todos para um evento que visa inaugurar uma forte tradição junina em Vitória da Conquista.
"É a reta final, a contagem regressiva. A gente fica ansioso para que todo o planejamento seja bem executado, mas tudo está caminhando muito bem. Temos certeza que este ano, Vitória da Conquista será exemplo de como fazer um São João, uma festa tão marcante na nossa região”, alega o assessor.
Vale lembrar as temperaturas mínimas para Vitória da Conquista, conhecida como a capital do sudoeste baiana, a estimativa é na casa dos 13?°C.
Foram confirmados 69 pontos para comercialização de bebidas e alimentos, entre barracas, carrinhos e foodtrucks/trailers. A Vila Junina, com suas casinhas de barro e taipa, abrigará associações que venderão comidas típicas para arrecadar fundos.
- Confira a programação:
20 de junho (sexta-feira)
-
Marquinhos Café
-
Erlan Forrozão
-
Heitor Costa
-
Geraldo Cardoso
-
João Gomes
21 de junho (sábado)
-
Ito Moreno
-
Trio da Huana
-
Mastruz com Leite
-
Lauana Prado
-
Liv Moraes
22 de junho (domingo)
-
Rege de Anagé
-
Kart Love
-
Rony Barbosa
-
Forró Temperado
-
Tiago Aquino
23 de junho (segunda-feira)
-
Jobim Araújo
-
Jô Almeida
-
Túlio Milionário
-
Larissa Gomes
-
Marcinho Sensação
24 de junho (terça-feira)
-
Beijo Apimentado
-
Robertinha
-
Mestrinho
-
Kevy Jonny
-
Mão Branca
Os festejos juninos já tiveram início na Praça Nove de Novembro, no Centro da cidade, que recebe atrações locais até o dia 18 de junho. Além disso, nos dias 23 e 24 de junho, todos os 11 distritos da zona rural também contarão com apresentações para garantir o tradicional arrasta-pé.
A Justiça do Ceará aceitou a denúncia contra o ex-empresário do Forró e fazendeiro Emanoel Gurgel por importunação sexual, seis meses após o Ministério Público do Ceará (MP-CE) denunciar. Com isso, agora o acusado está na condição de réu.
A juíza da 11ª Vara Criminal de Fortaleza decidiu acolher a denúncia dizendo que Emanoel Gurgel está "fartamente qualificado" e que estão "presentes, em tese, a materialidade do fato e indícios de autoria, não vislumbrando nenhuma causa de rejeição liminar da denúncia".
Veja vídeo:
???? Ex-empresário do forró Emanoel Gurgel é investigado por suspeita de importunação sexual em elevador; saiba mais: https://t.co/iPIXxbFTJV pic.twitter.com/fgsIqgfd5Q
— Diário do Nordeste (@diarioonline) July 9, 2024
De acordo com informações do portal Diário do Nordeste, os advogados do ex-empresário foram procurados e se pronunciaram por nota: "A defesa do Senhor Emanoel Gurgel informa que não possui ciência formal dos fatos questionados, tampouco foi intimado acerca de qualquer procedimento em curso".
O ex-empresário e fundador da banda de forró Mastruz com Leite, Emanoel Gurgel, de 71 anos, está sendo investigado pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) por crime sexual. O caso, revelado pelo Diário do Nordeste, foi denunciado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza e aconteceu no dia 19 de junho, às 5h25, em um edifício residencial na capital cearense.
???? Ex-empresário do forró Emanoel Gurgel é investigado por suspeita de importunação sexual em elevador; saiba mais: https://t.co/iPIXxbFTJV pic.twitter.com/fgsIqgfd5Q
— Diário do Nordeste (@diarioonline) July 9, 2024
Maria Palmira Saraiva, de 67 anos, relatou que estava no elevador quando Emanoel entrou e logo após uma breve conversa pegou as mãos dela e apalpou o seio.
"Eu ia descer, mas o elevador começou a subir. Quando parou, ele entrou e já veio puxando assunto. Pegou na minha mão e perguntou: quem faz sua unha? Eu disse que era eu mesma que fazia. Logo depois ele avançou no meu peito e eu falei: epa, aqui não. Aí ele desconversou e quando o elevador abriu ele ainda perguntou se eu não ia com ele. Saí atordoada procurando ajuda."
A publicação mostrou com exclusividade um vídeo do momento exato da importunação sexual cometida por Emanoel, que afirmou ter sido surpreendido pela denúncia.
Por meio de nota, o ex-empresário disse ter alertado a senhora sobre os riscos do tabagismo e declarou ser inocente. "Ele esclarece que tentou apenas alertar a senhora sobre os riscos do tabagismo, citando que seu próprio pai faleceu devido a isso. Não houve qualquer tipo de postura indevida".
A equipe jurídica ainda frisou que Emanoel é uma pessoa íntegra, casada e com 7 filhos. "Ele afirma que é inocente e que a verdade prevalecerá. E agradece o apoio de todos durante este momento. Os advogados de Emanoel esclarecem ainda que o inquérito corre em segredo de justiça e que seu cliente ainda não foi notificado da suposta acusação".
A vocalista da banda Mastruz com Leite, Larissa Ferreira, usou suas redes sociais para anunciar que está deixando a banda, por causa de problemas psicológicos desenvolvidos após assédio feito por colega de equipe.
“Valeu Mastruz pela oportunidade, meu amor é de infância, nunca foi marketing, sempre fui eu, sempre foi amor pelo dom que Deus me deu e mais amor ainda pela banda! Obrigada a todos os fãs da banda que me adotaram com tanto carinho, não tenho como descrever essa felicidade de ter caído em vossas graças! Eu estou me despedindo, na verdade nem consegui me despedir pelo estado que eu me encontro mental, não sei como tive forças pra aguentar o São João, mas eu preferi vestir a camisa da banda me apegar com Deus e me entupir de remédios pra voz, para depressão”, começou ela.
Em seguida, ela contou que não está conseguindo falar com ninguém e tem tido crises de pânico. “Encerrei minhas atividades na banda por livre e espontânea incapacidade, eu tive que escolher entre viver ou ficar e acabar com minha reputação, minha família e a minha vida! Chegou nesse ponto! Porém nunca quis passar isso pra vocês”, revelou.
Larissa é vocalista do Mastruz com Leite desde 2018. No ano passado, ela denunciou o assédio que sofreu de um membro da banda. A artista revelou que o assediador, que não teve a identidade revelada, a beijou enquanto ela dormia e ainda colocou a mão de Larissa em suas partes íntimas.
“Ele não tinha o direito de ser covarde e me pegar dormindo. A pessoa estava me beijando com a minha mão nas partes íntimas dela. Este homem fez isso comigo, eu deitada na minha cama, com o meu marido do lado, e a pessoa me assediando”.
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia revogou a liminar que determinava a suspensão da banda Mastruz com Leite na festa de São João de São Félix do Coribe, na Bahia. O Ministério Público da Bahia estava investigando indícios de sobrepreço no cachê oferecido à banda. Cabe recurso da decisão.
A investigação iniciou quando foi publicado no Diário Oficial do município de São Félix do Coribe, o extrato do contrato que se refere à contratação da banda no valor de R$ 170 mil, para o show que acontecerá no dia 22 de junho na cidade.
A Prefeitura de São Félix do Coribe afirmou que os recursos são livres e de fonte própria transferidos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para a cultura.
No dia 8 de abril, o Promotor de Justiça do município de Santa Maria da Vitória, Jürgen W. Fleischer Jr., intimou o prefeito Jutai Eudes Ribeiro Ferreira (Republicanos) a apresentar cópia integral dos autos, no prazo de 20 dias.
A prática de sobrepreço não foi comprovada, pois a banda fechou apresentações em outras localidades da Bahia pelos preços de R$ 140 mil e R$ 170 mil.
A prefeitura também informou que a Secretária da Educação no município abrange as competências da Cultura, Esporte e Lazer, e que por isso teria sido o contratante.
Siga a coluna Holofote do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!
O Ministério Público da Bahia está investigando indícios de sobrepreço no cachê oferecido à banda Mastruz com Leite para sua apresentação no São João 2023, na cidade de São Félix do Coribe, na Bahia.
Foi publicado no Diário Oficial do município de São Félix do Coribe, o extrato do contrato que se refere à contratação da banda no valor de R$ 170 mil, para o show que acontecerá no dia 22 de junho na cidade.
De acordo com a portaria, a contratação teria sido realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Fundo Municipal de Educação, mas com previsão orçamentária do Fundo Municipal de Cultura, ambas unidades orçamentárias inexistentes na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.
Os dados ainda indicam que em 2022, a banda Mastruz com Leite foi contratada por outros municípios por valores que variam entre R$ 70 mil a R$ 110 mil.
O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, em decisão monocrática, deferiu liminar determinando a imediata suspensão do contrato com a banda.
No dia 8 de abril, o Promotor de Justiça do município de Santa Maria da Vitória, Jürgen W. Fleischer Jr., intimou o prefeito Jutai Eudes Ribeiro Ferreira (Republicanos) a apresentar cópia integral dos autos, no prazo de 20 dias. A portaria foi publicada na edição do Diário Eletrônico de Justiça desta terça-feira (11).
O empresário Emanoel Gurgel, nome proeminente na história do forró eletrônico e fundador da banda Mastruz com Leite, ganhará um livro biográfico, escrito por Sandy Falcão. Em fase de produção, a obra tem lançamento previsto para 2021.
Na biografia, Gurgel abre suas memórias e revela curiosidades de sua vida, desde a infância, passando pela juventude, até a jornada como empreendedor do entretenimento.
Com 67 anos, Emanoel começou a ganhar notoriedade na década de 90, quando apostou no forró e fez da banda Mastruz com Leite a primeira de forró eletrônico do Brasil. No ano seguinte ele lançou um conglomerado de mídia, o Somzoom, que conta hoje com rádio, gravadora e local de ensaio das bandas agenciadas, como a Cavalo de Pau.
Além da carreira como empresário musical, Gurgel teve passagens em outras áreas, a exemplo de quando assumiu a presidência do Ceará Sporting Club, no ano de 1995.
Adelmario Coelho, Mastruz com Leite e a banda Calcinha Preta serão as atrações da 17ª edição do Forró Pé de Mula, festa junina realizada nos dias 24 e 25 de junho em Irará, no Portal do Sertão. No primeiro dia do evento um trio elétrico circulará pelo centro da cidade, já no segundo o público curtirá as atrações na quadra da Escola Csaci. O ingresso, que dá acesso a toda programação, custa R$ 60 e está à venda nos balcões da Ticketmix, em Salvador; Central Mix, em Feira de Santana; e na sede da festa, no Centro de Irará.
SERVIÇO
O QUÊ: Forró Pé de Mula - Adelmario Coelho, Mastruz com Leite e Calcinha Preta
QUANDO: 24 e 25 de Junho
ONDE: Irará - Bahia
VALOR: R$ 60 | Pagamento pode ser parcelado em até 3x no cartão de crédito
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.