Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

manfredo lessa

Vereador apresenta projeto de competição Sub-60 em Salvador à FBF
Foto: Divulgação

Ex-jogador profissional e atual vereador de Salvador, Téo Senna (PSDB) esteve na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF) nesta segunda-feira (11) para apresentar o projeto de criação de um campeonato master voltado para o público veterano. O encontro contou com a presença do presidente e do vice-presidente da entidade, Ricardo Lima e Manfredo Lessa, respectivamente.

 

Segundo o parlamentar, a “Copa Sub-60 de Futebol de Salvador” tem por objetivo realizar um campeonato com oito equipes, divididas em dois grupos de quatro.

 

As partidas teriam 70 minutos de duração total, divididos em dois tempos de 35. Cada equipe teria direito a nove substituições por jogo. O projeto prevê um total de 16 partidas, incluindo semifinal, final e disputa pelo terceiro lugar.

 

"Inicialmente, organizamos algumas equipes de veteranos para algumas partidas. Daí, após um anseio da comunidade, surgiu a ideia e começamos a trabalhar o projeto da Copa. O objetivo é motivar as pessoas e valorizar a melhor idade", afirmou Senna na ocasião.

 

A previsão é de que a competição seja realizada ainda em 2026, com o período de disputa a ser definido. De acordo com a FBF, a diretoria da entidade e o vereador seguirão discutindo a viabilização do apoio institucional ao projeto.

Reeleito vice-presidente na FBF, Manfredo Lessa projeta expectativas do novo mandato: “Manter constância”
Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

Reeleito vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) para o quadriênio de 2027-2031, nesta terça-feira (31), juntamente com Ricardo Lima, presidente da entidade, Manfredo Lessa projetou as expectativas para o novo mandato. Em entrevista para o Bahia Notícias, o dirigente comentou que, no próximo ciclo, manter constância vai ser um dos desafios.

 

“Olha, a expectativa é enorme, mas o desafio vai ser tão grande quanto, porque eu acho que ao longo desses 8 anos, já que nós estamos em janeiro do ano que vem completando a nossa segunda gestão, nós conseguimos plantar uma semente, semeá-la e agora a dificuldade vai ser mantê-la e fazer essa árvore crescer”, destacou.

 

Manfredo também ressaltou o “momento especial” vivido pela FBF, sendo a única federação do norte-nordeste com dois times representantes na elite do futebol brasileiro, com Bahia e Vitória. Um dos fatores indicados por ele para reforçar o forte apoio da chapa “FBF 27 a 31 – Trabalho, União e Transformação”.

 

“Eu acho que o futebol baiano vive um momento muito especial. A Federação Bahiana de Futebol é a única do norte-nordeste a ter dois clubes na Série A, isso é muito importante. Todos vocês viram aqui hoje o apoio maciço com o colégio eleitoral formado por quase 100 eleitores e os nossos principais clubes aqui manifestando o seu apoio. A gente conseguiu chegar nesse momento especial, a dificuldade é mantê-lo. Mas eu tenho certeza que com a união que Ricardo conseguiu implantar, com o espírito democrático que Ricardo conseguiu implantar na FBF, nós vamos ter sucesso”, concluiu.

 

A eleição que confirmou a continuidade de Ricardo Lima, enquanto presidente, e de Manfredo Lessa, como vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol, foi realizada na sede da entidade, em Lauro de Freitas, durante Assembleia Geral Eleitoral (AGE). A chapa “FBF 27 a 31 – Trabalho, União e Transformação” foi a única inscrita no processo e obteve adesão integral do colégio eleitoral.

Maior do futebol amador, Intermunicipal é tratado como competição profissional, diz vice-presidente da FBF
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Maior competição do futebol amador do Brasil, o Campeonato Intermunicipal é tratado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) como uma disputa profissional. A declaração é do vice-presidente da entidade, Manfredo Lessa, durante o Congresso Técnico da competição realizado neste sábado (15), em Salvador. O dirigente exaltou o certame, cuja edição de 2023 começará no próximo dia 30, no último domingo de julho.

 

"Esse evento já virou uma tradição do futebol baiano. Todo ano conseguimos fazer essa congratulação com a quantidade maciça de ligas. A gente reconhece o esforço de todos os presidente e diretores do esporte dos municípios, alguns bem distantes que vem e voltam no mesmo dia. A gente costuma dizer que o Intermunicipal é a verdadeira festa do interior. É um produto pelo qual temos um carinho muito grande, embora seja um campeonato de futebol não-profissional, mas tratamos como uma competição profissional. E 2023 não será diferente. Temos apoio da CBF, através do presidente Ednaldo Rodrigues, que leva com justiça o nome da competição. Tenho certeza que vamos fazer um Intermunicipal muito bacana em 2023", disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Manfredo Lessa destacou a mobilização das cidades e arredores que recebem os jogos. De acordo com o dirigente, a "festa" começa a partir da quinta-feira da semana da partida, que acontece sempre aos domingos.

 

"O Intermunicipal tem o charme dele. É uma competição diferenciada. Os jogos disputado, independentemente da fase, são sempre muito bem disputados com a presença de público muito marcante. Os municípios se mobilizam, porque os jogos são sempre aos domingos, mas a partir de quinta ou sexta-feira as cidades já estão mobilizadas, movimentam as microrregiões. A gente tem um carinho muito grande pelo Intermunicipal. É uma competição muito bacana. trabalhosa. Nossa diretora de competições Taíse faz um esforço hercúleo para poder montar a tabela, evitar choque de datas, mas no final acaba dando tudo certo e nesse ano não será diferente", comentou.

 

O Campeonato Intermunicipal 2023 reunirá 54 seleções. A definição do título está programada para o dia 26 de novembro. A seleção de Quijingue é a atual campeã do certame amador.

"Fomentar o futebol de base é uma obrigação", diz Manfredo Lessa, vice da FBF, sobre a Copa 2 de Julho
Foto: Leandro Aragão / Bahia Notícias

O vice-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Manfredo Lessa, marcou presença no lançamento da Copa 2 de Julho, nesta quinta-feira (29), no estádio de Pituaçu. O dirigente falou da importância da realização da competição sub-15.

 

"A gente enxerga essa competição como muito importante. Fomentar o futebol de base é uma obrigação da FBF, por isso sempre apoiamos a Copa 2 de Julho e fazemos também nossas competições. Semana que vem vamos fazer o conselho técnico do Baiano Feminino sub-15 e sub-17. Nós da Federação pensamos que o fomento do futebol de base talvez seja uma das maneiras mais contundentes de afastar os jovens da droga, que é uma realidade e assola nossa sociedade", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Uma das atrações da Copa 2 de Julho é a presença da seleção brasileira sub-15 na disputa. Além do selecionado, a competição organizada pelo Governo da Bahia vai reunir outros 39 times participantes na fase final. 

 

"Quando a gente vê numa competição desta envergadura a presença da seleção brasileira, penso que com isso demonstra a atenção que a CBF que está dando, capitaneada hoje pelo baiano Ednaldo Rodrigues, que teve uma participação relevante para que a seleção pudesse vir, juntamente com Ricardo Lima, nosso presidente. Ela só faz engrandecer a competição e tenho certeza que isso faz com que os clubes adversários procurem se aprimorar no momento que forem atuar contra a seleção", exaltou Lessa.

 

A Copa 2 de Julho vai começar no próximo domingo (2), data de celebração da Independência da Bahia que neste ano chega ao bicentenário. Enquanto a final da competição está prevista para o dia 13 de julho.

 

CAMPEONATO INTERMUNICIPAL
Neste momento, a FBF trabalha na organização do Campeonato Intermunicipal de futebol amador, considerada a maior do Brasil. De acordo com Manfredo Lessa, mais de 60 seleções já estão confirmadas na competição.

 

"É uma pauta do departamento de competições, comandado por Taíse Galvão. Conversei com ela na semana passada sobre isso e já tem mais de 60 seleções confirmadas", disse.

 

Antes da bola começar a rolar, será realizado o Congresso Técnico, onde serão definidos os detalhes da disputa, além da tabela de jogos. 

 

"No dia 15 de julho vamos fazer o lançamento oficial da competição, que a gente chama de congresso técnico, mas na realidade é uma grande confraternização, onde estarão presentes todos os presidentes das ligas participantes e até daqueles que não participam por questões de logística ou questões próprias, mas nós convidamos a todos. Sempre fazemos um evento bacana, apresentamos a forma da competição, tabela, fazemos o sorteio da sequência dos jogos. É uma confraternização mesmo com todos eles que vem do interior, que fazem um esforço muito grande. O Campeonato Intermunicipal é uma festa que temos um carinho muito grande. É a nossa principal competição de futebol amador e não abrimos mão dela. Infelizmente por dois anos ficamos sem poder realizar em razão da pandemia, mas a exemplo do que aconteceu no ano passado, vamos fazer nesse e tenho certeza que será repleta de êxito", comentou Lessa.

 

Apesar de já ter data, o congresso técnico do Intermunicipal ainda não tem local definido. De acordo com Lessa, a possibilidade é que o evento aconteça na sede do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos (Bepe), em Salvador, onde foi realizado o lançamento da edição de 2022.

 

"Ainda não. Quem trata direto com isso é o presidente Ricardo Lima. No ano passado fizemos na sede do Bepe. É possível que seja no mesmo local. Coincidentemente, na semana passada, conversei com o comandante do Bepe, o tenente-coronel Elbert Vinhático. Ele me disse que Ricardo já fez o pleito, mas ainda não temos essa definição", finalizou o dirigente.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas